Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22473 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-22473 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-224732023-06-26T19:47:23Z Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol” Freitas, Radma Almeida de Germano, Auta Stella de Medeiros Aroca, Silvia Calbo Borba, Gilvan Luiz Bisch, Sérgio Mascarello popularização da ciência Sol ensino de astronomia educação não formal modelo contextual de aprendizagem sessão de planetário CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) A presente dissertação apresenta os fundamentos, o story board e a avaliação de uma sessão de planetário produzida com foco nas interações Terra-Sol, e direcionada para um público geral. Para isto, nos baseamos em proposta anterior para a construção de sessões e em reflexões provenientes de dois eixos de discussão relacionados à comunicação da/sobre a ciência em contextos de educação não formal. O primeiro eixo remete à problematização dos objetivos dessa comunicação, destacando-se a ideia de popularização da ciência. Nessa perspectiva, na produção da sessão “Viagem ao Sol” desenvolvemos sondagem, em Natal e cidades do interior do estado, sobre ideias da população a respeito do Sol; e desenvolvemos pesquisas sobre essa temática em cordéis, além das fontes científicas. O segundo eixo remete à construção de conhecimentos em situações de “aprendizagem por livre escolha” conforme o Modelo Contextual de Aprendizagem. Esse modelo ressalta o papel de organizadores prévios em exposições de museus. A partir desse conceito, adotamos a escolha de uma mensagem geral “Os fenômenos que acontecem no Sol podem afetar nossas vidas”, e de núcleos de informação, a fim de orientar a estruturação e a transposição das ideias científicas veiculadas na sessão, bem como a avaliação desta. Como avaliação, utilizou-se um estudo realizado durante uma Mostra de Astronomia com o Planetário Digital Móvel da UFRN - Barca dos Céus no interior do estado. Tal estudo fez uso da ferramenta Mapa de Significado Pessoal, associada a entrevistas. Como resultados principais da avaliação, destacamos a predominância, nos mapas após a sessão, da ideia de que o Sol é importante para nossas vidas e que nos influencia de diversas formas; além disso, as informações da sessão relacionadas à Astronomia cotidiana estiveram entre as mais citadas nos mapas. Após a sessão também apareceram algumas ideias sobre a Dinâmica solar, as quais haviam sido identificadas como lacunas na cultura geral da população. Constatou-se, contudo, poucas ideias que explicitassem uma relação entre o Sol e fenômenos magnéticos. Uma implicação importante da avaliação da sessão foi a identificação dos momentos propícios para interações com o público, durante a mesma. Dentre estes momentos destaca-se: a discussão acerca da produção de energia no interior do Sol; e a discussão sobre as manchas solares como resultado da dinâmica solar. 2017-03-27T18:19:24Z 2017-03-27T18:19:24Z 2015-07-30 masterThesis FREITAS, Radma Almeida de. Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”. 2015. 150f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22473 por Proposta para a construção de sessões voltadas para um público geral Proposta para a construção de sessões voltadas para um público geral https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52889 Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
popularização da ciência Sol ensino de astronomia educação não formal modelo contextual de aprendizagem sessão de planetário CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
popularização da ciência Sol ensino de astronomia educação não formal modelo contextual de aprendizagem sessão de planetário CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Freitas, Radma Almeida de Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol” |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
author2 |
Germano, Auta Stella de Medeiros |
author_facet |
Germano, Auta Stella de Medeiros Freitas, Radma Almeida de |
format |
masterThesis |
author |
Freitas, Radma Almeida de |
author_sort |
Freitas, Radma Almeida de |
title |
Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol” |
title_short |
Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol” |
title_full |
Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol” |
title_fullStr |
Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol” |
title_full_unstemmed |
Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol” |
title_sort |
construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol” |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22473 |
work_keys_str_mv |
AT freitasradmaalmeidade construcaodeumasessaodeplanetarioparapublicogeralcomatematicainteracoesterrasol |
_version_ |
1773962697698705408 |