Ensinando crianças do ensino fundamental a programar computadores com o auxílio de jogos digitais
Sabe-se que o desenvolvimento tecnológico avança cada vez mais rápido e que é bastante provável que as futuras gerações precisarão obter conhecimentos sobre a área de ciência da computação a fim de se tornarem atores ativos nesse processo de evolução, mesmo que essa não venha a ser a sua área de...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , , , , |
---|---|
Formato: | article |
Idioma: | por |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22287 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | Sabe-se que o desenvolvimento tecnológico avança cada vez mais rápido e que é
bastante provável que as futuras gerações precisarão obter conhecimentos sobre a área
de ciência da computação a fim de se tornarem atores ativos nesse processo de
evolução, mesmo que essa não venha a ser a sua área de atuação futura. Nesse sentido,
este artigo descreve a implantação do ensino de programação de computadores para
crianças de 7 a 9 anos do Núcleo de Educação da Infância (NEI) da UFRN através do
uso da plataforma da Hora do Código, que põe em prática uma metodologia de
programação visual auxiliada por jogos digitais, a fim de gerar um maior engajamento
das crianças na realização das atividades. Os resultados obtidos com a aplicação da
metodologia demonstram uma influência significativa das tarefas executadas no
desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico e cognitivo das crianças que
participaram do curso de programação durante um semestre |
---|