Processo de desenvolvimento de novos produtos em startups: proposta de modelo

The Product Development Process includes activities ranging from ideation to the discontinuation of the product on the market. Due to the complexity of this process, many models have been proposed to assist and guide this activity in different sectors of the economy. Some of these are designed for a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pinto, Rochelly Sirremes
Outros Autores: Gonzalez, Mário Orestes Aguirre
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23035
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-23035
record_format dspace
spelling ri-123456789-230352017-11-04T12:54:10Z Processo de desenvolvimento de novos produtos em startups: proposta de modelo Pinto, Rochelly Sirremes Gonzalez, Mário Orestes Aguirre Cruz, Anderson Paiva Costa, Janaina Mascarenhas Hornos da Costa, José Alfredo Ferreira Processo de desenvolvimento de produtos Startups Desenvolvimento de produtos CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO The Product Development Process includes activities ranging from ideation to the discontinuation of the product on the market. Due to the complexity of this process, many models have been proposed to assist and guide this activity in different sectors of the economy. Some of these are designed for a specific type of business as in the case of new companies or startups. The dissertation aims to propose a model to manage the product development process in startups. The knowledge used to design results from a systematic literature review and case studies in three springs an incubator companies. The proposed model consists of four phases. Each phase involves specific activities and the use of tools and support the execution of techniques. The phase generating hypotheses involves opportunities for identification, proposed solutions and formulate hypotheses. The hypotheses validation phase includes the construction of MVP and acceptance testing on the market. Phase construction and prototype testing involves the characterization of the product and the resources needed for their production. Finally, the production and marketing phase includes establishing the company and the sales and marketing plan. The results include theoretical and practical contributions. The first is related to the expansion of knowledge about a specific type of company, which so far is little studied. Since from a practical point of view, the proposed process is a new method to assist in the management and implementation of activities related to product development. O Processo de Desenvolvimento de Produtos compreende as atividades que vão desde a ideação até a descontinuidade do produto no mercado. Devido à complexidade de tal processo diversos modelos têm sido propostos para auxiliar e nortear essa atividade em diferentes setores da economia. Alguns desses são elaborados para um tipo de empresa específica como é o caso de empresas nascentes ou startups. A dissertação tem como objetivo propor um modelo para gerenciar o processo de desenvolvimento de produtos em empresas startups. O aporte utilizado para concepção é decorrente de uma revisão bibliográfica sistemática e de estudos de casos em três empresas nascentes de uma incubadora. O modelo proposto é composto por quatro fases. Cada fase envolve atividades específicas e o uso de ferramentas e técnicas de apoio a execução. A fase geração de hipóteses envolve as atividades de identificação de oportunidades, proposta de soluções e formulação de hipóteses. A fase validação de hipóteses compreende a construção do MVP e o teste de aceitação no mercado. A fase construção e teste do protótipo envolve a caracterização do produto e os recursos necessários para sua produção. Por fim, a fase produção e comercialização compreende a constituição da empresa e o plano de vendas e marketing. Os resultados contemplam contribuições teóricas e práticas. As primeiras estão relacionadas à ampliação do conhecimento sobre um tipo específico de empresa, que até então é pouco estudada. Já do ponto de vista prático, o processo proposto constitui um novo método para auxiliar no gerenciamento e operacionalização das atividades ligadas ao desenvolvimento de produtos. 2017-05-18T23:41:08Z 2017-05-18T23:41:08Z 2015-11-30 masterThesis PINTO, Rochelly Sirremes. Processo de desenvolvimento de novos produtos em startups: proposta de modelo. 2015. 171f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23035 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Processo de desenvolvimento de produtos
Startups
Desenvolvimento de produtos
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
spellingShingle Processo de desenvolvimento de produtos
Startups
Desenvolvimento de produtos
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Pinto, Rochelly Sirremes
Processo de desenvolvimento de novos produtos em startups: proposta de modelo
description The Product Development Process includes activities ranging from ideation to the discontinuation of the product on the market. Due to the complexity of this process, many models have been proposed to assist and guide this activity in different sectors of the economy. Some of these are designed for a specific type of business as in the case of new companies or startups. The dissertation aims to propose a model to manage the product development process in startups. The knowledge used to design results from a systematic literature review and case studies in three springs an incubator companies. The proposed model consists of four phases. Each phase involves specific activities and the use of tools and support the execution of techniques. The phase generating hypotheses involves opportunities for identification, proposed solutions and formulate hypotheses. The hypotheses validation phase includes the construction of MVP and acceptance testing on the market. Phase construction and prototype testing involves the characterization of the product and the resources needed for their production. Finally, the production and marketing phase includes establishing the company and the sales and marketing plan. The results include theoretical and practical contributions. The first is related to the expansion of knowledge about a specific type of company, which so far is little studied. Since from a practical point of view, the proposed process is a new method to assist in the management and implementation of activities related to product development.
author2 Gonzalez, Mário Orestes Aguirre
author_facet Gonzalez, Mário Orestes Aguirre
Pinto, Rochelly Sirremes
format masterThesis
author Pinto, Rochelly Sirremes
author_sort Pinto, Rochelly Sirremes
title Processo de desenvolvimento de novos produtos em startups: proposta de modelo
title_short Processo de desenvolvimento de novos produtos em startups: proposta de modelo
title_full Processo de desenvolvimento de novos produtos em startups: proposta de modelo
title_fullStr Processo de desenvolvimento de novos produtos em startups: proposta de modelo
title_full_unstemmed Processo de desenvolvimento de novos produtos em startups: proposta de modelo
title_sort processo de desenvolvimento de novos produtos em startups: proposta de modelo
publisher Brasil
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23035
work_keys_str_mv AT pintorochellysirremes processodedesenvolvimentodenovosprodutosemstartupspropostademodelo
_version_ 1773957821755293696