O olhar dos estudantes sobre a relação escola-bairro: um estudo no Guarapes, Natal-RN

Currently the approach between the school and the local context in which it operates is discussed, based on the terminology 'school-community relationship.' Advocating the importance of considering the physical and social aspects of the school and the space where it is located, this disser...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Lorena Macêdo Andrade Neves de
Outros Autores: Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22359
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-22359
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Psicologia ambiental
Relações pessoa-ambiente
Relação escola-bairro
Percepção ambiental
Estudantes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
spellingShingle Psicologia ambiental
Relações pessoa-ambiente
Relação escola-bairro
Percepção ambiental
Estudantes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Oliveira, Lorena Macêdo Andrade Neves de
O olhar dos estudantes sobre a relação escola-bairro: um estudo no Guarapes, Natal-RN
description Currently the approach between the school and the local context in which it operates is discussed, based on the terminology 'school-community relationship.' Advocating the importance of considering the physical and social aspects of the school and the space where it is located, this dissertation explores the environmental perception to understanding the relationship between both, which involves the appreciation of the person's experience that explores the environment, involving information about the place and its representation. The participants were students of the 9th grade of elementary school from a public school located in the Guarapes, Natal-RN. Methodologically, research used a multimethod strategy, in three steps: 1) do a daily; 2) conducting individual interviews with the participants while walking in the neighborhood; 3) interviews, in order to return the results to the students. Participated in the first stage, 23 students, aged between 13 and 18 years, and in the second stage, 13 students among the ones who participated in the first stage. The result has exposed attractive elements from the neighborhood, located in the so-called "center", and segregated sections, in general located on periphery and associated with insecurity. The perception of the participants also showed that while public policy in the field of education indicate the importance of school-community relationship, students do not seem to recognize commonalities integration between them. It discusses the importance of urban planning bodies; and the role of schools in construction of understanding about the relationship investigated, and the lived realities, reflected in the very exercise of their citizenship.
author2 Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja
author_facet Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja
Oliveira, Lorena Macêdo Andrade Neves de
format masterThesis
author Oliveira, Lorena Macêdo Andrade Neves de
author_sort Oliveira, Lorena Macêdo Andrade Neves de
title O olhar dos estudantes sobre a relação escola-bairro: um estudo no Guarapes, Natal-RN
title_short O olhar dos estudantes sobre a relação escola-bairro: um estudo no Guarapes, Natal-RN
title_full O olhar dos estudantes sobre a relação escola-bairro: um estudo no Guarapes, Natal-RN
title_fullStr O olhar dos estudantes sobre a relação escola-bairro: um estudo no Guarapes, Natal-RN
title_full_unstemmed O olhar dos estudantes sobre a relação escola-bairro: um estudo no Guarapes, Natal-RN
title_sort o olhar dos estudantes sobre a relação escola-bairro: um estudo no guarapes, natal-rn
publisher Brasil
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22359
work_keys_str_mv AT oliveiralorenamacedoandradenevesde oolhardosestudantessobrearelacaoescolabairroumestudonoguarapesnatalrn
_version_ 1773958223276015616
spelling ri-123456789-223592017-11-03T00:05:45Z O olhar dos estudantes sobre a relação escola-bairro: um estudo no Guarapes, Natal-RN Oliveira, Lorena Macêdo Andrade Neves de Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja http://lattes.cnpq.br/8571449986477465 http://lattes.cnpq.br/3061713076071714 Gurgel, Fernanda Fernandes http://lattes.cnpq.br/7937881668378816 Souza, Tatiana Noronha de http://lattes.cnpq.br/4518966402744565 Psicologia ambiental Relações pessoa-ambiente Relação escola-bairro Percepção ambiental Estudantes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Currently the approach between the school and the local context in which it operates is discussed, based on the terminology 'school-community relationship.' Advocating the importance of considering the physical and social aspects of the school and the space where it is located, this dissertation explores the environmental perception to understanding the relationship between both, which involves the appreciation of the person's experience that explores the environment, involving information about the place and its representation. The participants were students of the 9th grade of elementary school from a public school located in the Guarapes, Natal-RN. Methodologically, research used a multimethod strategy, in three steps: 1) do a daily; 2) conducting individual interviews with the participants while walking in the neighborhood; 3) interviews, in order to return the results to the students. Participated in the first stage, 23 students, aged between 13 and 18 years, and in the second stage, 13 students among the ones who participated in the first stage. The result has exposed attractive elements from the neighborhood, located in the so-called "center", and segregated sections, in general located on periphery and associated with insecurity. The perception of the participants also showed that while public policy in the field of education indicate the importance of school-community relationship, students do not seem to recognize commonalities integration between them. It discusses the importance of urban planning bodies; and the role of schools in construction of understanding about the relationship investigated, and the lived realities, reflected in the very exercise of their citizenship. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Atualmente a aproximação entre a escola e os contextos locais onde está inserida é discutida tendo como base a terminologia ‘relação escola–comunidade’. Defendendo-se a importância de considerar os aspectos físicos e sociais da escola e do bairro onde está situada, essa dissertação explora a percepção ambiental para a compreensão da relação entre ambos, o que envolve a valorização da experiência da pessoa que explora o ambiente, envolvendo informações sobre o local e sua representação. Foram selecionadas para o estudo turmas do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal situada no bairro Guarapes, Natal-RN. Metodologicamente a investigação recorreu a uma estratégia multimétodos, desenvolvida em três etapas: 1) elaboração de diários (solicitou aos participantes desenharem mapas e produzirem textos com informações para alguém que não conhece o local; espaços frequentados durante um final de semana; espaços frequentados em um dia na semana); 2) realização de entrevistas individuais semi-estruturadas durante caminhada pelo bairro (esforço para o entendimento do cotidiano dos respondentes e aprofundamento dos dados provenientes da primeira etapa); 3) entrevistas coletivas, com a finalidade de devolutiva dos resultados aos estudantes e esclarecimento de questões em aberto. Participaram da primeira etapa, 23 estudantes, com idades entre 13 e 18 anos, e da segunda etapa 13 dentre estes estudantes. O resultado expôs atrativos do bairro, geralmente localizados no chamado “centro”, e setores segregados, em geral situados na periferia e associados à insegurança. A percepção dos participantes também mostrou que, embora a políticas públicas no campo da educação indiquem a importância da relação escola-bairro, os estudantes não aparentam reconhecer aspectos comuns que indiquem a integração entre ambos. Discute-se a importância da atuação das instâncias urbanísticas sobre a área em estudo, e o papel da escola na formação do entendimento dos estudantes sobre o bairro e as realidades ali vivenciadas, com reflexos no próprio exercício de sua cidadania. 2017-03-21T19:20:41Z 2017-03-21T19:20:41Z 2016-07-22 masterThesis OLIVEIRA, Lorena Macêdo Andrade Neves de. O olhar dos estudantes sobre a relação escola-bairro: um estudo no Guarapes, Natal-RN. 2016. 176f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22359 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA