Análise do discurso sobre o "bom" professor de História no Brasil contemporâneo: uma questão de cidadania...

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rabêlo, Wagner de Araújo
Outros Autores: Coutinho, Karyne Dias
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21192
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-21192
record_format dspace
spelling ri-123456789-211922017-11-03T04:38:02Z Análise do discurso sobre o "bom" professor de História no Brasil contemporâneo: uma questão de cidadania... Rabêlo, Wagner de Araújo Coutinho, Karyne Dias http://lattes.cnpq.br/3918859110146778 http://lattes.cnpq.br/6013805360280552 Veiga-Neto, Alfredo José da http://lattes.cnpq.br/8520385995088505 Albuquerque Júnior, Durval Muniz de http://lattes.cnpq.br/7585947992338412 Costa, Gilcilene Dias da http://lattes.cnpq.br/2934771644021042 Momo, Mariangela http://lattes.cnpq.br/6061996250283917 Discurso Michel Foucault Cidadania Professor de História CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Tendo a perspectiva pós-estruturalista como orientação teórico-metodológica, mais especialmente a partir do uso de ferramentas das-leorizações foucaultianas, esta Dissertação tem como objetivo investigar as condições de possibilidade para a emergência e a consolidação do discurso sobre ? "bom" professor de História no Brasil atual. Para tanto, lança-se um olhar de inspiração arqueogenealógica sobre esse discurso, analisando seu atravessamento em eventos que envolvem os processos de elaboração da Constituição Brasileira de 1988, a Lei -de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de História no Ensino Fundamental, bem como a circulação de matérias sobre a disciplina escolar de História publicadas na Revista Nova Escola no período de 1992 a 2002. Como um dos principais resultados da análise, tem-se que a prática de significação da cidadania liberal no Brasil contemporâneo preparou um campo de possibilidades tanto para a emergência quanto para a consolidação do referido discurso, que se situa no entremeio de diversos focos dispersos e descontínuos de poder que atravessavam as discussões sobre o que seria um cidadão brasileiro na Nova República. Com base nisso, tem-se, como outros resultados da pesquisa, que o conceito de cidadania e a ideia de formação cidadã são os fios condutores de três eixos do discurso sobre o "bom" professor de História, instituindo-se que um "bom" professor dessa disciplina escolar no Ensino Fundamental deve formar: ? cidadão crítico-moral; o cidadão competente; e o cidadão patriota. Conclui-se que a recorrência de enunciados desse discurso vai tecendo uma rede de significados e práticas que atuam na construção de um modelo de ser professor de História inventado em meio às novas demandas da sociedade brasileira pós-ditadura civil-militar, sem necessariamente considerar o seu processo de construção, permeado em si mesmo por uma variedade de atravessamentos de poder. 2016-08-19T23:08:38Z 2016-08-19T23:08:38Z 2016-02-29 masterThesis RABÊLO, Wagner de Araújo. Análise do discurso sobre o "bom" professor de História no Brasil contemporâneo: uma questão de cidadania... 2016. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21192 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Discurso
Michel Foucault
Cidadania
Professor de História
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Discurso
Michel Foucault
Cidadania
Professor de História
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Rabêlo, Wagner de Araújo
Análise do discurso sobre o "bom" professor de História no Brasil contemporâneo: uma questão de cidadania...
description Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
author2 Coutinho, Karyne Dias
author_facet Coutinho, Karyne Dias
Rabêlo, Wagner de Araújo
format masterThesis
author Rabêlo, Wagner de Araújo
author_sort Rabêlo, Wagner de Araújo
title Análise do discurso sobre o "bom" professor de História no Brasil contemporâneo: uma questão de cidadania...
title_short Análise do discurso sobre o "bom" professor de História no Brasil contemporâneo: uma questão de cidadania...
title_full Análise do discurso sobre o "bom" professor de História no Brasil contemporâneo: uma questão de cidadania...
title_fullStr Análise do discurso sobre o "bom" professor de História no Brasil contemporâneo: uma questão de cidadania...
title_full_unstemmed Análise do discurso sobre o "bom" professor de História no Brasil contemporâneo: uma questão de cidadania...
title_sort análise do discurso sobre o "bom" professor de história no brasil contemporâneo: uma questão de cidadania...
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21192
work_keys_str_mv AT rabelowagnerdearaujo analisedodiscursosobreobomprofessordehistorianobrasilcontemporaneoumaquestaodecidadania
_version_ 1773961041397415936