Desenvolvimento ontogenético da memória autobiográfica no período da amnésia infantil
Autobiographical memory can be generally defined as a type of memory for events related to the life of the subject that recalls. Some authors also associate this type of memory with the ability to travel in time, which allows re-experience the original experience. However, specificities of the conce...
Đã lưu trong:
Tác giả chính: | |
---|---|
Tác giả khác: | |
Định dạng: | Dissertação |
Ngôn ngữ: | por |
Được phát hành: |
Brasil
|
Những chủ đề: | |
Truy cập trực tuyến: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21461 |
Các nhãn: |
Thêm thẻ
Không có thẻ, Là người đầu tiên thẻ bản ghi này!
|
id |
ri-123456789-21461 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Memória autobiográfica Estudo histórico Abordagens teóricas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
spellingShingle |
Memória autobiográfica Estudo histórico Abordagens teóricas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Paula, Artemis Paiva de Desenvolvimento ontogenético da memória autobiográfica no período da amnésia infantil |
description |
Autobiographical memory can be generally defined as a type of memory for events related to the life of the subject that recalls. Some authors also associate this type of memory with the ability to travel in time, which allows re-experience the original experience. However, specificities of the concept and developing process are different according to theoretical approach, culture and historical period. Therefore study this construct in a historically way configures itself as an important tool to understand it. Such investigations emerges after the 60s when researchers began to worry about differences in development of mnemonic system. But, only became common after the 80s, under influence of research line with cultural-historical approach. Then the issue becomes investigating by different approaches, which posit its own characteristics to autobiographical memory, arriving nowadays, when researchers can count on the support of more advanced technology. |
author2 |
Pires, Izabel Augusta Hazin |
author_facet |
Pires, Izabel Augusta Hazin Paula, Artemis Paiva de |
format |
masterThesis |
author |
Paula, Artemis Paiva de |
author_sort |
Paula, Artemis Paiva de |
title |
Desenvolvimento ontogenético da memória autobiográfica no período da amnésia infantil |
title_short |
Desenvolvimento ontogenético da memória autobiográfica no período da amnésia infantil |
title_full |
Desenvolvimento ontogenético da memória autobiográfica no período da amnésia infantil |
title_fullStr |
Desenvolvimento ontogenético da memória autobiográfica no período da amnésia infantil |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento ontogenético da memória autobiográfica no período da amnésia infantil |
title_sort |
desenvolvimento ontogenético da memória autobiográfica no período da amnésia infantil |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21461 |
work_keys_str_mv |
AT paulaartemispaivade desenvolvimentoontogeneticodamemoriaautobiograficanoperiododaamnesiainfantil |
_version_ |
1773959460765564928 |
spelling |
ri-123456789-214612017-11-03T14:07:40Z Desenvolvimento ontogenético da memória autobiográfica no período da amnésia infantil Paula, Artemis Paiva de Pires, Izabel Augusta Hazin http://lattes.cnpq.br/5496201609189471 Santos, Clara Maria Melo dos http://lattes.cnpq.br/5330245447269273 Leitão, Selma http://lattes.cnpq.br/4027966674464867 Memória autobiográfica Estudo histórico Abordagens teóricas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Autobiographical memory can be generally defined as a type of memory for events related to the life of the subject that recalls. Some authors also associate this type of memory with the ability to travel in time, which allows re-experience the original experience. However, specificities of the concept and developing process are different according to theoretical approach, culture and historical period. Therefore study this construct in a historically way configures itself as an important tool to understand it. Such investigations emerges after the 60s when researchers began to worry about differences in development of mnemonic system. But, only became common after the 80s, under influence of research line with cultural-historical approach. Then the issue becomes investigating by different approaches, which posit its own characteristics to autobiographical memory, arriving nowadays, when researchers can count on the support of more advanced technology. O construto memória autobiográfica - MA faz referência à competência mnemônica que permite ao sujeito formar memórias pessoais sobre sua vida e revivê-las através de viagem mental no tempo. Assim, o sujeito pode criar uma representação de si mesmo e de sua vida. A ontogenia da MA pode ser compreendida a partir da construção dialética entre processos maturacionais da infância e o contexto histórico e cultural. No entanto, identifica-se na literatura divergências e lacunas a serem respondidas acerca de como ocorre tal interação. As diferentes teorias convergem na opinião de que existem habilidades precursoras ou importantes para o seu desenvolvimento, tais como linguagem, teoria da mente, funções executivas e memórias declarativas básicas. Todavia, os teóricos atribuem diferente relevância a estas habilidades no que se refere à emergência da MA. Isso posto, o presente trabalho buscou ampliar a compreensão do processo desenvolvimental da MA, associado aos das habilidades precursoras supracitadas. A amostra foi composta por crianças de quatro a seis anos, tendo em vista que o desenvolvimento deste sistema de memória está fortemente associado ao fim da amnésia infantil, que se dá neste período. A MA foi analisada através da técnica encenando eventos e da adaptação da Entrevista Autobiográfica Infantil - EAI, enquanto as demais habilidades foram avaliadas através dos respectivos instrumentos: linguagem (análise dos componentes da linguagem), funções executivas (subteste Inibindo Respostas e subteste Estátua da Bateria NEPSY-II e Teste de Atenção por Cancelamento, Atividade Blocos de Corsi e Subteste Dígitos da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças - WISC-IV), teoria da mente (subtestes de Teoria da Mente da Bateria NEPSY-II) e memória declarativa, semântica e episódica (Teste de Aprendizagem Auditivo Verbal de Rey - Versão Infantil e atividade de Recordação de História). Realizou-se análise de Cluster, a partir da qual, verificou-se que o desenvolvimento de habilidades executivas, desencadeia avanços linguísticos meta-cognitivos que repercutem na transição de uma MA mais generalizada, para uma MA mais especifica, período este que marca a consolidação da emergência da MA e fim da amnesia na infância. 2016-12-15T18:58:47Z 2016-12-15T18:58:47Z 2016-05-27 masterThesis PAULA, Artemis Paiva de. Desenvolvimento ontogenético da memória autobiográfica no período da amnésia infantil. 2016. 130f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21461 por Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA |