Os usos dos marcadores de responsabilidade enunciativa em redações do vestibular UFRN 2013

This research is based on Textual Analysis of Discourses, that is an approach proposed by Jean-Michel Adam (2011) with the aim to think text and discourse into new categories, one of them, our focus, is the category called Utterance Responsibility, that points to the "voices" of the text,...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Julianne Pereira dos
Outros Autores: Rodrigues, Maria das Graças Soares
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21644
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-21644
record_format dspace
spelling ri-123456789-216442017-11-03T09:25:59Z Os usos dos marcadores de responsabilidade enunciativa em redações do vestibular UFRN 2013 Santos, Julianne Pereira dos Rodrigues, Maria das Graças Soares http://lattes.cnpq.br/9412258836248453 http://lattes.cnpq.br/1239053356970371 Passeggi, Luis Alvaro Sgadari http://lattes.cnpq.br/4021473858264190 Galvão, Marise Adriana Mamede http://lattes.cnpq.br/1829337364208280 Queiroz, Maria Eliete de http://lattes.cnpq.br/3521788341452076 Análise textual dos discursos Responsabilidade enunciativa Artigos de opinião CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA This research is based on Textual Analysis of Discourses, that is an approach proposed by Jean-Michel Adam (2011) with the aim to think text and discourse into new categories, one of them, our focus, is the category called Utterance Responsibility, that points to the "voices" of the text, to polyphony, to assumption or not of the utterances. In this sense, the aim of our investigation is to identify, to describe and to analyze the Utterance Responsibility at essays (opinion articles) writing by candidates to vestibular UFRN 2013. Thus, we seek to answer the following question: how is Utterance Responsibility characterized the opinion articles writing by students in selective process for college? From this central question, we observe if students assume responsibility at utterances, if they report another(s) source(s) of knowledge, as well language marks those lead us to identify different voices at statements and also points of views [PdV] of candidates. In addition to Textual Analysis of Discourses, we also reference other theoretical academics those focus on the voices’s study, such Rabatel (2005, 2009, 2010), Authier-Revuz (2004) and Rodrigues (2010). The results show that depending on gender requested greater tendency of candidate assumes Utterance Responsibility, through of epistemic mediation, in order to reaffirm his PdV, as a polyphonic feature known as argument from authority. Esta pesquisa, ancorada na Análise Textual dos Discursos, abordagem proposta por Jean-Michel Adam (2011), com o objetivo de pensar o texto e o discurso em novas categorias, focaliza a categoria chamada Responsabilidade Enunciativa, que corresponde às “vozes” do texto, à sua polifonia, à assunção ou não dos enunciados proferidos. Nesse sentido, estabelecemos como objetivos identificar, descrever e analisar artigos de opinião produzidos por candidatos ao vestibular da UFRN 2013 no que diz respeito à Responsabilidade Enunciativa. Procuramos responder à seguinte questão: como se caracteriza a Responsabilidade Enunciativa em artigos de opinião produzidos por alunos em processo seletivo de vestibular? A partir dessa pergunta central, observamos se o aluno assume a responsabilidade pelo que enuncia, se faz remissões a outra(s) fonte(s) do saber, que marcas linguísticas nos levam a identificar diferentes vozes nos enunciados e quais os pontos de vista [PdV’s] explicitados pelos candidatos. Além da Análise Textual dos Discursos, embasamo-nos também em pressupostos de outros teóricos que se debruçam sobre o estudo das vozes, a exemplo de Rabatel (2005, 2009, 2010), Authier-Revuz (2004) e Rodrigues (2010). Os resultados apontam, em decorrência do gênero solicitado na proposta de redação, uma maior tendência do candidato a assumir a responsabilidade enunciativa, usando a mediação epistêmica apenas para reforçar seu posicionamento, como um recurso polifônico conhecido como argumento de autoridade. 2017-01-16T12:57:36Z 2017-01-16T12:57:36Z 2016-02-26 masterThesis SANTOS, Julianne Pereira dos. Os usos dos marcadores de responsabilidade enunciativa em redações do vestibular UFRN 2013. 2016. 85f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21644 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Análise textual dos discursos
Responsabilidade enunciativa
Artigos de opinião
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Análise textual dos discursos
Responsabilidade enunciativa
Artigos de opinião
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Santos, Julianne Pereira dos
Os usos dos marcadores de responsabilidade enunciativa em redações do vestibular UFRN 2013
description This research is based on Textual Analysis of Discourses, that is an approach proposed by Jean-Michel Adam (2011) with the aim to think text and discourse into new categories, one of them, our focus, is the category called Utterance Responsibility, that points to the "voices" of the text, to polyphony, to assumption or not of the utterances. In this sense, the aim of our investigation is to identify, to describe and to analyze the Utterance Responsibility at essays (opinion articles) writing by candidates to vestibular UFRN 2013. Thus, we seek to answer the following question: how is Utterance Responsibility characterized the opinion articles writing by students in selective process for college? From this central question, we observe if students assume responsibility at utterances, if they report another(s) source(s) of knowledge, as well language marks those lead us to identify different voices at statements and also points of views [PdV] of candidates. In addition to Textual Analysis of Discourses, we also reference other theoretical academics those focus on the voices’s study, such Rabatel (2005, 2009, 2010), Authier-Revuz (2004) and Rodrigues (2010). The results show that depending on gender requested greater tendency of candidate assumes Utterance Responsibility, through of epistemic mediation, in order to reaffirm his PdV, as a polyphonic feature known as argument from authority.
author2 Rodrigues, Maria das Graças Soares
author_facet Rodrigues, Maria das Graças Soares
Santos, Julianne Pereira dos
format masterThesis
author Santos, Julianne Pereira dos
author_sort Santos, Julianne Pereira dos
title Os usos dos marcadores de responsabilidade enunciativa em redações do vestibular UFRN 2013
title_short Os usos dos marcadores de responsabilidade enunciativa em redações do vestibular UFRN 2013
title_full Os usos dos marcadores de responsabilidade enunciativa em redações do vestibular UFRN 2013
title_fullStr Os usos dos marcadores de responsabilidade enunciativa em redações do vestibular UFRN 2013
title_full_unstemmed Os usos dos marcadores de responsabilidade enunciativa em redações do vestibular UFRN 2013
title_sort os usos dos marcadores de responsabilidade enunciativa em redações do vestibular ufrn 2013
publisher Brasil
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21644
work_keys_str_mv AT santosjuliannepereirados osusosdosmarcadoresderesponsabilidadeenunciativaemredacoesdovestibularufrn2013
_version_ 1773958431948931072