Proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica
This study has as objective to show the Mathematic teachers a new trigonometry lesson perspective in high school based on Activity Theory proposed by Talizina (2000), offering content about how the student learns, which mental processes are linked and how the information comes to him. It shows th...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21759 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-21759 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-217592017-11-04T15:03:31Z Proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica Alves, Robewilton da Silva Pereira, Marcelo Gomes http://lattes.cnpq.br/4243200397362489 http://lattes.cnpq.br/8115277730238592 Medino, Ary Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/7296244207920172 Ferreira, Debora Borges http://lattes.cnpq.br/8894486682278789 Ensino Psicologia Trigonometria CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL This study has as objective to show the Mathematic teachers a new trigonometry lesson perspective in high school based on Activity Theory proposed by Talizina (2000), offering content about how the student learns, which mental processes are linked and how the information comes to him. It shows the control steps to maximize the student learning and exposes trigonometry lessons, based on Mental Actions Formation Theory containing: definitions, how to show them to the student, activities and exercises. These are designed to match theory and practice through the process of pedagogic psychology. The theoretical substantiation revolves around renowned authors such as: Van de Walle (2009); Vigotsky (2007); Galperin (2009) and Talizina (2000). This research concludes that there are many reasons to use the pedagogic psychology in mathematics lesson proposals, especially, in trigonometry teaching in high school. Este trabalho tem o objetivo de mostrar aos professores de Matemática uma nova proposta de aula de trigonometria para o Ensino Médio baseada na Teoria da Atividade desenvolvida por Talizina (2000), oferencendo um material sobre a maneira como o aluno aprende, que processos mentais são encadeados e como a informação chega até ele. Mostra também as etapas de controle para maximizar o aprendizado do aluno bem como expõe aulas de trigonometria baseadas na Teoria de Formações das Ações Mentais contendo: definições, modo de apresentá-las ao aluno, atividades e exercícios. As referedias aulas foram elaboradas para unir teoria e prática através do processo da psicologia pedagógica. A fundamentação teórica gira em torno de autores renomados como: Aretio (2004; 2006); Van de Walle (2009); Veloso (2000); Vigotsky (2007); Galperin (2009) e Talizina (2000). Como conclusão, é visto que há vários motivos para se usar a psicologia pedagógica nas propostas de aula de Matemática, em especial, no ensino de Trigonometria para ensino médio. 2017-01-26T13:30:09Z 2017-01-26T13:30:09Z 2016-08-01 masterThesis ALVES, Robewilton da Silva. Proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica. 2016. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21759 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Ensino Psicologia Trigonometria CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL |
spellingShingle |
Ensino Psicologia Trigonometria CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL Alves, Robewilton da Silva Proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica |
description |
This study has as objective to show the Mathematic teachers a new trigonometry lesson
perspective in high school based on Activity Theory proposed by Talizina (2000), offering
content about how the student learns, which mental processes are linked and how the
information comes to him. It shows the control steps to maximize the student learning
and exposes trigonometry lessons, based on Mental Actions Formation Theory containing:
definitions, how to show them to the student, activities and exercises. These are designed
to match theory and practice through the process of pedagogic psychology. The theoretical
substantiation revolves around renowned authors such as: Van de Walle (2009); Vigotsky
(2007); Galperin (2009) and Talizina (2000). This research concludes that there are many
reasons to use the pedagogic psychology in mathematics lesson proposals, especially, in
trigonometry teaching in high school. |
author2 |
Pereira, Marcelo Gomes |
author_facet |
Pereira, Marcelo Gomes Alves, Robewilton da Silva |
format |
masterThesis |
author |
Alves, Robewilton da Silva |
author_sort |
Alves, Robewilton da Silva |
title |
Proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica |
title_short |
Proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica |
title_full |
Proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica |
title_fullStr |
Proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica |
title_full_unstemmed |
Proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica |
title_sort |
proposta metodológica para o ensino da trigonometria baseada na psicologia pedagógica |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21759 |
work_keys_str_mv |
AT alvesrobewiltondasilva propostametodologicaparaoensinodatrigonometriabaseadanapsicologiapedagogica |
_version_ |
1773964556711755776 |