Classificação de técnicas estendidas no contrabaixo acústico
This work is to identify and classify extended techniques on acoustic bass. The main purpose of this classification is to provide the bass better understanding and practice these techniques. For this, we carried out a literature review, it was noted that, in academia, this topic is new and unders...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20982 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-20982 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-209822017-11-02T19:03:56Z Classificação de técnicas estendidas no contrabaixo acústico Classification of techniques extended on the acoustic double bass Pinheiro, Natalia Cristina Cesetti, Durval da Nóbrega http://lattes.cnpq.br/9771327026761390 http://lattes.cnpq.br/6872751996178006 Lima, Agostinho Jorge de http://lattes.cnpq.br/3613881824330110 Ray, Sônia Contrabaixo acústico Técnicas estendidas Classificação de técnicas CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA This work is to identify and classify extended techniques on acoustic bass. The main purpose of this classification is to provide the bass better understanding and practice these techniques. For this, we carried out a literature review, it was noted that, in academia, this topic is new and understanding for some musicians is still complex and nebulous. To assist in the difficulties of the bass player, the extended techniques were divided into two parts, proposing different approaches. The first part proposes the experimentation and exploration of conventional and unconventional techniques from other instruments on acoustic bass. The second seeks to identify and rank the extended techniques, showing excerpts from the solo instrument repertoire compositions. On each, there are still referenced authors and their contributions to the instrumental practice these techniques. In both categories of classification procedures were presented to be adopted by the bass player for the implementation of those techniques, as well as suggestions for their study. Among the main results, it was found that through the proposed classification of these techniques, one can incorporate new resources to technical universe and timbre of the instrument. Lastly, it was found a creation of a composition performed by interaction between composer and performer, containing new extended techniques or extended techniques not found in the instrument's contemporary soloist repertoire. Este trabalho consiste em identificar e classificar as técnicas estendidas no contrabaixo acústico. O principal objetivo dessa categorização é proporcionar ao contrabaixista uma melhor compreensão e prática dessas técnicas. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica, pois foi observado que, no meio acadêmico, este tema é novo e seu entendimento para alguns músicos ainda é complexo e nebuloso. No intuito de auxiliar nas dificuldades do contrabaixista, as técnicas estendidas foram divididas em duas partes, propondo abordagens diferentes. A primeira traz a experimentação e exploração de técnicas convencionais e não convencionais de outros instrumentos no contrabaixo acústico. A segunda busca identificar e classificar as técnicas estendidas, demostrando trechos de composições do repertório solista do instrumento. Nelas, ainda são referenciados autores e suas contribuições para a prática instrumental dessas técnicas. Nas duas categorias de classificação, foram apresentados procedimentos a serem adotados pelo contrabaixista para a execução das referidas técnicas, assim como sugestões para seu estudo. Dentre os resultados principais, verificou-se que, por meio da proposta de classificação destas técnicas, podem-se incorporar novos recursos ao universo técnico e timbrístico deste instrumento. Por fim, constatou-se a criação de uma composição realizada por meio da interação entre compositor e intérprete, contendo novas técnicas estendidas ou técnicas estendidas não encontradas no repertório contemporâneo solista do instrumento. 2016-07-19T20:19:20Z 2016-07-19T20:19:20Z 2015-12-15 masterThesis PINHEIRO, Natalia Cristina. Classificação de técnicas estendidas no contrabaixo acústico. 2015. 71f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20982 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Contrabaixo acústico Técnicas estendidas Classificação de técnicas CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
spellingShingle |
Contrabaixo acústico Técnicas estendidas Classificação de técnicas CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Pinheiro, Natalia Cristina Classificação de técnicas estendidas no contrabaixo acústico |
description |
This work is to identify and classify extended techniques on acoustic bass. The main purpose
of this classification is to provide the bass better understanding and practice these techniques.
For this, we carried out a literature review, it was noted that, in academia, this topic is new
and understanding for some musicians is still complex and nebulous. To assist in the
difficulties of the bass player, the extended techniques were divided into two parts, proposing
different approaches. The first part proposes the experimentation and exploration of
conventional and unconventional techniques from other instruments on acoustic bass. The
second seeks to identify and rank the extended techniques, showing excerpts from the solo
instrument repertoire compositions. On each, there are still referenced authors and their
contributions to the instrumental practice these techniques. In both categories of classification
procedures were presented to be adopted by the bass player for the implementation of those
techniques, as well as suggestions for their study. Among the main results, it was found that
through the proposed classification of these techniques, one can incorporate new resources to
technical universe and timbre of the instrument. Lastly, it was found a creation of a
composition performed by interaction between composer and performer, containing new
extended techniques or extended techniques not found in the instrument's contemporary
soloist repertoire. |
author2 |
Cesetti, Durval da Nóbrega |
author_facet |
Cesetti, Durval da Nóbrega Pinheiro, Natalia Cristina |
format |
masterThesis |
author |
Pinheiro, Natalia Cristina |
author_sort |
Pinheiro, Natalia Cristina |
title |
Classificação de técnicas estendidas no contrabaixo acústico |
title_short |
Classificação de técnicas estendidas no contrabaixo acústico |
title_full |
Classificação de técnicas estendidas no contrabaixo acústico |
title_fullStr |
Classificação de técnicas estendidas no contrabaixo acústico |
title_full_unstemmed |
Classificação de técnicas estendidas no contrabaixo acústico |
title_sort |
classificação de técnicas estendidas no contrabaixo acústico |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20982 |
work_keys_str_mv |
AT pinheironataliacristina classificacaodetecnicasestendidasnocontrabaixoacustico AT pinheironataliacristina classificationoftechniquesextendedontheacousticdoublebass |
_version_ |
1773962245455216640 |