Competência em informação no ensino superior: um estudo com discentes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte

O objetivo da pesquisa em que se baseia este artigo é diagnosticar a competência em informação dos estudantes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, em que a coleta de dados foi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Pereira, Ismael Soares, Diniz Júnior, José
Formato: article
Idioma:por
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22638
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-22638
record_format dspace
spelling ri-123456789-226382017-11-03T05:34:49Z Competência em informação no ensino superior: um estudo com discentes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte Pereira, Ismael Soares Diniz Júnior, José competência em informação information literacy comportamento na busca de informação information seeking behavior gestão da informação information management revisão de literatura como assunto review literature as topic ensino em saúde health education O objetivo da pesquisa em que se baseia este artigo é diagnosticar a competência em informação dos estudantes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, em que a coleta de dados foi concebida mediante aplicação de questionários a 37 alunos. Os resultados mostram que eles sabem como definir as palavras-chave que melhor representam o assunto de um problema de pesquisa. Evidenciam também que estão familiarizados com o uso de catálogos de bibliotecas, todavia afirmam sentir dificuldades de pesquisar nas bases remotas de dados. Foram identificadas como limitações para elaborar estratégias de busca eficientes o desconhecimento das funcionalidades dos operadores lógicos booleanos e de outros recursos de pesquisa. Conclui-se que para aprimorar a competência em informação dos alunos é necessário integrar ao currículo do curso, um módulo específico que trabalhe a internalização dessa competência. 2017-04-12T14:37:30Z 2017-04-12T14:37:30Z 2017-03-31 article https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22638 por Acesso Aberto application/pdf
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic competência em informação
information literacy
comportamento na busca de informação
information seeking behavior
gestão da informação
information management
revisão de literatura como assunto
review literature as topic
ensino em saúde
health education
spellingShingle competência em informação
information literacy
comportamento na busca de informação
information seeking behavior
gestão da informação
information management
revisão de literatura como assunto
review literature as topic
ensino em saúde
health education
Pereira, Ismael Soares
Diniz Júnior, José
Competência em informação no ensino superior: um estudo com discentes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte
description O objetivo da pesquisa em que se baseia este artigo é diagnosticar a competência em informação dos estudantes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, em que a coleta de dados foi concebida mediante aplicação de questionários a 37 alunos. Os resultados mostram que eles sabem como definir as palavras-chave que melhor representam o assunto de um problema de pesquisa. Evidenciam também que estão familiarizados com o uso de catálogos de bibliotecas, todavia afirmam sentir dificuldades de pesquisar nas bases remotas de dados. Foram identificadas como limitações para elaborar estratégias de busca eficientes o desconhecimento das funcionalidades dos operadores lógicos booleanos e de outros recursos de pesquisa. Conclui-se que para aprimorar a competência em informação dos alunos é necessário integrar ao currículo do curso, um módulo específico que trabalhe a internalização dessa competência.
format article
author Pereira, Ismael Soares
Diniz Júnior, José
author_facet Pereira, Ismael Soares
Diniz Júnior, José
author_sort Pereira, Ismael Soares
title Competência em informação no ensino superior: um estudo com discentes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte
title_short Competência em informação no ensino superior: um estudo com discentes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte
title_full Competência em informação no ensino superior: um estudo com discentes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte
title_fullStr Competência em informação no ensino superior: um estudo com discentes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed Competência em informação no ensino superior: um estudo com discentes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte
title_sort competência em informação no ensino superior: um estudo com discentes do curso de graduação em medicina da escola multicampi de ciências médicas do rio grande do norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22638
work_keys_str_mv AT pereiraismaelsoares competenciaeminformacaonoensinosuperiorumestudocomdiscentesdocursodegraduacaoemmedicinadaescolamulticampidecienciasmedicasdoriograndedonorte
AT dinizjuniorjose competenciaeminformacaonoensinosuperiorumestudocomdiscentesdocursodegraduacaoemmedicinadaescolamulticampidecienciasmedicasdoriograndedonorte
_version_ 1773963840052002816