Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente

This research proposes a reflection on the contribution of dance and literature in the educational context. For this purpose, it dialogues the strand of contemporary dance with elements of the poetic text, emphasizing the figures of speech. It brings as theoretical support the Reception Method, deve...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Maciel, Ana Ruth Rocha
Outros Autores: Marques, Larissa Kelly de Oliveira
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22453
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-22453
record_format dspace
spelling ri-123456789-224532019-01-29T19:41:14Z Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente Maciel, Ana Ruth Rocha Marques, Larissa Kelly de Oliveira http://lattes.cnpq.br/6544371022557478 http://lattes.cnpq.br/2272256149121710 Laranjeira, Carolina Dias http://lattes.cnpq.br/4025820535884749 Leal, Patricia Garcia http://lattes.cnpq.br/7186636825591706 Dança contemporânea Literatura Método recepcional Criação artística Escola CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS This research proposes a reflection on the contribution of dance and literature in the educational context. For this purpose, it dialogues the strand of contemporary dance with elements of the poetic text, emphasizing the figures of speech. It brings as theoretical support the Reception Method, developed by Vera Teixeira de Aguiar and Maria da Glória Bordini (1993), from the Reception Aesthetics, proposal by Hans Robert Jauss (2002). The survey counted on a practical application performed with high school students from a public school school, located in Natal/RN. The data was collected with questionnaires, Logbooks and a photographic record and video. The aim was to think dance and literature as possible areas to connect and awaken adolescents in their creative potential, being able to perceive the various levels of relationships that are established around them, to interact with each other in a more mature way, paying attention to the importance of making them active and conscious in the dynamics of our society. A presente investigação propõe uma reflexão a partir das contribuições da dança e da literatura no contexto educacional. Para tanto, dialoga a vertente da dança contemporânea com elementos do texto poético, dando ênfase às figuras de linguagem. Traz como suporte teórico o Método Recepcional, desenvolvido por Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993), a partir da Estética da Recepção, proposta por Hans Robert Jauss (2002). A pesquisa contou com uma experiência prática realizada com alunos do nível médio de uma escola da rede estadual de ensino, na cidade de Natal/RN. Usamos como suporte para coleta de dados questionários, diário de bordo, além de registro fotográfico e por vídeo. O intuito foi pensar dança e literatura como áreas possíveis de se conectarem e despertarem no adolescente seu potencial criativo, capaz de perceber os vários níveis de relações que se estabelecem a sua volta, de interagir com o outro de maneira mais madura, atentando para a importância de se fazer ativo e consciente na dinâmica de nossa sociedade. 2017-03-24T19:46:37Z 2017-03-24T19:46:37Z 2016-08-18 masterThesis MACIEL, Ana Ruth Rocha. Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente. 2016. 137f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22453 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Dança contemporânea
Literatura
Método recepcional
Criação artística
Escola
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
spellingShingle Dança contemporânea
Literatura
Método recepcional
Criação artística
Escola
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
Maciel, Ana Ruth Rocha
Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente
description This research proposes a reflection on the contribution of dance and literature in the educational context. For this purpose, it dialogues the strand of contemporary dance with elements of the poetic text, emphasizing the figures of speech. It brings as theoretical support the Reception Method, developed by Vera Teixeira de Aguiar and Maria da Glória Bordini (1993), from the Reception Aesthetics, proposal by Hans Robert Jauss (2002). The survey counted on a practical application performed with high school students from a public school school, located in Natal/RN. The data was collected with questionnaires, Logbooks and a photographic record and video. The aim was to think dance and literature as possible areas to connect and awaken adolescents in their creative potential, being able to perceive the various levels of relationships that are established around them, to interact with each other in a more mature way, paying attention to the importance of making them active and conscious in the dynamics of our society.
author2 Marques, Larissa Kelly de Oliveira
author_facet Marques, Larissa Kelly de Oliveira
Maciel, Ana Ruth Rocha
format masterThesis
author Maciel, Ana Ruth Rocha
author_sort Maciel, Ana Ruth Rocha
title Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente
title_short Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente
title_full Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente
title_fullStr Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente
title_full_unstemmed Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente
title_sort dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente
publisher Brasil
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22453
work_keys_str_mv AT macielanaruthrocha duetodesentidosfigurasdelinguagemedancacontemporaneacompondopoeticasnocorpoadolescente
_version_ 1773959584913817600