Análise do livro didático de matemática e a sua relação com os gêneros discursivos
From the official indicators Education Development Index Basic (IDEB), Programme for International Student Assessment (PISA) and Proof Brazil, it is possible to perhaps that a large proportion of the problems related to poor learning of students completing the early years of elementary school is...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21702 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-21702 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Gênero discursivo Livro didático Ensino de matemática Leitura CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Gênero discursivo Livro didático Ensino de matemática Leitura CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Perez, Francisca Monteiro da Silva Análise do livro didático de matemática e a sua relação com os gêneros discursivos |
description |
From the official indicators Education Development Index Basic (IDEB), Programme
for International Student Assessment (PISA) and Proof Brazil, it is possible to perhaps
that a large proportion of the problems related to poor learning of students completing
the early years of elementary school is because of low reading proficiency. This fact
has been point out as a major problem of compulsory basic education as evidenced
by low rates in tests. On the other hand, reading proficiency is constitute as one of the
schools main objectives and is essential to the different curriculum components, as
well as to the specific demands of interaction required by society. Examine the relation
between intrinsic elements and the reader formation of our students. The major
objective of this research is to analyze what approach given to genres in textbooks of
mathematics, approved by Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013) and
adopted in the early years of public elementary school. Such materials correspond to
collections taken in the municipal public schools network Mossoró/RN. The research
development, in fundamentals, is based on Bakhtin (2011, 2014) perspective on
genders discourse. Besides that, Leite & Barbosa (2014), Schneuwly & Dolz (2011),
Marcuschi (2008), Axe (2002), Vygotsky (2008), Freire (1996), Smole & Diniz (1999),
Lopes & Nacarato (2009), studies support this idea. This research will contribute to
developing policies that are aimed at PNLD (National Textbook Program), to reading
and mathematics education from the data may signal and also collaborate with studies
to generate data that will assist authors in the elaboration of contents and activities
Textbook (LD). |
author2 |
Noronha, Claudianny Amorim |
author_facet |
Noronha, Claudianny Amorim Perez, Francisca Monteiro da Silva |
format |
masterThesis |
author |
Perez, Francisca Monteiro da Silva |
author_sort |
Perez, Francisca Monteiro da Silva |
title |
Análise do livro didático de matemática e a sua relação com os gêneros discursivos |
title_short |
Análise do livro didático de matemática e a sua relação com os gêneros discursivos |
title_full |
Análise do livro didático de matemática e a sua relação com os gêneros discursivos |
title_fullStr |
Análise do livro didático de matemática e a sua relação com os gêneros discursivos |
title_full_unstemmed |
Análise do livro didático de matemática e a sua relação com os gêneros discursivos |
title_sort |
análise do livro didático de matemática e a sua relação com os gêneros discursivos |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21702 |
work_keys_str_mv |
AT perezfranciscamonteirodasilva analisedolivrodidaticodematematicaeasuarelacaocomosgenerosdiscursivos |
_version_ |
1773966246056820736 |
spelling |
ri-123456789-217022017-11-04T00:34:56Z Análise do livro didático de matemática e a sua relação com os gêneros discursivos Perez, Francisca Monteiro da Silva Noronha, Claudianny Amorim Barbosa, Tatyana Mabel Nobre Pontes, Mércia de Oliveira Lima, Cláudia Pereira de Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Gênero discursivo Livro didático Ensino de matemática Leitura CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO From the official indicators Education Development Index Basic (IDEB), Programme for International Student Assessment (PISA) and Proof Brazil, it is possible to perhaps that a large proportion of the problems related to poor learning of students completing the early years of elementary school is because of low reading proficiency. This fact has been point out as a major problem of compulsory basic education as evidenced by low rates in tests. On the other hand, reading proficiency is constitute as one of the schools main objectives and is essential to the different curriculum components, as well as to the specific demands of interaction required by society. Examine the relation between intrinsic elements and the reader formation of our students. The major objective of this research is to analyze what approach given to genres in textbooks of mathematics, approved by Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013) and adopted in the early years of public elementary school. Such materials correspond to collections taken in the municipal public schools network Mossoró/RN. The research development, in fundamentals, is based on Bakhtin (2011, 2014) perspective on genders discourse. Besides that, Leite & Barbosa (2014), Schneuwly & Dolz (2011), Marcuschi (2008), Axe (2002), Vygotsky (2008), Freire (1996), Smole & Diniz (1999), Lopes & Nacarato (2009), studies support this idea. This research will contribute to developing policies that are aimed at PNLD (National Textbook Program), to reading and mathematics education from the data may signal and also collaborate with studies to generate data that will assist authors in the elaboration of contents and activities Textbook (LD). A partir dos indicadores oficiais Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e Prova Brasil, é possível observar que grande parcela dos problemas referentes à deficiente aprendizagem dos alunos que concluem os anos iniciais do ensino fundamental se deve ao fato da pouca proficiência em leitura, e isso tem sido apontado como um dos principais problemas da escolaridade básica obrigatória, como é evidenciado pelos baixos índices nessas avaliações. Em contrapartida, a proficiência em leitura constituise como um dos objetivos centrais da escola, sendo essencial aos diferentes componentes curriculares, como também às próprias demandas de interação requeridas pela sociedade. Devido a tal relevância iremos analisar os elementos intrínsecos à formação leitora dos nossos alunos. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar qual a abordagem dada aos gêneros discursivos nos livros didáticos de matemática, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013) e adotados nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. Tais matérias correspondem às coleções adotadas em escolas da rede pública municipal de Mossoró/RN. No desenvolvimento das análises desta pesquisa, nos fundamentamos, na perspectiva de Bakhtin (2011, 2014) acerca dos gêneros do discurso, nos apoiamos também nos estudos de Leite e Barbosa (2014), Schneuwly e Dolz (2011), Marcuschi (2008), Machado (2002), Vigotski (2008), Freire (1996), Smole e Diniz (1999), Lopes e Nacarato (2009). Esta pesquisa contribuirá para elaboração de políticas que sejam voltadas ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), à leitura e ao ensino de matemática a partir do que os dados venham a sinalizar e também colaborar com estudos que possam gerar dados que venham a auxiliar os autores na elaboração de conteúdos e atividades do Livro Didático (LD). 2017-01-20T12:14:45Z 2017-01-20T12:14:45Z 2016-03-16 masterThesis PEREZ, Francisca Monteiro da Silva. Análise do livro didático de matemática e a sua relação com os gêneros discursivos. 2016. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21702 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |