O sertão (r)existe: a peleja entre o real e a invenção na poesia de Patativa do Assaré

Patativa do Assaré’s poems published in his first book, Inspiração Nordestina, are the inspiration to development of this study, owing to them our study showed the complexity of the representation of Sertão in Patativa’s discourse. The analysis is based on observation that the region was sung for Pa...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Paiva, Lisane Mariádne Melo de
Outros Autores: Venâncio, Karina Chianca
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21861
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-21861
record_format dspace
spelling ri-123456789-218612017-11-03T08:02:59Z O sertão (r)existe: a peleja entre o real e a invenção na poesia de Patativa do Assaré The Sertão (r)exist: the fight between real and invention in Patativa do Assaré’s poems Paiva, Lisane Mariádne Melo de Venâncio, Karina Chianca http://lattes.cnpq.br/9550407417347538 http://lattes.cnpq.br/3273210314657554 Lima, Tania Maria de Araújo http://lattes.cnpq.br/8280794437858524 Santos, Derivaldo dos http://lattes.cnpq.br/8615666365895204 Costa, Maria de Fátima Batista http://lattes.cnpq.br/6085120742990445 Lima, Stelio Torquato http://lattes.cnpq.br/1661081147524477 Patativa do Assaré Sertão Cultural studies Entre-lugar CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Patativa do Assaré’s poems published in his first book, Inspiração Nordestina, are the inspiration to development of this study, owing to them our study showed the complexity of the representation of Sertão in Patativa’s discourse. The analysis is based on observation that the region was sung for Patativa with deep fidelity to his view about it, without necessarily help the building of similar images to what means “real” or to what is known by the hegemonic discourse. This study, in this sense, interpret various tensions about the sign of Sertão shown in Patativa’s poetry, suggest them like elements which constitute a poetic in frontier condition. For that, the research, especially, is based on the theories of Silviano Santiago (2000) about the concept of “entre-lugar”, on studies about the traditions by Octávio Paz (1984) and Amadou Hampaté Bâ (1982), as well as on researches about country and city / sertão and metropolis by Raymond Williams (1989) and Durval Muniz (2011). The discourse of Patativa was analysed starting from the idea about his subject construction, entering in the Sertão which was sing by him and in that one which dialogues with what is said by the other, lastly, the study is balanced in the middle of the fight of this Sertão which exists and resists. As poesias de Patativa do Assaré publicadas em seu primeiro livro, Inspiração Nordestina, inspiram o desenvolvimento desta pesquisa, tendo em vista que por meio delas o estudo propõe leituras acerca da complexidade da representação do Sertão no discurso do poeta. A análise é norteada pela observação de que tal espaço foi cantado por Patativa com profunda fidedignidade ao seu olhar sobre ele, sem necessariamente possibilitar a construção de retratos similares ao que é considerado como “real”, ou ao que foi cristalizado pelo discurso hegemônico. O estudo, ainda nesse sentido, interpreta as diversas tensões sobre o signo Sertão expostas na lira patativana, sugerindo-as como elementos constituintes de uma poética em estado de fronteira. Para tanto, a pesquisa apoiou-se, especialmente, nas delimitações de Silviano Santiago (2000) sobre o conceito de entre-lugar, nos estudos sobre a tradição desenvolvidos por Octávio Paz (1984) e Amadou Hampaté Bâ (1982), bem como nos olhares sobre campo e cidade / sertão e metrópoles de Raymond Williams (1989) e Durval Muniz (2011). Adentramos o discurso de Patativa partindo da compreensão da sua construção enquanto sujeito, embrenhando-nos no Sertão cantado por ele como também naquele que entra em diálogo com o dito pelo outro e, por fim, equilibramo-nos no meio da peleja desse Sertão que existe e resiste. 2017-02-03T20:26:36Z 2017-02-03T20:26:36Z 2016-02-29 masterThesis PAIVA, Lisane Mariádne Melo de. O sertão (r)existe: a peleja entre o real e a invenção na poesia de Patativa do Assaré. 2016. 109f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21861 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Patativa do Assaré
Sertão
Cultural studies
Entre-lugar
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Patativa do Assaré
Sertão
Cultural studies
Entre-lugar
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Paiva, Lisane Mariádne Melo de
O sertão (r)existe: a peleja entre o real e a invenção na poesia de Patativa do Assaré
description Patativa do Assaré’s poems published in his first book, Inspiração Nordestina, are the inspiration to development of this study, owing to them our study showed the complexity of the representation of Sertão in Patativa’s discourse. The analysis is based on observation that the region was sung for Patativa with deep fidelity to his view about it, without necessarily help the building of similar images to what means “real” or to what is known by the hegemonic discourse. This study, in this sense, interpret various tensions about the sign of Sertão shown in Patativa’s poetry, suggest them like elements which constitute a poetic in frontier condition. For that, the research, especially, is based on the theories of Silviano Santiago (2000) about the concept of “entre-lugar”, on studies about the traditions by Octávio Paz (1984) and Amadou Hampaté Bâ (1982), as well as on researches about country and city / sertão and metropolis by Raymond Williams (1989) and Durval Muniz (2011). The discourse of Patativa was analysed starting from the idea about his subject construction, entering in the Sertão which was sing by him and in that one which dialogues with what is said by the other, lastly, the study is balanced in the middle of the fight of this Sertão which exists and resists.
author2 Venâncio, Karina Chianca
author_facet Venâncio, Karina Chianca
Paiva, Lisane Mariádne Melo de
format masterThesis
author Paiva, Lisane Mariádne Melo de
author_sort Paiva, Lisane Mariádne Melo de
title O sertão (r)existe: a peleja entre o real e a invenção na poesia de Patativa do Assaré
title_short O sertão (r)existe: a peleja entre o real e a invenção na poesia de Patativa do Assaré
title_full O sertão (r)existe: a peleja entre o real e a invenção na poesia de Patativa do Assaré
title_fullStr O sertão (r)existe: a peleja entre o real e a invenção na poesia de Patativa do Assaré
title_full_unstemmed O sertão (r)existe: a peleja entre o real e a invenção na poesia de Patativa do Assaré
title_sort o sertão (r)existe: a peleja entre o real e a invenção na poesia de patativa do assaré
publisher Brasil
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21861
work_keys_str_mv AT paivalisanemariadnemelode osertaorexisteapelejaentreorealeainvencaonapoesiadepatativadoassare
AT paivalisanemariadnemelode thesertaorexistthefightbetweenrealandinventioninpatativadoassarespoems
_version_ 1773965626890518528