Ensinando crianças do ensino fundamental a programar computadores com o auxílio de jogos digitais

Sabe-se que o desenvolvimento tecnológico avança cada vez mais rápido e que é bastante provável que as futuras gerações precisarão obter conhecimentos sobre a área de ciência da computação a fim de se tornarem atores ativos nesse processo de evolução, mesmo que essa não venha a ser a sua área de...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Marinheiro, Fabiana, Silva, Ivanovitch, Madeira, Charles, Cordeiro, Sandro, Souza, Danielle, Costa, Patrícia, Fernandes, Gildene
Formato: article
Idioma:por
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22287
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Sabe-se que o desenvolvimento tecnológico avança cada vez mais rápido e que é bastante provável que as futuras gerações precisarão obter conhecimentos sobre a área de ciência da computação a fim de se tornarem atores ativos nesse processo de evolução, mesmo que essa não venha a ser a sua área de atuação futura. Nesse sentido, este artigo descreve a implantação do ensino de programação de computadores para crianças de 7 a 9 anos do Núcleo de Educação da Infância (NEI) da UFRN através do uso da plataforma da Hora do Código, que põe em prática uma metodologia de programação visual auxiliada por jogos digitais, a fim de gerar um maior engajamento das crianças na realização das atividades. Os resultados obtidos com a aplicação da metodologia demonstram uma influência significativa das tarefas executadas no desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico e cognitivo das crianças que participaram do curso de programação durante um semestre