Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente
This research proposes a reflection on the contribution of dance and literature in the educational context. For this purpose, it dialogues the strand of contemporary dance with elements of the poetic text, emphasizing the figures of speech. It brings as theoretical support the Reception Method, deve...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22453 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-22453 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-224532019-01-29T19:41:14Z Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente Maciel, Ana Ruth Rocha Marques, Larissa Kelly de Oliveira http://lattes.cnpq.br/6544371022557478 http://lattes.cnpq.br/2272256149121710 Laranjeira, Carolina Dias http://lattes.cnpq.br/4025820535884749 Leal, Patricia Garcia http://lattes.cnpq.br/7186636825591706 Dança contemporânea Literatura Método recepcional Criação artística Escola CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS This research proposes a reflection on the contribution of dance and literature in the educational context. For this purpose, it dialogues the strand of contemporary dance with elements of the poetic text, emphasizing the figures of speech. It brings as theoretical support the Reception Method, developed by Vera Teixeira de Aguiar and Maria da Glória Bordini (1993), from the Reception Aesthetics, proposal by Hans Robert Jauss (2002). The survey counted on a practical application performed with high school students from a public school school, located in Natal/RN. The data was collected with questionnaires, Logbooks and a photographic record and video. The aim was to think dance and literature as possible areas to connect and awaken adolescents in their creative potential, being able to perceive the various levels of relationships that are established around them, to interact with each other in a more mature way, paying attention to the importance of making them active and conscious in the dynamics of our society. A presente investigação propõe uma reflexão a partir das contribuições da dança e da literatura no contexto educacional. Para tanto, dialoga a vertente da dança contemporânea com elementos do texto poético, dando ênfase às figuras de linguagem. Traz como suporte teórico o Método Recepcional, desenvolvido por Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993), a partir da Estética da Recepção, proposta por Hans Robert Jauss (2002). A pesquisa contou com uma experiência prática realizada com alunos do nível médio de uma escola da rede estadual de ensino, na cidade de Natal/RN. Usamos como suporte para coleta de dados questionários, diário de bordo, além de registro fotográfico e por vídeo. O intuito foi pensar dança e literatura como áreas possíveis de se conectarem e despertarem no adolescente seu potencial criativo, capaz de perceber os vários níveis de relações que se estabelecem a sua volta, de interagir com o outro de maneira mais madura, atentando para a importância de se fazer ativo e consciente na dinâmica de nossa sociedade. 2017-03-24T19:46:37Z 2017-03-24T19:46:37Z 2016-08-18 masterThesis MACIEL, Ana Ruth Rocha. Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente. 2016. 137f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22453 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Dança contemporânea Literatura Método recepcional Criação artística Escola CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS |
spellingShingle |
Dança contemporânea Literatura Método recepcional Criação artística Escola CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS Maciel, Ana Ruth Rocha Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente |
description |
This research proposes a reflection on the contribution of dance and literature in the educational context. For this purpose, it dialogues the strand of contemporary dance with elements of the poetic text, emphasizing the figures of speech. It brings as theoretical support the Reception Method, developed by Vera Teixeira de Aguiar and Maria da Glória Bordini (1993), from the Reception Aesthetics, proposal by Hans Robert Jauss (2002). The survey counted on a practical application performed with high school students from a public school school, located in Natal/RN. The data was collected with questionnaires, Logbooks and a photographic record and video. The aim was to think dance and literature as possible areas to connect and awaken adolescents in their creative potential, being able to perceive the various levels of relationships that are established around them, to interact with each other in a more mature way, paying attention to the importance of making them active and conscious in the dynamics of our society. |
author2 |
Marques, Larissa Kelly de Oliveira |
author_facet |
Marques, Larissa Kelly de Oliveira Maciel, Ana Ruth Rocha |
format |
masterThesis |
author |
Maciel, Ana Ruth Rocha |
author_sort |
Maciel, Ana Ruth Rocha |
title |
Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente |
title_short |
Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente |
title_full |
Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente |
title_fullStr |
Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente |
title_full_unstemmed |
Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente |
title_sort |
dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22453 |
work_keys_str_mv |
AT macielanaruthrocha duetodesentidosfigurasdelinguagemedancacontemporaneacompondopoeticasnocorpoadolescente |
_version_ |
1773959584913817600 |