Proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica

This study has as objective to show the Mathematic teachers a new trigonometry lesson perspective in high school based on Activity Theory proposed by Talizina (2000), offering content about how the student learns, which mental processes are linked and how the information comes to him. It shows th...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Alves, Robewilton da Silva
Outros Autores: Pereira, Marcelo Gomes
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21759
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-21759
record_format dspace
spelling ri-123456789-217592017-11-04T15:03:31Z Proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica Alves, Robewilton da Silva Pereira, Marcelo Gomes http://lattes.cnpq.br/4243200397362489 http://lattes.cnpq.br/8115277730238592 Medino, Ary Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/7296244207920172 Ferreira, Debora Borges http://lattes.cnpq.br/8894486682278789 Ensino Psicologia Trigonometria CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL This study has as objective to show the Mathematic teachers a new trigonometry lesson perspective in high school based on Activity Theory proposed by Talizina (2000), offering content about how the student learns, which mental processes are linked and how the information comes to him. It shows the control steps to maximize the student learning and exposes trigonometry lessons, based on Mental Actions Formation Theory containing: definitions, how to show them to the student, activities and exercises. These are designed to match theory and practice through the process of pedagogic psychology. The theoretical substantiation revolves around renowned authors such as: Van de Walle (2009); Vigotsky (2007); Galperin (2009) and Talizina (2000). This research concludes that there are many reasons to use the pedagogic psychology in mathematics lesson proposals, especially, in trigonometry teaching in high school. Este trabalho tem o objetivo de mostrar aos professores de Matemática uma nova proposta de aula de trigonometria para o Ensino Médio baseada na Teoria da Atividade desenvolvida por Talizina (2000), oferencendo um material sobre a maneira como o aluno aprende, que processos mentais são encadeados e como a informação chega até ele. Mostra também as etapas de controle para maximizar o aprendizado do aluno bem como expõe aulas de trigonometria baseadas na Teoria de Formações das Ações Mentais contendo: definições, modo de apresentá-las ao aluno, atividades e exercícios. As referedias aulas foram elaboradas para unir teoria e prática através do processo da psicologia pedagógica. A fundamentação teórica gira em torno de autores renomados como: Aretio (2004; 2006); Van de Walle (2009); Veloso (2000); Vigotsky (2007); Galperin (2009) e Talizina (2000). Como conclusão, é visto que há vários motivos para se usar a psicologia pedagógica nas propostas de aula de Matemática, em especial, no ensino de Trigonometria para ensino médio. 2017-01-26T13:30:09Z 2017-01-26T13:30:09Z 2016-08-01 masterThesis ALVES, Robewilton da Silva. Proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica. 2016. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21759 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Ensino
Psicologia
Trigonometria
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL
spellingShingle Ensino
Psicologia
Trigonometria
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL
Alves, Robewilton da Silva
Proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica
description This study has as objective to show the Mathematic teachers a new trigonometry lesson perspective in high school based on Activity Theory proposed by Talizina (2000), offering content about how the student learns, which mental processes are linked and how the information comes to him. It shows the control steps to maximize the student learning and exposes trigonometry lessons, based on Mental Actions Formation Theory containing: definitions, how to show them to the student, activities and exercises. These are designed to match theory and practice through the process of pedagogic psychology. The theoretical substantiation revolves around renowned authors such as: Van de Walle (2009); Vigotsky (2007); Galperin (2009) and Talizina (2000). This research concludes that there are many reasons to use the pedagogic psychology in mathematics lesson proposals, especially, in trigonometry teaching in high school.
author2 Pereira, Marcelo Gomes
author_facet Pereira, Marcelo Gomes
Alves, Robewilton da Silva
format masterThesis
author Alves, Robewilton da Silva
author_sort Alves, Robewilton da Silva
title Proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica
title_short Proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica
title_full Proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica
title_fullStr Proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica
title_full_unstemmed Proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica
title_sort proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica
publisher Brasil
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21759
work_keys_str_mv AT alvesrobewiltondasilva propostametodologicaparaoensinodatrigonometriabaseadanapsicologiapedagogica
_version_ 1773964556711755776