A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22667 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-22667 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-226672017-11-03T05:44:36Z A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade Medeiros, Maria das Vitórias dos Santos Medeiros, Maria Assuncao Silva Pereira, Crigina Cibelle Galvao, Marise Adriana Mamede Gêneros textuais Multimodalidade Letramento Leitura Escrita CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) A crescente presença da imagem nos textos vem despertando o interesse pelos estudos multimodais, haja vista que tem se constituído como um dos fatores que dificultam a leitura e a compreensão pelos alunos. Assim, nesse trabalho procuramos discutir algumas questões relacionadas ao estudo do texto multimodal no contexto da sala de aula do ensino fundamental, especificamente anúncio e propaganda. Para tanto, realizamos uma pesquisa-ação com uma turma do 8º ano para identificarmos qual a frequência dessa modalidade textual em seu dia a dia e qual a influência das imagens e das cores na construção de sentidos no texto. Essa sondagem mostrou-nos que a maioria dos alunos visualizavam frequentemente textos que são compostos pela linguagem verbal e visual. Com as informações levantadas e, considerando a importância do letramento verbo-visual, levantamos discussões a respeito do tema e apresentamos uma sequência didática que teve como objetivo contribuir para a formação de um leitor crítico, o qual analisa não apenas o código verbal, mas é capaz de identificar os sentidos presentes nos mais diferentes códigos semióticos. Para isso, usamos como aportes teóricos BAKTHIN (1992), OLIVEIRA (2001), KRESS (1988), HODGE E KRESS (1988) KRESS e VAN LEEUWEN (2001), entre outros. Essa pesquisa, portanto, pretende contribuir para a leitura e compreensão de textos multimodais na escola, procurando evitar uma prática pautada apenas na interpretação do código verbal. Desse modo buscamos ampliar um pouco mais a visão sobre a leitura e a produção desses gêneros usados ainda timidamente no ambiente escolar, refletindo sobre a importância da competência leitora tanto nos signos linguísticos verbais quanto nos diversos códigos semióticos. 2017-04-18T16:56:55Z 2017-04-18T16:56:55Z 2015-07-21 masterThesis MEDEIROS, Maria das Vitórias dos Santos. A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade. 2015. 251f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/cn) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22667 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS - CN |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Gêneros textuais Multimodalidade Letramento Leitura Escrita CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
spellingShingle |
Gêneros textuais Multimodalidade Letramento Leitura Escrita CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Medeiros, Maria das Vitórias dos Santos A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
author2 |
Medeiros, Maria Assuncao Silva |
author_facet |
Medeiros, Maria Assuncao Silva Medeiros, Maria das Vitórias dos Santos |
format |
masterThesis |
author |
Medeiros, Maria das Vitórias dos Santos |
author_sort |
Medeiros, Maria das Vitórias dos Santos |
title |
A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade |
title_short |
A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade |
title_full |
A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade |
title_fullStr |
A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade |
title_sort |
multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22667 |
work_keys_str_mv |
AT medeirosmariadasvitoriasdossantos amultimodalidadenoensinofundamentalumaanalisedaspraticassociasdeleituranacontemporaneidade AT medeirosmariadasvitoriasdossantos multimodalidadenoensinofundamentalumaanalisedaspraticassociasdeleituranacontemporaneidade |
_version_ |
1773960913292886016 |