Trajetórias construídas em caminhos (não) planejados: os sentidos formativos da escrita no estágio supervisionado obrigatório do curso de Pedagogia da UFMA

This research is taking as study aim the mediatory teaching action, its involvement with educational guidance reports of Supervised Obligatory Student Teaching in curriculum managing by formal teachers is more related to the form as each one understands the mediatory action of the pedagogy teachi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Paixão, Maria do Socorro Estrela
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1297954822381544
Formato: doctoralThesis
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21265
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-21265
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Mediação pedagógica
Escrita no estágio supervisionado
Formação do pedagogo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Mediação pedagógica
Escrita no estágio supervisionado
Formação do pedagogo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Paixão, Maria do Socorro Estrela
Trajetórias construídas em caminhos (não) planejados: os sentidos formativos da escrita no estágio supervisionado obrigatório do curso de Pedagogia da UFMA
description This research is taking as study aim the mediatory teaching action, its involvement with educational guidance reports of Supervised Obligatory Student Teaching in curriculum managing by formal teachers is more related to the form as each one understands the mediatory action of the pedagogy teaching activities than to the adherence of a common project, that is: the Course Pedagogy Project (CPP). Thus, our aim is meant to understand the attribution from the formal teachers to curriculum managing process, having as forms its action in the supervised obligatory student teaching at UFMA Pedagogy Course. On one side, we look for traces about established relation by them between their professional experience and their report guidance in current course. On the other hand, a research concern comes up to us on the forming meaning of the report writing by UFMA Pedagogy Teachers Course. In order to do that, we used interviews interpreted by means of methodology understanding interview. Starting from oral speeches, we understand that the managing formation in this course is linked to postures not identical and adjustable to conditions the teachers have access. We identify a curriculum subject group and a group that by their conformation adapted is considered as object group of curriculum practices. As for the mediatory action in writing formation process, we noticed that they contribute to teacher information at UFMA in the reflexive critic perspective and or in the bureaucratic reproduction perspective. The report writing at the end of the Supervised Obligatory internship is characteristic of quality quantity assessment display, as bureaucratic process and as reflexive display and didactic pedagogy activity intervention. We defend that the teachers´ guidance under critical reflections, where the writing has a social role, must overcome individual dimension, they must be debated as collective and organized practices. We hope to contribute with such a research on teacher mediatory actions and their implementing with help of reporting writing guidance in the Supervised Obligatory Student Teaching in the Curriculum Teacher managing process.
author2 http://lattes.cnpq.br/1297954822381544
author_facet http://lattes.cnpq.br/1297954822381544
Paixão, Maria do Socorro Estrela
format doctoralThesis
author Paixão, Maria do Socorro Estrela
author_sort Paixão, Maria do Socorro Estrela
title Trajetórias construídas em caminhos (não) planejados: os sentidos formativos da escrita no estágio supervisionado obrigatório do curso de Pedagogia da UFMA
title_short Trajetórias construídas em caminhos (não) planejados: os sentidos formativos da escrita no estágio supervisionado obrigatório do curso de Pedagogia da UFMA
title_full Trajetórias construídas em caminhos (não) planejados: os sentidos formativos da escrita no estágio supervisionado obrigatório do curso de Pedagogia da UFMA
title_fullStr Trajetórias construídas em caminhos (não) planejados: os sentidos formativos da escrita no estágio supervisionado obrigatório do curso de Pedagogia da UFMA
title_full_unstemmed Trajetórias construídas em caminhos (não) planejados: os sentidos formativos da escrita no estágio supervisionado obrigatório do curso de Pedagogia da UFMA
title_sort trajetórias construídas em caminhos (não) planejados: os sentidos formativos da escrita no estágio supervisionado obrigatório do curso de pedagogia da ufma
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21265
work_keys_str_mv AT paixaomariadosocorroestrela trajetoriasconstruidasemcaminhosnaoplanejadosossentidosformativosdaescritanoestagiosupervisionadoobrigatoriodocursodepedagogiadaufma
_version_ 1773959169430257664
