Ficção e escola: estratégias de mediação para formar leitores

O estudo investiga as estratégias de mediação docente nas aulas de leitura de ficção com diferentes gêneros textuais percebendo a contribuição dessas aulas para a formação do leitor e se justifica pela possibilidade de oferecer ao professor estratégias de mediação no ensino de ficção na escola. A in...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Bezerra, Renata Karla Lins
Outros Autores: Amarilha, Marly
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22785
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O estudo investiga as estratégias de mediação docente nas aulas de leitura de ficção com diferentes gêneros textuais percebendo a contribuição dessas aulas para a formação do leitor e se justifica pela possibilidade de oferecer ao professor estratégias de mediação no ensino de ficção na escola. A investigação insere-se na abordagem qualitativa com características da pesquisa-ação participante e adota como procedimentos metodológicos a observação exploratória e a intervenção pedagógica. A pesquisa teve como locus uma escola pública do município de Parnamirim-RN, turma do 2º ano do Ensino Fundamental com 25 alunos, de faixa etária entre 8 e 9 anos. Como instrumentos, utilizou-se a gravação em áudio e vídeo; portfólio; entrevistas. O momento de intervenção pedagógica foi desenvolvido com encontros de estudos teóricos com a professora da turma com o objetivo de discutir os principais conceitos que norteavam a mediação de leitura de ficção, assim como foram selecionados os textos e produzidos os planejamentos das aulas com gêneros ficcionais (conto de fadas, conto contemporâneo, história em quadrinhos, fábula, lenda, canção, narrativa de imagens, poema). As sessões de leitura foram fundamentadas na metodologia da andaimagem (scaffolding) descritos por Graves e Graves (1995). Como referencial teórico, foram adotados os estudos de Amarilha (1997; 2006), Eco (2003), Culler (1999), Iser (1996), Stierle (1979), Zilberman (2005). Na análise, verificou-se a importância do professor mediador na seleção de estratégias que permitem a leitura de ficção para a experimentação do texto e na superação de conflitos dos alunos que motivam a formação do leitor na escola.