Gestão de pessoas e alinhamento estratégico: Um estudo em meios de hospedagem de alto padrão no Rio Grande do Norte

A presente pesquisa consiste em analisar o alinhamento entre as políticas e práticas de Gestão de Pessoas e a estratégia organizacional, adotadas pelos meios de hospedagem classificados como muito confortáveis no estado do Rio Grande do Norte. Os hotéis selecionados estão na categoria muito confortá...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Catiane Lopes de
Outros Autores: Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22270
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Descrição
Resumo:A presente pesquisa consiste em analisar o alinhamento entre as políticas e práticas de Gestão de Pessoas e a estratégia organizacional, adotadas pelos meios de hospedagem classificados como muito confortáveis no estado do Rio Grande do Norte. Os hotéis selecionados estão na categoria muito confortável entre os demais empreendimentos com mesmo porte segundo o Guia Quatro Rodas, e por oferecem, além de uma ótima estrutura física, um atendimento de excelência aos hóspedes. Adotou-se a abordagem qualitativa, com estudo de múltiplos casos e de caráter descritivo, por realizar uma análise das relações entre as variáveis (políticas e práticas de gestão de pessoas adotadas pelos meios de hospedagem) para posteriormente determinar os efeitos dessas variáveis sobre os hotéis e seu alinhamento com a estratégia organizacional. A coleta de dados foi realizada in loco nos próprios empreendimentos, através de um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado junto aos responsáveis pela gestão de pessoas e a um funcionário de nível operacional em cada equipamento de hospedagem. Para avaliação dos resultados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Como resultado, a pesquisa revelou que a gestão de pessoas, praticada pelos empreendimentos analisados, apresentam-se, em alguns casos, fragilizados no que concerne ao alinhamento com suas estratégias organizacionais, alguns por não terem um planejamento efetivo e organizado que determine suas estratégias, o que consequentemente afeta diretamente na atuação das pessoas, e na criação de políticas e práticas que facilitem o processo de trabalho.