spelling ri-123456789-212652019-06-23T05:15:15Z Trajetórias construídas em caminhos (não) planejados: os sentidos formativos da escrita no estágio supervisionado obrigatório do curso de Pedagogia da UFMA Paixão, Maria do Socorro Estrela http://lattes.cnpq.br/1297954822381544 http://lattes.cnpq.br/2560174506689869 Castro, Cesar Augusto http://lattes.cnpq.br/2060977814636465 Nascimento, José Mateus do http://lattes.cnpq.br/9176401714554967 Sá Júnior, Lucrecio Araújo de http://lattes.cnpq.br/9948649246857678 Ribeiro, Marcia Maria Gurgel http://lattes.cnpq.br/3426259793325875 Barbosa, Tatyana Mabel Nobre http://lattes.cnpq.br/6982452047842223 Mediação pedagógica Escrita no estágio supervisionado Formação do pedagogo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This research is taking as study aim the mediatory teaching action, its involvement with educational guidance reports of Supervised Obligatory Student Teaching in curriculum managing by formal teachers is more related to the form as each one understands the mediatory action of the pedagogy teaching activities than to the adherence of a common project, that is: the Course Pedagogy Project (CPP). Thus, our aim is meant to understand the attribution from the formal teachers to curriculum managing process, having as forms its action in the supervised obligatory student teaching at UFMA Pedagogy Course. On one side, we look for traces about established relation by them between their professional experience and their report guidance in current course. On the other hand, a research concern comes up to us on the forming meaning of the report writing by UFMA Pedagogy Teachers Course. In order to do that, we used interviews interpreted by means of methodology understanding interview. Starting from oral speeches, we understand that the managing formation in this course is linked to postures not identical and adjustable to conditions the teachers have access. We identify a curriculum subject group and a group that by their conformation adapted is considered as object group of curriculum practices. As for the mediatory action in writing formation process, we noticed that they contribute to teacher information at UFMA in the reflexive critic perspective and or in the bureaucratic reproduction perspective. The report writing at the end of the Supervised Obligatory internship is characteristic of quality quantity assessment display, as bureaucratic process and as reflexive display and didactic pedagogy activity intervention. We defend that the teachers´ guidance under critical reflections, where the writing has a social role, must overcome individual dimension, they must be debated as collective and organized practices. We hope to contribute with such a research on teacher mediatory actions and their implementing with help of reporting writing guidance in the Supervised Obligatory Student Teaching in the Curriculum Teacher managing process. Esta pesquisa tem como objeto de estudo a ação mediadora docente e a sua implicaçãocom a orientação dos relatórios no Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), no processode gestão do currículo de formação do pedagogo. Partimos do pressuposto de que ossentidos atribuídos à gestão do currículo pelos docentes formadores relacionam-se maiscom a forma como cada um entende sua ação mediadora no processo de orientação deatividades didático-pedagógicas e menos com a adesão a um projeto comum, qual seja: oProjeto Pedagógico do Curso (PPC). Rssim, o nosso objetivo central corresponde acompreender os sentidos atribuídos pelos 'docentes formadores ao processo de gestão docurrículo, tendo como foco a sua ação no ESO do curso de Pedagogia da UFMA.Buscamos, de um lado, indicativos das relações estabeleci das por eles, entre a suaexperiência profissional e as práticas de orientação dos relatórios em processo no curso.Por outro lado, mobiliza-nos, nesta pesquisa, a preocupação também com os sentidosformatívos atribuídos à escrita do relatório pelos docentes do curso de Pedagogia daUFMA. Para tanto, como referência principal, utilizamos as entrevistas realizadas einterpretadas por meio da metodologia da Entrevista Compreensiva. A partir dos discursosorais, compreendemos que, embora as ações mediadoras docentes da produção escrita noESO devam ser aperfeiçoadas, seu processo no curso de Pedagogia configura-se como umarealidade associada a sentidos e práticas diversos. Nesse sentido, defendemos que asorientações docentes na perspectiva da reflexão critica, em que a escrita temfuncionalidade social, precisam ultrapassar a dimensão individual, devendo ser debatidas eressignificadas como práticas coletivas institucionalmente. Com esta pesquisa, esperamoscontribuir para as pesquisas sobre a ação mediadora docente e a sua implicação naorientação da escrita dos relatórios de ESQ e no processo de gestão do currículo deformação do pedagogo. 2016-08-25T23:23:59Z 2016-08-25T23:23:59Z 2015-12-16 doctoralThesis PAIXÃO, Maria do Socorro Estrela. Trajetórias construídas em caminhos (não) planejados: os sentidos formativos da escrita no estágio supervisionado obrigatório do curso de Pedagogia da UFMA. 2015. 188f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21265 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO