A importância da suplementação de zinco sobre o funcionamento cognitivo de escolares

Zinc is an important micronutrient to human being and its deficiency among schoolchildren is deleterious to growth and development, immune competence, and cognitive function. However, the effect of zinc supplementation on cognitive function is still poorly understood. The purpose of our study was to...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Moura, José Edson de
Outros Autores: Brandão Neto, José
Formato: doctoralThesis
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22040
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-22040
record_format dspace
spelling ri-123456789-220402019-05-26T05:49:22Z A importância da suplementação de zinco sobre o funcionamento cognitivo de escolares Moura, José Edson de Brandão Neto, José Almondes, Katie Moraes de Bruno, Selma Sousa Alves, Nelson Torro Silva, Sérgio Leme da Zinc Cognitive function Nutrition Children CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE Zinc is an important micronutrient to human being and its deficiency among schoolchildren is deleterious to growth and development, immune competence, and cognitive function. However, the effect of zinc supplementation on cognitive function is still poorly understood. The purpose of our study was to evaluate the effect of oral zinc supplementation (5 mg Zn/d during 3 months) on Full Scale Intelligence Coefficient (FSIQ), Verbal Intelligence Quotient (VIQ), and Performance Intelligence Quotient (PIQ), using a Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC III). We studied 36 schoolchildren, aged 6 and 9 years (7.8 ± 1.1). The tests were used in basal conditions before and after zinc supplementation. There was no difference in FSIQ by gender and age. Zinc improved VIQ, only in Information subtest (p = 0.009). But, its effects were more significant in relation to PIQ because improved the subtests Picture Completion, Picture Arrangement, Block Design and Object Assembly (p = 0.0001, for all subtests). In conclusion, zinc supplementation improved specific cognitive abilities, thereby positively influencing the academic performance of schoolchildren, even those without apparent marginal zinc deficiency. A nutrição tem sido considerada como um dos fatores relevantes para um bom crescimento e desenvolvimento em crianças e adolescentes. No cérebro, durante seu período de rápido crescimento, os micronutrientes tem apresentado um papel importante nos processos neurológicos, principalmente o zinco por ser um micronutriente essencial, que contribui para a formação da estrutura cerebral, para o desenvolvimento neuropsicológico e motor. Desta forma, esse micronutriente pode interferir nas funções cognitivas, tais como a memória, atenção, inteligência, linguagem, habilidades psicomotoras e funções emocionais. Considerando que a literatura apresenta relatos pouco esclarecedores sobre a relação entre o zinco e o desenvolvimento cognitivo, principalmente em escolares, este estudo avaliou por meio da aplicação de técnicas neuropsicológicas validadas (WISC II), o significativo papel da sua suplementação (5 mg/dia, durante 3 meses), na cognição em escolares com idade de 6 a 9 anos, sem déficit marginal de zinco. Os resultados mostraram que os escolares apresentaram melhores resultados após o período de suplementação, em habilidades neuropsicológicas especificas não verbal. Concluímos que a suplementação de zinco pode contribuir significativamente para o desempenho escolar. Estudos adicionais são necessários para esclarecer o impacto dessa suplementação em outra população e com amostra mais ampla e de preferência usando o experimento duplo cego. 2017-02-17T20:27:42Z 2017-02-17T20:27:42Z 2013-03-19 doctoralThesis MOURA, José Edson de. A importância da suplementação de zinco sobre o funcionamento cognitivo de escolares. 2013. 82f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22040 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Zinc
Cognitive function
Nutrition
Children
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
spellingShingle Zinc
Cognitive function
Nutrition
Children
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Moura, José Edson de
A importância da suplementação de zinco sobre o funcionamento cognitivo de escolares
description Zinc is an important micronutrient to human being and its deficiency among schoolchildren is deleterious to growth and development, immune competence, and cognitive function. However, the effect of zinc supplementation on cognitive function is still poorly understood. The purpose of our study was to evaluate the effect of oral zinc supplementation (5 mg Zn/d during 3 months) on Full Scale Intelligence Coefficient (FSIQ), Verbal Intelligence Quotient (VIQ), and Performance Intelligence Quotient (PIQ), using a Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC III). We studied 36 schoolchildren, aged 6 and 9 years (7.8 ± 1.1). The tests were used in basal conditions before and after zinc supplementation. There was no difference in FSIQ by gender and age. Zinc improved VIQ, only in Information subtest (p = 0.009). But, its effects were more significant in relation to PIQ because improved the subtests Picture Completion, Picture Arrangement, Block Design and Object Assembly (p = 0.0001, for all subtests). In conclusion, zinc supplementation improved specific cognitive abilities, thereby positively influencing the academic performance of schoolchildren, even those without apparent marginal zinc deficiency.
author2 Brandão Neto, José
author_facet Brandão Neto, José
Moura, José Edson de
format doctoralThesis
author Moura, José Edson de
author_sort Moura, José Edson de
title A importância da suplementação de zinco sobre o funcionamento cognitivo de escolares
title_short A importância da suplementação de zinco sobre o funcionamento cognitivo de escolares
title_full A importância da suplementação de zinco sobre o funcionamento cognitivo de escolares
title_fullStr A importância da suplementação de zinco sobre o funcionamento cognitivo de escolares
title_full_unstemmed A importância da suplementação de zinco sobre o funcionamento cognitivo de escolares
title_sort importância da suplementação de zinco sobre o funcionamento cognitivo de escolares
publisher Brasil
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22040
work_keys_str_mv AT mourajoseedsonde aimportanciadasuplementacaodezincosobreofuncionamentocognitivodeescolares
AT mourajoseedsonde importanciadasuplementacaodezincosobreofuncionamentocognitivodeescolares
_version_ 1773967247646130176