A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB

Early childhood education is a rich field of discovery, where learning is constructed in a simple and playful way, so as to facilitate the understanding of children. In particular, music classes in this age group are provided for practical and enjoyable learning, where it is not the child's job...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Melo, Rodrigo Alves de
Outros Autores: Rosa, Amelia Martins Dias Santa
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22647
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-22647
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Educação infantil
Música
Educação musical
Afetividade na aprendizagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
spellingShingle Educação infantil
Música
Educação musical
Afetividade na aprendizagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Melo, Rodrigo Alves de
A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB
description Early childhood education is a rich field of discovery, where learning is constructed in a simple and playful way, so as to facilitate the understanding of children. In particular, music classes in this age group are provided for practical and enjoyable learning, where it is not the child's job to decode musical symbols but to experience music through the body and emotion. In this context, there is still the fact that there are many studies that deal with the affectivity in the learning of children who are assisted in kindergartens. The present work sought to delve into the specific universe of musical education that takes place in two Reference Centers for Infantile Education in the city of João Pessoa-PB, analyzing the presence and the role of affectivity in the relations between music education teachers and their students. As a theoretical contribution, we understand that, according to Gutman (2015), children are fusion beings, which means that they mix emotionally with the people that surround them. The guidelines, terms and laws that govern children's education and defend the importance of it for the development and learning of children emphasize that the education of children aims at the integral development of the child in all its aspects. In addition to these, we find many theories that teach about affectivity in learning, such as Piaget and Wallon, which affirm that the smaller the child, the greater the importance of affectivity for the learning process. As procedures for the investigation, music lessons of two teachers were observed through a field research, with qualitative emphasis. We also used tools such as interviews with teachers and audio recordings of classes with children. After analyzing the data, four categories were constructed to describe the role of affectivity within the contexts studied: Initial conceptions about affectivity, affectivity in the formation of the musical educator, the teaching practice as a constructive space of affectivity, the affectivity present in the interactions between teacher and student. The results of the research reveal that teachers who work in CREIs, even with little academic training on the subject, interact with their students affectionately, making learning happen in an environment where students feel respected and welcomed in the classes. music.
author2 Rosa, Amelia Martins Dias Santa
author_facet Rosa, Amelia Martins Dias Santa
Melo, Rodrigo Alves de
format masterThesis
author Melo, Rodrigo Alves de
author_sort Melo, Rodrigo Alves de
title A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB
title_short A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB
title_full A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB
title_fullStr A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB
title_full_unstemmed A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB
title_sort afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em joão pessoa-pb
publisher Brasil
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22647
work_keys_str_mv AT melorodrigoalvesde aafetividadenaeducacaomusicalumestudoemdoiscentrosdereferenciadeeducacaoinfantilemjoaopessoapb
AT melorodrigoalvesde afetividadenaeducacaomusicalumestudoemdoiscentrosdereferenciadeeducacaoinfantilemjoaopessoapb
_version_ 1773966566014058496
spelling ri-123456789-226472017-11-04T22:00:00Z A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB Melo, Rodrigo Alves de Rosa, Amelia Martins Dias Santa http://lattes.cnpq.br/2039540134238765 http://lattes.cnpq.br/4109841302196613 Brito, Aida Teresa dos Santos http://lattes.cnpq.br/4797027305260332 Carvalho, Valéria Lázaro de http://lattes.cnpq.br/3105836389884284 Educação infantil Música Educação musical Afetividade na aprendizagem CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Early childhood education is a rich field of discovery, where learning is constructed in a simple and playful way, so as to facilitate the understanding of children. In particular, music classes in this age group are provided for practical and enjoyable learning, where it is not the child's job to decode musical symbols but to experience music through the body and emotion. In this context, there is still the fact that there are many studies that deal with the affectivity in the learning of children who are assisted in kindergartens. The present work sought to delve into the specific universe of musical education that takes place in two Reference Centers for Infantile Education in the city of João Pessoa-PB, analyzing the presence and the role of affectivity in the relations between music education teachers and their students. As a theoretical contribution, we understand that, according to Gutman (2015), children are fusion beings, which means that they mix emotionally with the people that surround them. The guidelines, terms and laws that govern children's education and defend the importance of it for the development and learning of children emphasize that the education of children aims at the integral development of the child in all its aspects. In addition to these, we find many theories that teach about affectivity in learning, such as Piaget and Wallon, which affirm that the smaller the child, the greater the importance of affectivity for the learning process. As procedures for the investigation, music lessons of two teachers were observed through a field research, with qualitative emphasis. We also used tools such as interviews with teachers and audio recordings of classes with children. After analyzing the data, four categories were constructed to describe the role of affectivity within the contexts studied: Initial conceptions about affectivity, affectivity in the formation of the musical educator, the teaching practice as a constructive space of affectivity, the affectivity present in the interactions between teacher and student. The results of the research reveal that teachers who work in CREIs, even with little academic training on the subject, interact with their students affectionately, making learning happen in an environment where students feel respected and welcomed in the classes. music. A educação infantil é um campo rico de descobertas, onde a aprendizagem é construída de forma simples e lúdica, de modo a facilitar a compreensão das crianças. Em especial, as aulas de música nessa faixa etária são proporcionadas para uma aprendizagem prática e prazerosa, onde o que importa não é a criança decodificar símbolos musicais, mas sim, vivenciar a música através do corpo e da emoção. Nesse contexto, há ainda o fato de que existem muitos estudos que tratam da afetividade na aprendizagem de crianças que são assistidas em creches. O presente trabalho buscou mergulhar no universo específico da educação musical que acontece em dois Centros de Referência em Educação Infantil da cidade de João Pessoa-PB analisando a presença e o papel da afetividade nas relações entre as professoras de educação musical e seus alunos. Como aporte teórico, compreendemos que, segundo Gutman (2015), as crianças são seres fusionais, o que significa que elas se misturam emocionalmente com as pessoas que as cercam. Já as diretrizes, termos e leis que regem a educação infantil e defendem a importância de uma educação baseada no afeto para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, ressaltam que a educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em todos os seus aspectos. Além destas, encontramos muitas teorias que dissertam acerca da afetividade na aprendizagem, como Piaget e Wallon, que afirmam que quanto menor a criança, maior a importância da afetividade para o processo da aprendizagem. Como procedimentos para a investigação, observaram-se aulas de música de duas professoras através de uma pesquisa de campo, com ênfase qualitativa. Utilizou-se ainda ferramentas como entrevistas com as professoras e gravações em áudio das aulas com as crianças. Após a análise dos dados, foram construídas quatro categorias para descrever o papel da afetividade dentro dos contextos pesquisados: concepções iniciais sobre afetividade, sobre a afetividade na formação do educador musical, a prática docente enquanto espaço construtor da afetividade, a afetividade presente nas interações entre professor e aluno. Os resultados advindos da pesquisa revelam que os professores atuantes nos CREIs, mesmo com pouca formação acadêmica sobre o tema, interagem com seus alunos de forma afetuosa, fazendo com que a aprendizagem ocorra em um ambiente onde os alunos se sentem respeitados e acolhidos nas aulas de música. 2017-04-12T21:19:57Z 2017-04-12T21:19:57Z 2016-12-20 masterThesis MELO, Rodrigo Alves de. A afetividade na educação musical: um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa-PB. 2016. 91f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22647 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA