O CENOTEC/UFRN: estudo sobre uma proposta de ensino de Cenografia na Licenciatura em Teatro

This dissertation project has as study subject the role of scenography teaching in the formation of the Theatre teacher. In this sense, sought to present an analysis of the training proposal in scenography offered by Scenographic Studies and Scene Technologies Laboratory - CENOTEC to the students of...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Ana Luiza Palhano Campos
Outros Autores: Araújo, José Sávio Oliveira de
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22627
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-22627
record_format dspace
spelling ri-123456789-226272019-01-30T03:36:36Z O CENOTEC/UFRN: estudo sobre uma proposta de ensino de Cenografia na Licenciatura em Teatro Silva, Ana Luiza Palhano Campos Araújo, José Sávio Oliveira de http://lattes.cnpq.br/9927141056324335 http://lattes.cnpq.br/5026604704788382 Lopes, Melissa dos Santos http://lattes.cnpq.br/9851844088693131 Lima, Fátima Costa de http://lattes.cnpq.br/1024260240075344 Ensino de teatro Cenografia Formação docente CENOTEC CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS This dissertation project has as study subject the role of scenography teaching in the formation of the Theatre teacher. In this sense, sought to present an analysis of the training proposal in scenography offered by Scenographic Studies and Scene Technologies Laboratory - CENOTEC to the students of bachelor's degree in Theatre of the Federal University of Rio Grande do Norte – UFRN. This is a qualitative research, using the methods and techniques of the case study as participant observation, interviews, questionnaires and analysis of documents and records (photographic and cinematographic), that aimed at reflecting how this laboratory contributes to the formation of Theatre teacher at this university, which educational activities develops and what challenges facing. For the construction of this analysis, the research dialogues with authors like Pamela Howard (2009) and Mickinney and Butterworth (2009), about the discussion of scenography and its transformations in the twentieth and twenty-first centuries, besides Araújo (2005), Freire (2005), Leite (1996), Salles (2012) and Alves (2006) in the debate about scenography teaching and teachers training. Therefore, through this research, we seek to spread and expand discussions on the pedagogical aspects of scenography teaching beyond the technical aspects in the field of Theatre Pedagogy. Esta dissertação possui como tema de estudo o papel do ensino de Cenografia na formação do professor de Teatro. Nesse sentido, buscou-se apresentar uma análise sobre a proposta de formação em Cenografia ofertada pelo Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena - CENOTEC aos alunos do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que, utilizando os métodos e as técnicas do estudo de caso, como observação participante, entrevistas, questionários e análise de documentos e registros (fotográficos e cinematográficos), visou refletir como esse laboratório contribui para a formação do professor de Teatro nesta universidade, quais ações pedagógicas desenvolve e quais os desafios enfrenta. Para a construção desta análise, a pesquisa dialoga com autores como Pâmela Howard (2009) e Mickinney e Butterworth (2009), na discussão sobre Cenografia e suas transformações nos séculos XX e XXI, além de Araújo (2005), Freire (2010), Leite (1996), Salles (2012) e Alves (2006), no debate sobre ensino de Cenografia e formação de professores. Portanto, por meio desta investigação, busca-se difundir e ampliar as discussões sobre os aspectos pedagógicos do ensino de Cenografia para além dos aspectos técnicos no campo da Pedagogia Teatral. 2017-04-11T21:56:50Z 2017-04-11T21:56:50Z 2017-01-30 masterThesis SILVA, Ana Luiza Palhano Campos. O CENOTEC/UFRN: estudo sobre uma proposta de ensino de Cenografia na Licenciatura em Teatro. 2017. 177f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22627 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Ensino de teatro
Cenografia
Formação docente
CENOTEC
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
spellingShingle Ensino de teatro
Cenografia
Formação docente
CENOTEC
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
Silva, Ana Luiza Palhano Campos
O CENOTEC/UFRN: estudo sobre uma proposta de ensino de Cenografia na Licenciatura em Teatro
description This dissertation project has as study subject the role of scenography teaching in the formation of the Theatre teacher. In this sense, sought to present an analysis of the training proposal in scenography offered by Scenographic Studies and Scene Technologies Laboratory - CENOTEC to the students of bachelor's degree in Theatre of the Federal University of Rio Grande do Norte – UFRN. This is a qualitative research, using the methods and techniques of the case study as participant observation, interviews, questionnaires and analysis of documents and records (photographic and cinematographic), that aimed at reflecting how this laboratory contributes to the formation of Theatre teacher at this university, which educational activities develops and what challenges facing. For the construction of this analysis, the research dialogues with authors like Pamela Howard (2009) and Mickinney and Butterworth (2009), about the discussion of scenography and its transformations in the twentieth and twenty-first centuries, besides Araújo (2005), Freire (2005), Leite (1996), Salles (2012) and Alves (2006) in the debate about scenography teaching and teachers training. Therefore, through this research, we seek to spread and expand discussions on the pedagogical aspects of scenography teaching beyond the technical aspects in the field of Theatre Pedagogy.
author2 Araújo, José Sávio Oliveira de
author_facet Araújo, José Sávio Oliveira de
Silva, Ana Luiza Palhano Campos
format masterThesis
author Silva, Ana Luiza Palhano Campos
author_sort Silva, Ana Luiza Palhano Campos
title O CENOTEC/UFRN: estudo sobre uma proposta de ensino de Cenografia na Licenciatura em Teatro
title_short O CENOTEC/UFRN: estudo sobre uma proposta de ensino de Cenografia na Licenciatura em Teatro
title_full O CENOTEC/UFRN: estudo sobre uma proposta de ensino de Cenografia na Licenciatura em Teatro
title_fullStr O CENOTEC/UFRN: estudo sobre uma proposta de ensino de Cenografia na Licenciatura em Teatro
title_full_unstemmed O CENOTEC/UFRN: estudo sobre uma proposta de ensino de Cenografia na Licenciatura em Teatro
title_sort o cenotec/ufrn: estudo sobre uma proposta de ensino de cenografia na licenciatura em teatro
publisher Brasil
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22627
work_keys_str_mv AT silvaanaluizapalhanocampos ocenotecufrnestudosobreumapropostadeensinodecenografianalicenciaturaemteatro
_version_ 1773961978667073536