A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Medeiros, Maria das Vitórias dos Santos
Outros Autores: Medeiros, Maria Assuncao Silva
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22667
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-22667
record_format dspace
spelling ri-123456789-226672017-11-03T05:44:36Z A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade Medeiros, Maria das Vitórias dos Santos Medeiros, Maria Assuncao Silva Pereira, Crigina Cibelle Galvao, Marise Adriana Mamede Gêneros textuais Multimodalidade Letramento Leitura Escrita CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) A crescente presença da imagem nos textos vem despertando o interesse pelos estudos multimodais, haja vista que tem se constituído como um dos fatores que dificultam a leitura e a compreensão pelos alunos. Assim, nesse trabalho procuramos discutir algumas questões relacionadas ao estudo do texto multimodal no contexto da sala de aula do ensino fundamental, especificamente anúncio e propaganda. Para tanto, realizamos uma pesquisa-ação com uma turma do 8º ano para identificarmos qual a frequência dessa modalidade textual em seu dia a dia e qual a influência das imagens e das cores na construção de sentidos no texto. Essa sondagem mostrou-nos que a maioria dos alunos visualizavam frequentemente textos que são compostos pela linguagem verbal e visual. Com as informações levantadas e, considerando a importância do letramento verbo-visual, levantamos discussões a respeito do tema e apresentamos uma sequência didática que teve como objetivo contribuir para a formação de um leitor crítico, o qual analisa não apenas o código verbal, mas é capaz de identificar os sentidos presentes nos mais diferentes códigos semióticos. Para isso, usamos como aportes teóricos BAKTHIN (1992), OLIVEIRA (2001), KRESS (1988), HODGE E KRESS (1988) KRESS e VAN LEEUWEN (2001), entre outros. Essa pesquisa, portanto, pretende contribuir para a leitura e compreensão de textos multimodais na escola, procurando evitar uma prática pautada apenas na interpretação do código verbal. Desse modo buscamos ampliar um pouco mais a visão sobre a leitura e a produção desses gêneros usados ainda timidamente no ambiente escolar, refletindo sobre a importância da competência leitora tanto nos signos linguísticos verbais quanto nos diversos códigos semióticos. 2017-04-18T16:56:55Z 2017-04-18T16:56:55Z 2015-07-21 masterThesis MEDEIROS, Maria das Vitórias dos Santos. A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade. 2015. 251f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/cn) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22667 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS - CN
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Gêneros textuais
Multimodalidade
Letramento
Leitura
Escrita
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Gêneros textuais
Multimodalidade
Letramento
Leitura
Escrita
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Medeiros, Maria das Vitórias dos Santos
A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
author2 Medeiros, Maria Assuncao Silva
author_facet Medeiros, Maria Assuncao Silva
Medeiros, Maria das Vitórias dos Santos
format masterThesis
author Medeiros, Maria das Vitórias dos Santos
author_sort Medeiros, Maria das Vitórias dos Santos
title A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade
title_short A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade
title_full A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade
title_fullStr A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade
title_full_unstemmed A multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade
title_sort multimodalidade no ensino fundamental: uma análise das práticas socias de leitura na contemporaneidade
publisher Brasil
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22667
work_keys_str_mv AT medeirosmariadasvitoriasdossantos amultimodalidadenoensinofundamentalumaanalisedaspraticassociasdeleituranacontemporaneidade
AT medeirosmariadasvitoriasdossantos multimodalidadenoensinofundamentalumaanalisedaspraticassociasdeleituranacontemporaneidade
_version_ 1773960913292886016