O uso de textos de divulgação científica como recurso didático em aulas de biologia: concepções e relações com a abordagem CTS de ensino

Scientific issues have become increasingly discussion of reason among the Brazilian population, and the information come through diverse as the internet, newspapers and magazines, and often present news related to biology. Also been growing Research aimed at science education, and how to bring these...

Volledige beschrijving

Bewaard in:
Bibliografische gegevens
Hoofdauteur: Santiago, Jussara Freire de Azevêdo
Andere auteurs: Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de
Formaat: Dissertação
Taal:por
Gepubliceerd in: Brasil
Onderwerpen:
Online toegang:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21880
Tags: Voeg label toe
Geen labels, Wees de eerste die dit record labelt!
id ri-123456789-21880
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Textos de divulgação científica
Ensino de biologia
Abordagem CTS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
spellingShingle Textos de divulgação científica
Ensino de biologia
Abordagem CTS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Santiago, Jussara Freire de Azevêdo
O uso de textos de divulgação científica como recurso didático em aulas de biologia: concepções e relações com a abordagem CTS de ensino
description Scientific issues have become increasingly discussion of reason among the Brazilian population, and the information come through diverse as the internet, newspapers and magazines, and often present news related to biology. Also been growing Research aimed at science education, and how to bring these scientific content updated to the classroom, so that they become effective means of learning related educational content. This paper presents a proposal to use scientific texts in biology classes as a possible teaching and learning tool of environmental microbiology topics in schools of large Christmas-RN. The research was initially developed between primary school teachers of science and biology in order to know their views on the concept of Texts of Science Communication (TDCs), and the benefits and difficulties when using these texts in the classroom. The results show that teachers claim to know these texts, but do not have correct settings because confused with scientific articles or simplifying them. The application of disclosure text occurred in a school Parnamirim / RN, the Greater Natal / RN with students of 2nd year of high school, and occurred in two stages, the first were identified, through drawings and a questionnaire, the students' conceptions about viruses and bacteria, and the relationship of science and technology on the control of diseases and epidemics, which served as the basis for analysis and discussion for application of scientific communication text. In the second stage we used a popular science text that comes to viruses, bacteria, science and technology and sustainable development through the issue of proliferation of the mosquito Aedes aegypti, which transmits dengue, chikungunya and zica, epidemic diseases at the time in Brazil. The results show that although the students have a good level of knowledge about symptoms, prevention and control of these diseases still lack critical sense of the influence of science and technology in daily life, because they have a reductionist and linear conception of science, since most students say that science is responsible only for benefits to society.
author2 Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de
author_facet Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de
Santiago, Jussara Freire de Azevêdo
format masterThesis
author Santiago, Jussara Freire de Azevêdo
author_sort Santiago, Jussara Freire de Azevêdo
title O uso de textos de divulgação científica como recurso didático em aulas de biologia: concepções e relações com a abordagem CTS de ensino
title_short O uso de textos de divulgação científica como recurso didático em aulas de biologia: concepções e relações com a abordagem CTS de ensino
title_full O uso de textos de divulgação científica como recurso didático em aulas de biologia: concepções e relações com a abordagem CTS de ensino
title_fullStr O uso de textos de divulgação científica como recurso didático em aulas de biologia: concepções e relações com a abordagem CTS de ensino
title_full_unstemmed O uso de textos de divulgação científica como recurso didático em aulas de biologia: concepções e relações com a abordagem CTS de ensino
title_sort o uso de textos de divulgação científica como recurso didático em aulas de biologia: concepções e relações com a abordagem cts de ensino
publisher Brasil
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21880
work_keys_str_mv AT santiagojussarafreiredeazevedo ousodetextosdedivulgacaocientificacomorecursodidaticoemaulasdebiologiaconcepcoeserelacoescomaabordagemctsdeensino
_version_ 1773958432716488704
