O patriarcado na composição de Crónica de una muerte anunciada de Gabriel García Márquez

O presente trabalho analisa o patriarcado na composição da obra Crónica de una muerte anunciada, escrita por Gabriel García Márquez, cujo enredo gira em torno de um crime em defesa da honra patriarcal. Para isso, foi feito um estudo sobre a própria lógica patriarcal, assim como dos elementos narrati...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Andrade, Cristiane Peixoto
Outros Autores: Fajardo, Gerardo Andres Godoy
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22742
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Descrição
Resumo:O presente trabalho analisa o patriarcado na composição da obra Crónica de una muerte anunciada, escrita por Gabriel García Márquez, cujo enredo gira em torno de um crime em defesa da honra patriarcal. Para isso, foi feito um estudo sobre a própria lógica patriarcal, assim como dos elementos narrativos que ajudam a estruturar esse componente cultural na obra, pois entendemos que o enredo, as personagens, o espaço físico, o tempo e a linguagem abordam essa grande temática. De forma paralela, observamos que o texto, mesmo estando sob a forma de romance, tem uma linguagem jornalística própria da crônica policial, que mantém a tensão do leitor em torno de um assassinato. Por meio da voz do narrador, é possível perceber a rigidez nos valores morais das personagens, que estão fundamentados nos princípios da religião católica que influencia o sistema político e judiciário de uma pequena cidade do caribe colombiano. Para fundamentar a análise literária, recorremos a uma crítica sociológica com autores como Bakhtin e Candido; no entendimento crítico sobre América Latina e sua literatura, lemos autores como Rama e Galeano; para entender e discutir do patriarcado, estudamos autores como Bourdieu e Lerner; e, por último, trabalhamos a fortuna crítica com críticos como Martín e Vargas Llosa, no sentido de aprimorar a análise da obra em foco e o perfil do seu grande autor.