Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física
Cinema exhibits the movement of the body, affects our perception, takes us in a vertigo and produces an evolvement of ourselves with the camera on action. Movie has the capacity of taking us to other worlds, emotions, realities and moments; as spectators, we see cinema as a way of reflecting on seve...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22152 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-22152 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-221522017-11-04T15:15:32Z Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física Sebastião, Maria Lúcia Nóbrega, Terezinha Petrucia da http://lattes.cnpq.br/1975000630276303 http://lattes.cnpq.br/6743881635494941 Costa, Elaine Melo de Brito http://lattes.cnpq.br/6585812032940319 Caminha, Iraquitan de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0554271319840687 Melo, José Pereira de http://lattes.cnpq.br/9283008377235258 Medeiros, Rosie Marie Nascimento de http://lattes.cnpq.br/4739820420408872 Corpo Cinema Percepção Esquema corporal Expressividade CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Cinema exhibits the movement of the body, affects our perception, takes us in a vertigo and produces an evolvement of ourselves with the camera on action. Movie has the capacity of taking us to other worlds, emotions, realities and moments; as spectators, we see cinema as a way of reflecting on several situations, be they real or imaginary. The objective of this paper is to establish relations between body and expressiveness as it appears in Chaplin‟s films as a resort to understand the aesthetic knowledge in Physical Education. The research method relies on the phenomenological attitude proposed by the French philosopher Maurice Merleau-Ponty. Thus, we enrich the living experience with reduction and movement intentionality. In this sense, we evaluated two works realized by Charles Chaplin: Modern Times (1936) and The Circus (1928). In field contents, we describe some aspects relating to corporal perception, drivability and expressiveness. In this perspective, we developed other ways of thinking Physical Education and valuing the body power of creation and re-creation while interpreting movement in its more diversified forms. O cinema exibe o movimento do corpo, altera a nossa percepção, nos leva à vertigem, havendo um envolvimento com a apreciação do movimento da câmera. O cinema nos transporta para outros mundos, outras emoções, realidades, momentos, e é por meio da percepção que nós como espectadores tomamos o cinema como uma possibilidade para refletir diversas situações, reais ou imaginárias. Considerando essa experiência do cinema, o objetivo da pesquisa é estabelecer relações entre corpo e expressividade, a partir de apreciações de obras de Charles Chaplin, visando compreender o conhecimento estético na Educação Física. O método de pesquisa utilizado baseia-se na atitude fenomenológica proposta pelo filósofo Maurice Merleau-Ponty. Assim, incorporamos à experiência vivida, a redução e a intencionalidade do movimento. Nesse sentido, realizamos apreciações de duas obras do cineasta Charles Chaplin: Tempos Modernos (1936) e O Circo (1928), na ficha de conteúdo descrevemos alguns aspectos relacionados à percepção corporal, ao esquema corporal, à motricidade e à expressividade. Nessa perspectiva, possibilitamos outros modos de pensar a Educação Física e valorizar o poder que o corpo tem de criar e recriar, interpretando o movimento nas suas mais diversas formas. 2017-03-06T23:34:29Z 2017-03-06T23:34:29Z 2016-07-29 masterThesis SEBASTIÃO, Maria Lúcia. Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22152 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Corpo Cinema Percepção Esquema corporal Expressividade CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
spellingShingle |
Corpo Cinema Percepção Esquema corporal Expressividade CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Sebastião, Maria Lúcia Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física |
description |
Cinema exhibits the movement of the body, affects our perception, takes us in a vertigo and produces an evolvement of ourselves with the camera on action. Movie has the capacity of taking us to other worlds, emotions, realities and moments; as spectators, we see cinema as a way of reflecting on several situations, be they real or imaginary. The objective of this paper is to establish relations between body and expressiveness as it appears in Chaplin‟s films as a resort to understand the aesthetic knowledge in Physical Education. The research method relies on the phenomenological attitude proposed by the French philosopher Maurice Merleau-Ponty. Thus, we enrich the living experience with reduction and movement intentionality. In this sense, we evaluated two works realized by Charles Chaplin: Modern Times (1936) and The Circus (1928). In field contents, we describe some aspects relating to corporal perception, drivability and expressiveness. In this perspective, we developed other ways of thinking Physical Education and valuing the body power of creation and re-creation while interpreting movement in its more diversified forms. |
author2 |
Nóbrega, Terezinha Petrucia da |
author_facet |
Nóbrega, Terezinha Petrucia da Sebastião, Maria Lúcia |
format |
masterThesis |
author |
Sebastião, Maria Lúcia |
author_sort |
Sebastião, Maria Lúcia |
title |
Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física |
title_short |
Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física |
title_full |
Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física |
title_fullStr |
Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física |
title_full_unstemmed |
Corpo e expressividade no cinema de Charles Chaplin: notas sobre o conhecimento da Educação Física |
title_sort |
corpo e expressividade no cinema de charles chaplin: notas sobre o conhecimento da educação física |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22152 |
work_keys_str_mv |
AT sebastiaomarialucia corpoeexpressividadenocinemadecharleschaplinnotassobreoconhecimentodaeducacaofisica |
_version_ |
1773962350117781504 |