Ensinando crianças do ensino fundamental a programar computadores com o auxílio de jogos digitais

Sabe-se que o desenvolvimento tecnológico avança cada vez mais rápido e que é bastante provável que as futuras gerações precisarão obter conhecimentos sobre a área de ciência da computação a fim de se tornarem atores ativos nesse processo de evolução, mesmo que essa não venha a ser a sua área de...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Marinheiro, Fabiana, Silva, Ivanovitch, Madeira, Charles, Cordeiro, Sandro, Souza, Danielle, Costa, Patrícia, Fernandes, Gildene
Formato: article
Idioma:por
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22287
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-22287
record_format dspace
spelling ri-123456789-222872017-11-03T15:34:37Z Ensinando crianças do ensino fundamental a programar computadores com o auxílio de jogos digitais Marinheiro, Fabiana Silva, Ivanovitch Madeira, Charles Cordeiro, Sandro Souza, Danielle Costa, Patrícia Fernandes, Gildene jogos digitais programação de computadores ensino fundamental Sabe-se que o desenvolvimento tecnológico avança cada vez mais rápido e que é bastante provável que as futuras gerações precisarão obter conhecimentos sobre a área de ciência da computação a fim de se tornarem atores ativos nesse processo de evolução, mesmo que essa não venha a ser a sua área de atuação futura. Nesse sentido, este artigo descreve a implantação do ensino de programação de computadores para crianças de 7 a 9 anos do Núcleo de Educação da Infância (NEI) da UFRN através do uso da plataforma da Hora do Código, que põe em prática uma metodologia de programação visual auxiliada por jogos digitais, a fim de gerar um maior engajamento das crianças na realização das atividades. Os resultados obtidos com a aplicação da metodologia demonstram uma influência significativa das tarefas executadas no desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico e cognitivo das crianças que participaram do curso de programação durante um semestre 2017-03-16T19:51:57Z 2017-03-16T19:51:57Z 2016-09 article MARINHEIRO, Fabiana. et al . Ensinando crianças do ensino fundamental a programar computadores com o auxilio de jogos digitais. Revista Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1, 2016. Disponível em: <http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2016/09/Art2-Ensinando-crian%C3%A7as-do-ensino-fundamental-a-programar-computadores-com-o-aux%C3%ADlio-de-jogos-digitais.pdf>. Acesso em: 25 out. 2016 https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22287 por Acesso Aberto application/pdf
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic jogos digitais
programação de computadores
ensino fundamental
spellingShingle jogos digitais
programação de computadores
ensino fundamental
Marinheiro, Fabiana
Silva, Ivanovitch
Madeira, Charles
Cordeiro, Sandro
Souza, Danielle
Costa, Patrícia
Fernandes, Gildene
Ensinando crianças do ensino fundamental a programar computadores com o auxílio de jogos digitais
description Sabe-se que o desenvolvimento tecnológico avança cada vez mais rápido e que é bastante provável que as futuras gerações precisarão obter conhecimentos sobre a área de ciência da computação a fim de se tornarem atores ativos nesse processo de evolução, mesmo que essa não venha a ser a sua área de atuação futura. Nesse sentido, este artigo descreve a implantação do ensino de programação de computadores para crianças de 7 a 9 anos do Núcleo de Educação da Infância (NEI) da UFRN através do uso da plataforma da Hora do Código, que põe em prática uma metodologia de programação visual auxiliada por jogos digitais, a fim de gerar um maior engajamento das crianças na realização das atividades. Os resultados obtidos com a aplicação da metodologia demonstram uma influência significativa das tarefas executadas no desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico e cognitivo das crianças que participaram do curso de programação durante um semestre
format article
author Marinheiro, Fabiana
Silva, Ivanovitch
Madeira, Charles
Cordeiro, Sandro
Souza, Danielle
Costa, Patrícia
Fernandes, Gildene
author_facet Marinheiro, Fabiana
Silva, Ivanovitch
Madeira, Charles
Cordeiro, Sandro
Souza, Danielle
Costa, Patrícia
Fernandes, Gildene
author_sort Marinheiro, Fabiana
title Ensinando crianças do ensino fundamental a programar computadores com o auxílio de jogos digitais
title_short Ensinando crianças do ensino fundamental a programar computadores com o auxílio de jogos digitais
title_full Ensinando crianças do ensino fundamental a programar computadores com o auxílio de jogos digitais
title_fullStr Ensinando crianças do ensino fundamental a programar computadores com o auxílio de jogos digitais
title_full_unstemmed Ensinando crianças do ensino fundamental a programar computadores com o auxílio de jogos digitais
title_sort ensinando crianças do ensino fundamental a programar computadores com o auxílio de jogos digitais
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22287
work_keys_str_mv AT marinheirofabiana ensinandocriancasdoensinofundamentalaprogramarcomputadorescomoauxiliodejogosdigitais
AT silvaivanovitch ensinandocriancasdoensinofundamentalaprogramarcomputadorescomoauxiliodejogosdigitais
AT madeiracharles ensinandocriancasdoensinofundamentalaprogramarcomputadorescomoauxiliodejogosdigitais
AT cordeirosandro ensinandocriancasdoensinofundamentalaprogramarcomputadorescomoauxiliodejogosdigitais
AT souzadanielle ensinandocriancasdoensinofundamentalaprogramarcomputadorescomoauxiliodejogosdigitais
AT costapatricia ensinandocriancasdoensinofundamentalaprogramarcomputadorescomoauxiliodejogosdigitais
AT fernandesgildene ensinandocriancasdoensinofundamentalaprogramarcomputadorescomoauxiliodejogosdigitais
_version_ 1773961043879395328