Intervenções realizadas em um hospital universitário para consolidação de sua autonomia administrativo-financeira e mudança do perfil assistencial
O presente trabalho apresenta as intervenções realizadas em um hospital universitário objetivando, principalmente, a conquista da autonomia administrativa e financeira deste hospital, como também a realização de mudança do seu perfil assistencial e, cons...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | conferenceObject |
Idioma: | por |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22142 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | O presente trabalho apresenta as intervenções realizadas em um hospital universitário objetivando, principalmente, a conquista da autonomia administrativa e financeira deste hospital, como também a realização de mudança do seu perfil assistencial e, conseqüentemente, do modelo do tipo da assistência prestada. Exigências dos Ministérios da Educação e da Saúde tornaram absolutamente preciso a necessidade das intervenções para adequação do hospital aos parâmetros do processo de certificação que lhe dará o título de Hospital de Ensino e, em decorrência disso, o seu ingresso no novo modelo de financiamento desses hospitais: a Contratualização. As intervenções tiveram duas abordagens principais: a) aspectos econômico-financeiros: análise das origens e aplicações dos recursos, e b) mudança do modelo assistencial: atenção multi e interdisciplinar, regionalização, hierarquização e inserção do hospital em rede, a garantia de acesso à população e a humanização da assistência. Os resultados alcançados mostram que o hospital conseguiu um equilíbrio financeiro necessário a sua autonomia administrativa (esta ainda não alcançada). Também houve mudanças significativas no modelo assistencial, as quais tornaram o hospital referência
especializada na assistência à saúde da criança e do adolescente, nos níveis ambulatorial e
hospitalar, para todo o Estado. |
---|