Aspectos da flexibilidade cognitiva e do controle inibitório em crianças de escolas bilíngues em Natal-RN

The relationship between bilingualism and cognitive functions has been amply investigated. While several contemporary studies have found cognitive advantages as a consequence of bilingualism, others have not found significant diferences between monolingual and bilingual subjects. This study shows...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Madruga, Beatriz Mendes e
Outros Autores: Alchieri, João Carlos
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21555
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-21555
record_format dspace
spelling ri-123456789-215552017-11-02T17:17:45Z Aspectos da flexibilidade cognitiva e do controle inibitório em crianças de escolas bilíngues em Natal-RN Madruga, Beatriz Mendes e Alchieri, João Carlos http://lattes.cnpq.br/0216026618339843 http://lattes.cnpq.br/1325459110950508 Fontes, Ana Beatriz Areas da Luz http://lattes.cnpq.br/0688056153125888 Bendassolli, Pedro Fernando Bilinguismo Educação bilíngue Flexibilidade cognitiva Controle inibitório CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA The relationship between bilingualism and cognitive functions has been amply investigated. While several contemporary studies have found cognitive advantages as a consequence of bilingualism, others have not found significant diferences between monolingual and bilingual subjects. This study shows cognitive flexibility and inhibitory control data from children receiving bilingual education. Thirty six children (mean age of 9,97 years) with different amounts of time in bilingual educational programs were divided into three groups: up to 3 years of bilingual education; 4 years; 5 or more years of bilingual education. Participants’ cognitive flexibility was evaluated using the Wisconsin Card Sorting Test (WCST). Results show little difference between the three groups, evidencing an overall homogeneous sample. Correlational analyses also reveal little relationship between bilingual education time and WCST scores. In addition, participants also performed two inhibitory control tasks: the Simon Task and The Stroop Task, which revealed quantitative diferences in reaction time for both congruente and incongruente items, favoring the group with longer exposition to bilingualism at school. The reduced sample size in this study does not allow generalizations; however, results echo several other contemporary studies, which point out to descrete cognitive advantadges associated with longer exposition to bilingualism. O bilinguismo tem sido correntemente investigado na literatura associado à possíveis vantagens cognitivas. Pesquisas contemporâneas seguem encontrando vantagens cognitivas consequentes do bilinguismo, enquanto outras não têm encontrado vantagens significativas em grupos de bilíngues. A presente pesquisa tem por objetivo investigar se em determinada faixa etária e modalidade de bilinguismo vantagens cognitivas podem aparecer: refere-se à infância e ao bilinguismo escolar. As funções investigadas foram a flexibilidade cognitiva, através do Teste Wisconsin de Classificação de Cartas, e o controle inibitório, este através da Tarefa Simon e Tarefa Stroop. Os grupos da amostra analisada (36 sujeitos) foram subdivididos em: grupo less bilingual, com crianças com até dois anos de educação bilíngue; grupo middle bilingual, com crianças com 04 anos de educação bilíngue; grupo more bilingual, cujas crianças estão há pelo menos cinco anos sob educação bilíngue. A média etária da amostra foi de 9,97 anos de idade. Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos em relação aos itens do WCST. Já os testes do controle inibitório revelaram diferenças quantitativas em favor do grupo com maior tempo de bilinguismo, no tempo de reação dos itens congruentes e incongruentes de ambos os testes: Simon e Stroop. Os resultados não são passíveis de generalizações em virtude da amostra pequena e da ausência de significância estatística. Entretanto, fazem eco a outras pesquisas contemporâneas que apresentam vantagens sutis para o grupo bilíngue com mais tempo de exposição ao bilinguismo escolar. 2017-01-04T17:42:12Z 2017-01-04T17:42:12Z 2015-04-13 masterThesis MADRUGA, Beatriz Mendes e. Aspectos da flexibilidade cognitiva e do controle inibitório em crianças de escolas bilíngues em Natal-RN. 2015. 148f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21555 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Bilinguismo
Educação bilíngue
Flexibilidade cognitiva
Controle inibitório
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
spellingShingle Bilinguismo
Educação bilíngue
Flexibilidade cognitiva
Controle inibitório
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Madruga, Beatriz Mendes e
Aspectos da flexibilidade cognitiva e do controle inibitório em crianças de escolas bilíngues em Natal-RN
description The relationship between bilingualism and cognitive functions has been amply investigated. While several contemporary studies have found cognitive advantages as a consequence of bilingualism, others have not found significant diferences between monolingual and bilingual subjects. This study shows cognitive flexibility and inhibitory control data from children receiving bilingual education. Thirty six children (mean age of 9,97 years) with different amounts of time in bilingual educational programs were divided into three groups: up to 3 years of bilingual education; 4 years; 5 or more years of bilingual education. Participants’ cognitive flexibility was evaluated using the Wisconsin Card Sorting Test (WCST). Results show little difference between the three groups, evidencing an overall homogeneous sample. Correlational analyses also reveal little relationship between bilingual education time and WCST scores. In addition, participants also performed two inhibitory control tasks: the Simon Task and The Stroop Task, which revealed quantitative diferences in reaction time for both congruente and incongruente items, favoring the group with longer exposition to bilingualism at school. The reduced sample size in this study does not allow generalizations; however, results echo several other contemporary studies, which point out to descrete cognitive advantadges associated with longer exposition to bilingualism.
author2 Alchieri, João Carlos
author_facet Alchieri, João Carlos
Madruga, Beatriz Mendes e
format masterThesis
author Madruga, Beatriz Mendes e
author_sort Madruga, Beatriz Mendes e
title Aspectos da flexibilidade cognitiva e do controle inibitório em crianças de escolas bilíngues em Natal-RN
title_short Aspectos da flexibilidade cognitiva e do controle inibitório em crianças de escolas bilíngues em Natal-RN
title_full Aspectos da flexibilidade cognitiva e do controle inibitório em crianças de escolas bilíngues em Natal-RN
title_fullStr Aspectos da flexibilidade cognitiva e do controle inibitório em crianças de escolas bilíngues em Natal-RN
title_full_unstemmed Aspectos da flexibilidade cognitiva e do controle inibitório em crianças de escolas bilíngues em Natal-RN
title_sort aspectos da flexibilidade cognitiva e do controle inibitório em crianças de escolas bilíngues em natal-rn
publisher Brasil
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21555
work_keys_str_mv AT madrugabeatrizmendese aspectosdaflexibilidadecognitivaedocontroleinibitorioemcriancasdeescolasbilinguesemnatalrn
_version_ 1773966356110114816