Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física

Cinema exhibits the movement of the body, affects our perception, takes us in a vertigo and produces an evolvement of ourselves with the camera on action. Movie has the capacity of taking us to other worlds, emotions, realities and moments; as spectators, we see cinema as a way of reflecting on seve...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Sebastião, Maria Lúcia
Outros Autores: Nóbrega, Terezinha Petrucia da
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22152
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-22152
record_format dspace
spelling ri-123456789-221522017-11-04T15:15:32Z Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física Sebastião, Maria Lúcia Nóbrega, Terezinha Petrucia da http://lattes.cnpq.br/1975000630276303 http://lattes.cnpq.br/6743881635494941 Costa, Elaine Melo de Brito http://lattes.cnpq.br/6585812032940319 Caminha, Iraquitan de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0554271319840687 Melo, José Pereira de http://lattes.cnpq.br/9283008377235258 Medeiros, Rosie Marie Nascimento de http://lattes.cnpq.br/4739820420408872 Corpo Cinema Percepção Esquema corporal Expressividade CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Cinema exhibits the movement of the body, affects our perception, takes us in a vertigo and produces an evolvement of ourselves with the camera on action. Movie has the capacity of taking us to other worlds, emotions, realities and moments; as spectators, we see cinema as a way of reflecting on several situations, be they real or imaginary. The objective of this paper is to establish relations between body and expressiveness as it appears in Chaplin‟s films as a resort to understand the aesthetic knowledge in Physical Education. The research method relies on the phenomenological attitude proposed by the French philosopher Maurice Merleau-Ponty. Thus, we enrich the living experience with reduction and movement intentionality. In this sense, we evaluated two works realized by Charles Chaplin: Modern Times (1936) and The Circus (1928). In field contents, we describe some aspects relating to corporal perception, drivability and expressiveness. In this perspective, we developed other ways of thinking Physical Education and valuing the body power of creation and re-creation while interpreting movement in its more diversified forms. O cinema exibe o movimento do corpo, altera a nossa percepção, nos leva à vertigem, havendo um envolvimento com a apreciação do movimento da câmera. O cinema nos transporta para outros mundos, outras emoções, realidades, momentos, e é por meio da percepção que nós como espectadores tomamos o cinema como uma possibilidade para refletir diversas situações, reais ou imaginárias. Considerando essa experiência do cinema, o objetivo da pesquisa é estabelecer relações entre corpo e expressividade, a partir de apreciações de obras de Charles Chaplin, visando compreender o conhecimento estético na Educação Física. O método de pesquisa utilizado baseia-se na atitude fenomenológica proposta pelo filósofo Maurice Merleau-Ponty. Assim, incorporamos à experiência vivida, a redução e a intencionalidade do movimento. Nesse sentido, realizamos apreciações de duas obras do cineasta Charles Chaplin: Tempos Modernos (1936) e O Circo (1928), na ficha de conteúdo descrevemos alguns aspectos relacionados à percepção corporal, ao esquema corporal, à motricidade e à expressividade. Nessa perspectiva, possibilitamos outros modos de pensar a Educação Física e valorizar o poder que o corpo tem de criar e recriar, interpretando o movimento nas suas mais diversas formas. 2017-03-06T23:34:29Z 2017-03-06T23:34:29Z 2016-07-29 masterThesis SEBASTIÃO, Maria Lúcia. Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22152 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Corpo
Cinema
Percepção
Esquema corporal
Expressividade
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
spellingShingle Corpo
Cinema
Percepção
Esquema corporal
Expressividade
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Sebastião, Maria Lúcia
Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física
description Cinema exhibits the movement of the body, affects our perception, takes us in a vertigo and produces an evolvement of ourselves with the camera on action. Movie has the capacity of taking us to other worlds, emotions, realities and moments; as spectators, we see cinema as a way of reflecting on several situations, be they real or imaginary. The objective of this paper is to establish relations between body and expressiveness as it appears in Chaplin‟s films as a resort to understand the aesthetic knowledge in Physical Education. The research method relies on the phenomenological attitude proposed by the French philosopher Maurice Merleau-Ponty. Thus, we enrich the living experience with reduction and movement intentionality. In this sense, we evaluated two works realized by Charles Chaplin: Modern Times (1936) and The Circus (1928). In field contents, we describe some aspects relating to corporal perception, drivability and expressiveness. In this perspective, we developed other ways of thinking Physical Education and valuing the body power of creation and re-creation while interpreting movement in its more diversified forms.
author2 Nóbrega, Terezinha Petrucia da
author_facet Nóbrega, Terezinha Petrucia da
Sebastião, Maria Lúcia
format masterThesis
author Sebastião, Maria Lúcia
author_sort Sebastião, Maria Lúcia
title Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física
title_short Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física
title_full Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física
title_fullStr Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física
title_full_unstemmed Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física
title_sort corpo e expressividade no cinema de charles chaplin: notas sobre o conhecimento da educação física
publisher Brasil
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22152
work_keys_str_mv AT sebastiaomarialucia corpoeexpressividadenocinemadecharleschaplinnotassobreoconhecimentodaeducacaofisica
_version_ 1773962350117781504