Análise do desempenho e erros dos estudantes nos vestibulares da UFRN (2009-2013), sobre a habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais

O estudo sobre a habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais apresenta importante significado na compreensão do ensino de Química. Porém a forma como esse conteúdo é trabalhado em sala de aula, principalmente no ensino tradicional, não prioriza uma estru...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Alves, Marcelo Victor dos Santos
Outros Autores: Nunez, Isauro Beltran
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21691
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-21691
record_format dspace
spelling ri-123456789-216912020-01-05T07:55:56Z Análise do desempenho e erros dos estudantes nos vestibulares da UFRN (2009-2013), sobre a habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais Alves, Marcelo Victor dos Santos Nunez, Isauro Beltran Ramalho, Betania Leite Meneses, Fabia Maria Gomes de Substâncias e materiais Habilidade de explicar Teoria de Galperin Vestibular UFRN CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA O estudo sobre a habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais apresenta importante significado na compreensão do ensino de Química. Porém a forma como esse conteúdo é trabalhado em sala de aula, principalmente no ensino tradicional, não prioriza uma estruturação sistematizada dos conteúdos que sustentam esse conhecimento, ocorrendo de maneira fragmentada. Diante desse contexto, essa dissertação tem como objetivo estudar o desempenho e os erros dos estudantes sobre o tema supracitado, nas provas de Química do Vestibular da UFRN entre os anos de 2009 a 2013. Para isso, foi feito um levantamento dos principais erros e suas correlações com dificuldades de aprendizagem e concepções alternativas dos estudantes, segundo os principais autores no Ensino de Ciência, assim como um estudo da habilidade de explicar como habilidade cognitivo-linguistica. O percurso metodológico envolveu uma abordagem quantitativa do tipo descritiva de cada questão das provas de vestibular, assim como dos relatórios da Comperve. A análise dos resultados demonstrou as categorias estabelecidas, em forma de tabelas, das quais, identificou que os conhecimentos sobre a natureza do átomo esteve presentes na maioria dos erros cometidos pelos candidatos. Este conteúdo conceitual também foi observado na questão com menor desempenho por parte dos candidatos (17,1% de índice de acerto). A análise também trouxe contribuições inovadoras como a análise da natureza de cada questão, relacionada a sua resolução integral ou parcial de acordo com a Base Orientadora da Ação de referência. Com isso, a pesquisa desenvolveu uma unidade didática como produto educacional, que pode servir de auxílio para o Professor de Química na formação da habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais. Essa unidade didática fundamentou-se na Teoria da assimilação por etapas de P. Ya. Galperin, referenciada por Núñez (2009) e na abordagem sistêmica do tipo funcional estrutural, segundo Reshetova (1988) e Núñez (1992). 2017-01-18T15:35:58Z 2017-01-18T15:35:58Z 2016-06-08 masterThesis ALVES, Marcelo Victor dos Santos. Análise do desempenho e erros dos estudantes nos vestibulares da UFRN (2009-2013), sobre a habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais. 2016. 168f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21691 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Substâncias e materiais
Habilidade de explicar
Teoria de Galperin
Vestibular UFRN
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
spellingShingle Substâncias e materiais
Habilidade de explicar
Teoria de Galperin
Vestibular UFRN
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Alves, Marcelo Victor dos Santos
Análise do desempenho e erros dos estudantes nos vestibulares da UFRN (2009-2013), sobre a habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais
description O estudo sobre a habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais apresenta importante significado na compreensão do ensino de Química. Porém a forma como esse conteúdo é trabalhado em sala de aula, principalmente no ensino tradicional, não prioriza uma estruturação sistematizada dos conteúdos que sustentam esse conhecimento, ocorrendo de maneira fragmentada. Diante desse contexto, essa dissertação tem como objetivo estudar o desempenho e os erros dos estudantes sobre o tema supracitado, nas provas de Química do Vestibular da UFRN entre os anos de 2009 a 2013. Para isso, foi feito um levantamento dos principais erros e suas correlações com dificuldades de aprendizagem e concepções alternativas dos estudantes, segundo os principais autores no Ensino de Ciência, assim como um estudo da habilidade de explicar como habilidade cognitivo-linguistica. O percurso metodológico envolveu uma abordagem quantitativa do tipo descritiva de cada questão das provas de vestibular, assim como dos relatórios da Comperve. A análise dos resultados demonstrou as categorias estabelecidas, em forma de tabelas, das quais, identificou que os conhecimentos sobre a natureza do átomo esteve presentes na maioria dos erros cometidos pelos candidatos. Este conteúdo conceitual também foi observado na questão com menor desempenho por parte dos candidatos (17,1% de índice de acerto). A análise também trouxe contribuições inovadoras como a análise da natureza de cada questão, relacionada a sua resolução integral ou parcial de acordo com a Base Orientadora da Ação de referência. Com isso, a pesquisa desenvolveu uma unidade didática como produto educacional, que pode servir de auxílio para o Professor de Química na formação da habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais. Essa unidade didática fundamentou-se na Teoria da assimilação por etapas de P. Ya. Galperin, referenciada por Núñez (2009) e na abordagem sistêmica do tipo funcional estrutural, segundo Reshetova (1988) e Núñez (1992).
author2 Nunez, Isauro Beltran
author_facet Nunez, Isauro Beltran
Alves, Marcelo Victor dos Santos
format masterThesis
author Alves, Marcelo Victor dos Santos
author_sort Alves, Marcelo Victor dos Santos
title Análise do desempenho e erros dos estudantes nos vestibulares da UFRN (2009-2013), sobre a habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais
title_short Análise do desempenho e erros dos estudantes nos vestibulares da UFRN (2009-2013), sobre a habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais
title_full Análise do desempenho e erros dos estudantes nos vestibulares da UFRN (2009-2013), sobre a habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais
title_fullStr Análise do desempenho e erros dos estudantes nos vestibulares da UFRN (2009-2013), sobre a habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais
title_full_unstemmed Análise do desempenho e erros dos estudantes nos vestibulares da UFRN (2009-2013), sobre a habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais
title_sort análise do desempenho e erros dos estudantes nos vestibulares da ufrn (2009-2013), sobre a habilidade de explicar a estrutura e propriedades físicas das substâncias e dos materiais
publisher Brasil
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21691
work_keys_str_mv AT alvesmarcelovictordossantos analisedodesempenhoeerrosdosestudantesnosvestibularesdaufrn20092013sobreahabilidadedeexplicaraestruturaepropriedadesfisicasdassubstanciasedosmateriais
_version_ 1773959582466441216