spelling ri-123456789-218802023-06-26T20:51:10Z O uso de textos de divulgação científica como recurso didático em aulas de biologia: concepções e relações com a abordagem CTS de ensino Santiago, Jussara Freire de Azevêdo Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de Amorim, Aline de Souza Dantas, Josivania Marisa Textos de divulgação científica Ensino de biologia Abordagem CTS CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA Scientific issues have become increasingly discussion of reason among the Brazilian population, and the information come through diverse as the internet, newspapers and magazines, and often present news related to biology. Also been growing Research aimed at science education, and how to bring these scientific content updated to the classroom, so that they become effective means of learning related educational content. This paper presents a proposal to use scientific texts in biology classes as a possible teaching and learning tool of environmental microbiology topics in schools of large Christmas-RN. The research was initially developed between primary school teachers of science and biology in order to know their views on the concept of Texts of Science Communication (TDCs), and the benefits and difficulties when using these texts in the classroom. The results show that teachers claim to know these texts, but do not have correct settings because confused with scientific articles or simplifying them. The application of disclosure text occurred in a school Parnamirim / RN, the Greater Natal / RN with students of 2nd year of high school, and occurred in two stages, the first were identified, through drawings and a questionnaire, the students' conceptions about viruses and bacteria, and the relationship of science and technology on the control of diseases and epidemics, which served as the basis for analysis and discussion for application of scientific communication text. In the second stage we used a popular science text that comes to viruses, bacteria, science and technology and sustainable development through the issue of proliferation of the mosquito Aedes aegypti, which transmits dengue, chikungunya and zica, epidemic diseases at the time in Brazil. The results show that although the students have a good level of knowledge about symptoms, prevention and control of these diseases still lack critical sense of the influence of science and technology in daily life, because they have a reductionist and linear conception of science, since most students say that science is responsible only for benefits to society. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Questões científicas têm se tornado cada vez mais motivo de discussão entre a população brasileira, e as informações chegam por meio diversos como a internet, jornais e revistas, e apresentam muitas vezes notícias relacionadas à Biologia. Também vêm crescendo as pesquisas voltadas ao Ensino de Ciências, e de que maneira trazer esses conteúdos científicos atualizados para a sala de aula, de forma que se tornem meio de aprendizagem efetiva dos conteúdos escolares relacionados. O presente trabalho traz uma proposta de utilizar textos de divulgação científica em aulas de Biologia como uma possível ferramenta de ensino e aprendizagem de temas de Microbiologia ambiental em escolas da grande Natal-RN. A pesquisa foi desenvolvida inicialmente entre professores do ensino básico de ciências e biologia a fim de conhecer suas concepções sobre o conceito de Textos de Divulgação Científica (TDCs), além das vantagens e dificuldades ao utilizarem esses textos em sala de aula. Os resultados mostram que os professores afirmam conhecer esses textos, mas não apresentam definições corretas, pois confundem com artigos científicos ou uma simplificação destes. A aplicação do texto de divulgação ocorreu em uma escola de Parnamirim/RN, região da grande Natal/RN com alunos da 2ª série do ensino médio, e ocorreu em duas etapas. Na primeira foram identificadas, através de desenhos e de um questionário, as concepções dos alunos sobre vírus e bactérias, e sobre a relação da ciência e da tecnologia sobre o controle de doenças e epidemias, o que serviu de base para análise e discussão para aplicação do texto de divulgação científica. Na segunda etapa foi utilizado um texto de divulgação científica que trata de vírus, bactérias, ciência e tecnologia e desenvolvimento sustentável, através da temática da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica e chikungunya, doenças epidêmicas no momento no Brasil. Os resultados mostram que apesar dos alunos terem um bom nível de conhecimento sobre sintomas, formas de prevenção e controle dessas doenças, ainda não possuem senso crítico sobre a influência da ciência e da tecnologia no cotidiano das pessoas, pois possuem uma concepção reducionista e linear da ciência, já que a maioria afirma que a ciência é responsável somente por benefícios à sociedade. 2017-02-07T17:23:32Z 2017-02-07T17:23:32Z 2016-07-28 masterThesis SANTIAGO, Jussara Freire de Azevêdo. O uso de textos de divulgação científica como recurso didático em aulas de biologia: concepções e relações com a abordagem CTS de ensino. 2016. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21880 por O uso de textos de divulgação científica como recurso didático em aulas de biologia: concepções e relações com a abordagem CTS de ensino O uso de textos de divulgação científica como recurso didático em aulas de biologia: concepções e relações com a abordagem CTS de ensino https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52895 Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA