O gênero discursivo cordel: o processo de autoria da escrita dos alunos do 9º ano do ensino fundamental

Considering the need for the Portuguese language teacher to be constantly mediating the promotion of reading and writing in the classroom, considering the language in its pluridiscursive aspects, the work of the teacher must be linked to teaching practices that resignify the pedagogical doing . From...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Carvalho, Ladmires Luiz Gomes de
Outros Autores: Alves, Maria da Penha Casado
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22489
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-22489
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Gênero discursivo cordel
Escrita
Autoria
Sequência didática
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Gênero discursivo cordel
Escrita
Autoria
Sequência didática
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Carvalho, Ladmires Luiz Gomes de
O gênero discursivo cordel: o processo de autoria da escrita dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
description Considering the need for the Portuguese language teacher to be constantly mediating the promotion of reading and writing in the classroom, considering the language in its pluridiscursive aspects, the work of the teacher must be linked to teaching practices that resignify the pedagogical doing . From this perspective, the present research seeks to (re) know the process of authoring the writing of the students of the 9th grade of the Elementary School of the State School Professor José Fernandes Machado of the city of Natal / RN. To this end, we constitute as object of investigation / intervention the cordel, discursive genre that, generally, is not part of the canonical roll adopted by the schools. In this context, the present work had as general objective the task of systematizing the discursive cordel genre as an aid in the process of authorship of the 9th grade students, using a Didactic Sequence that guided all written production. The experience starts from a real communicative situation: a string literature competition for which students were invited to produce copyrighted texts. In addition, there was the publication of the cords produced in leaflets format to be shared with readers of the school community in which the subjects were located. This research is based on the theory of Bakhtin (2011, 2015) and the Circle, considering the dialogism of language in concrete activity of use. In order to subsidize the work with the Didactic Sequence, we sought anchorage in Schneuwly, Noverraz and Dolz (2004) and Lopes-Rossi (2011). The study of the discursive cordel genre was based on authors such as Batista (1977), Maxado (2012) and Santos (2006); And studies related to writing find subsidies in Garcez (2010) and Geraldi (2013), among others. The research strand is qualitative / descriptive / explanatory, centered on Dialogical Discourse Analysis (DDA) and has three discursive categories: composition, authorship and style, taking into account the dialogical relations of the utterances.
author2 Alves, Maria da Penha Casado
author_facet Alves, Maria da Penha Casado
Carvalho, Ladmires Luiz Gomes de
format masterThesis
author Carvalho, Ladmires Luiz Gomes de
author_sort Carvalho, Ladmires Luiz Gomes de
title O gênero discursivo cordel: o processo de autoria da escrita dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
title_short O gênero discursivo cordel: o processo de autoria da escrita dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
title_full O gênero discursivo cordel: o processo de autoria da escrita dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
title_fullStr O gênero discursivo cordel: o processo de autoria da escrita dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O gênero discursivo cordel: o processo de autoria da escrita dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
title_sort o gênero discursivo cordel: o processo de autoria da escrita dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
publisher Brasil
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22489
work_keys_str_mv AT carvalholadmiresluizgomesde ogenerodiscursivocordeloprocessodeautoriadaescritadosalunosdo9oanodoensinofundamental
_version_ 1773966467387097088
spelling ri-123456789-224892017-11-02T21:22:04Z O gênero discursivo cordel: o processo de autoria da escrita dos alunos do 9º ano do ensino fundamental Carvalho, Ladmires Luiz Gomes de Alves, Maria da Penha Casado http://lattes.cnpq.br/2255741993647606 http://lattes.cnpq.br/7377731555637172 Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos http://lattes.cnpq.br/9947435577598028 Rodrigues, Maria das Graças Soares http://lattes.cnpq.br/1239053356970371 Gênero discursivo cordel Escrita Autoria Sequência didática CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Considering the need for the Portuguese language teacher to be constantly mediating the promotion of reading and writing in the classroom, considering the language in its pluridiscursive aspects, the work of the teacher must be linked to teaching practices that resignify the pedagogical doing . From this perspective, the present research seeks to (re) know the process of authoring the writing of the students of the 9th grade of the Elementary School of the State School Professor José Fernandes Machado of the city of Natal / RN. To this end, we constitute as object of investigation / intervention the cordel, discursive genre that, generally, is not part of the canonical roll adopted by the schools. In this context, the present work had as general objective the task of systematizing the discursive cordel genre as an aid in the process of authorship of the 9th grade students, using a Didactic Sequence that guided all written production. The experience starts from a real communicative situation: a string literature competition for which students were invited to produce copyrighted texts. In addition, there was the publication of the cords produced in leaflets format to be shared with readers of the school community in which the subjects were located. This research is based on the theory of Bakhtin (2011, 2015) and the Circle, considering the dialogism of language in concrete activity of use. In order to subsidize the work with the Didactic Sequence, we sought anchorage in Schneuwly, Noverraz and Dolz (2004) and Lopes-Rossi (2011). The study of the discursive cordel genre was based on authors such as Batista (1977), Maxado (2012) and Santos (2006); And studies related to writing find subsidies in Garcez (2010) and Geraldi (2013), among others. The research strand is qualitative / descriptive / explanatory, centered on Dialogical Discourse Analysis (DDA) and has three discursive categories: composition, authorship and style, taking into account the dialogical relations of the utterances. Tendo em vista a necessidade de o professor de língua portuguesa estar constantemente mediando a promoção da leitura e da escrita na sala de aula, considerando a linguagem em seus aspectos pluridiscursivos, o trabalho do professor deve estar vinculado a práticas de ensino que ressignifiquem o fazer pedagógico. A partir dessa perspectiva, a presente pesquisa busca (re)conhecer o processo de autoria da escrita dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado da cidade de Natal/RN. Para tanto, constituímos como objeto de investigação/intervenção o cordel, gênero discursivo que, geralmente, não faz parte do rol canônico adotado pelas escolas. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral a tarefa de sistematizar o gênero discursivo cordel como auxiliar no processo de autoria da escrita dos alunos do 9º ano, valendo-se de uma Sequência Didática que orientou toda a produção escrita. A experiência parte de uma situação comunicativa real: um concurso de literatura de cordel para o qual os alunos foram convidados a produzir textos autorais. Além disso, houve a publicação dos cordéis produzidos em formato de folhetos para ser compartilhados com leitores da comunidade escolar na qual estão situados os sujeitos pesquisados. Esta pesquisa tem como base a teoria de Bakhtin (2011, 2015) e do Círculo, considerando o dialogismo da linguagem em atividade concreta de uso. Para subsidiar do trabalho com a Sequência Didática, procuramos ancoragem em Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004) e Lopes-Rossi (2011). Já o estudo do gênero discursivo cordel teve por base autores como Batista (1977), Maxado (2012) e Santos (2006); e os estudos relacionados à escrita encontram subsídios em Garcez (2010) e Geraldi (2013), entre outros. A vertente da pesquisa é de cunho qualitativo/descritivo/explicativo, centrada na Análise Dialógica do Discurso (ADD) e contemplou três categorias discursivas: composição, autoria e estilo, levando em consideração as relações dialógicas dos enunciados. 2017-03-27T21:32:26Z 2017-03-27T21:32:26Z 2016-11-28 masterThesis CARVALHO, Ladmires Luiz Gomes de. O gênero discursivo cordel: o processo de autoria da escrita dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2016. 185f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22489 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS