História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos

This essay aims to present and describe a proposal of insertion of Mathematics History into teachers undergraduation. Such addition proposal is expected to take place as curricular component to be taught on initial undergraduation for mathematics teachers. The selection of contents for the proposal...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Gesivaldo dos Santos
Outros Autores: Morey, Bernadete Barbosa
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21183
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-21183
record_format dspace
spelling ri-123456789-211832020-01-05T07:57:01Z História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos Silva, Gesivaldo dos Santos Morey, Bernadete Barbosa http://lattes.cnpq.br/5769031555345675 http://lattes.cnpq.br/7554818862651491 Cury, Fernando Guedes http://lattes.cnpq.br/6258771568808939 Sad, Ligia Arantes http://lattes.cnpq.br/1714140036102231 História da matemática Formação de professores Sistemas de numeração antigos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA This essay aims to present and describe a proposal of insertion of Mathematics History into teachers undergraduation. Such addition proposal is expected to take place as curricular component to be taught on initial undergraduation for mathematics teachers. The selection of contents for the proposal has been based on the national Curriculum Guidelines (DCN, 2001, acronym in portugueses) for bachelor’s degree in Mathematics; the National Curricular Guidelines for Elementary School (PCNEF, 1998, acronym in Portuguese); and the National Curricular Guidelines for High School (PCNEM, 1999, acronym in Portuguese). The curricular component now presented is supposed to take a 60 hour workload, and includes the following topics: History of Ancient Numbering Systems, History of Trigonometriy and History of fuctions. For the sake of exemplification, the topic History of Ancient Numbering Systems is discussed and analysed in detail as practice for the new curricular component. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de inserção da História da Matemática na formação de professores. Tal inserção é proposta na forma de um componente curricular a ser ministrado em cursos de formação inicial de professores de matemática. Este estudo é de cunho investigativo e documental sobre a disciplina história da matemática em cursos de formação de professores. A escolha dos conteúdos da proposta tomou como base as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2001) para a Licenciatura e Bacharelado em Matemática, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCNEF,1998), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM,1999). O Componente Curricular foi proposto para uma carga de 60 horas aula e inclui os tópicos: História dos Sistemas de Numeração Antigos, História da Geometria, História da Álgebra, História da Trigonometria e História das Funções. O presente trabalho propõe, discute e analisa detalhadamente o tópico História dos Sistemas de Numeração Antigos. 2016-08-18T23:54:52Z 2016-08-18T23:54:52Z 2016-03-21 masterThesis SILVA, Gesivaldo dos Santos. História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos. 2016. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21183 por Sistema de numeração antigos em cursos de formação de professores Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic História da matemática
Formação de professores
Sistemas de numeração antigos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
spellingShingle História da matemática
Formação de professores
Sistemas de numeração antigos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Silva, Gesivaldo dos Santos
História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos
description This essay aims to present and describe a proposal of insertion of Mathematics History into teachers undergraduation. Such addition proposal is expected to take place as curricular component to be taught on initial undergraduation for mathematics teachers. The selection of contents for the proposal has been based on the national Curriculum Guidelines (DCN, 2001, acronym in portugueses) for bachelor’s degree in Mathematics; the National Curricular Guidelines for Elementary School (PCNEF, 1998, acronym in Portuguese); and the National Curricular Guidelines for High School (PCNEM, 1999, acronym in Portuguese). The curricular component now presented is supposed to take a 60 hour workload, and includes the following topics: History of Ancient Numbering Systems, History of Trigonometriy and History of fuctions. For the sake of exemplification, the topic History of Ancient Numbering Systems is discussed and analysed in detail as practice for the new curricular component.
author2 Morey, Bernadete Barbosa
author_facet Morey, Bernadete Barbosa
Silva, Gesivaldo dos Santos
format masterThesis
author Silva, Gesivaldo dos Santos
author_sort Silva, Gesivaldo dos Santos
title História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos
title_short História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos
title_full História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos
title_fullStr História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos
title_full_unstemmed História da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos
title_sort história da matemática na formação de professores: sistemas de numeração antigos
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21183
work_keys_str_mv AT silvagesivaldodossantos historiadamatematicanaformacaodeprofessoressistemasdenumeracaoantigos
_version_ 1773959580946006016