A construção da identidade profissional de licenciados em Música da UFRN: um estudo de narrativas autobiográficas

Aims to understand the construction of the professional identity of undergraduate in Music UFRN, through the study of autobiographical sources of these subjects, checking their formative dimensions and their (re) meanings established throughout life stories. To do so, shows a brief presentation of t...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Alves, Gislene de Araújo
Outros Autores: Carvalho, Valéria Lázaro de
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20977
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-20977
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Construção da identidade profissional
Dimensões formativas
Formação de professores de Música
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
spellingShingle Construção da identidade profissional
Dimensões formativas
Formação de professores de Música
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Alves, Gislene de Araújo
A construção da identidade profissional de licenciados em Música da UFRN: um estudo de narrativas autobiográficas
description Aims to understand the construction of the professional identity of undergraduate in Music UFRN, through the study of autobiographical sources of these subjects, checking their formative dimensions and their (re) meanings established throughout life stories. To do so, shows a brief presentation of the study and the main motivations of the author to do it; expresses the life story of the researcher and their training courses in music career; analyzes the historical overview of the route Search (Auto) biography as research and training approach (JOSSO, 2010; NÓVOA; FINGER, 2010; SOUZA, 2007; PASSEGGI; SILVA (2010b) and DELORY-MOMBERGER, 2012); It presents some reflections and discussions about the construction of identity, beyond the concepts and perceptions of the training and professional representations of this building (DUBAR, 2005); discusses the historical background regarding teacher training in Brazil and Music Education; describes the ways and methodological resources used for data collection and implementation of this research, namely, a reflective open questionnaire and autobiographical essays; It presents the life stories of the undergraduate students of the Music course and its educational and musical dimensions; Lastly, it presents a reflection about the paths taken. The results indicated that the autobiographical essays make it possible to understand the ways and social relations in the various identified training dimensions, in addition to realize that the family contexts and the first musical social contacts in informal settings, enable the licensees, an identification with the possible career lecturer in Music, as well as the main reasons for this choice. We conclude, therefore, that the experiences and musical experiences throughout life favor the construction of professional identity and that in the course of training, such experiences make ways to (re) define the musical experiences, as well as the (re) thinking their professional career.
author2 Carvalho, Valéria Lázaro de
author_facet Carvalho, Valéria Lázaro de
Alves, Gislene de Araújo
format masterThesis
author Alves, Gislene de Araújo
author_sort Alves, Gislene de Araújo
title A construção da identidade profissional de licenciados em Música da UFRN: um estudo de narrativas autobiográficas
title_short A construção da identidade profissional de licenciados em Música da UFRN: um estudo de narrativas autobiográficas
title_full A construção da identidade profissional de licenciados em Música da UFRN: um estudo de narrativas autobiográficas
title_fullStr A construção da identidade profissional de licenciados em Música da UFRN: um estudo de narrativas autobiográficas
title_full_unstemmed A construção da identidade profissional de licenciados em Música da UFRN: um estudo de narrativas autobiográficas
title_sort construção da identidade profissional de licenciados em música da ufrn: um estudo de narrativas autobiográficas
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20977
work_keys_str_mv AT alvesgislenedearaujo aconstrucaodaidentidadeprofissionaldelicenciadosemmusicadaufrnumestudodenarrativasautobiograficas
AT alvesgislenedearaujo construcaodaidentidadeprofissionaldelicenciadosemmusicadaufrnumestudodenarrativasautobiograficas
_version_ 1773961384195784704
spelling ri-123456789-209772017-11-02T18:24:44Z A construção da identidade profissional de licenciados em Música da UFRN: um estudo de narrativas autobiográficas Alves, Gislene de Araújo Carvalho, Valéria Lázaro de http://lattes.cnpq.br/2160683714815020 http://lattes.cnpq.br/3105836389884284 Bellochio, Cláudia Ribeiro http://lattes.cnpq.br/8653053694824805 Passeggi, Maria da Conceiçao Ferrer Botelho Sgadari http://lattes.cnpq.br/5015707256397317 Construção da identidade profissional Dimensões formativas Formação de professores de Música CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Aims to understand the construction of the professional identity of undergraduate in Music UFRN, through the study of autobiographical sources of these subjects, checking their formative dimensions and their (re) meanings established throughout life stories. To do so, shows a brief presentation of the study and the main motivations of the author to do it; expresses the life story of the researcher and their training courses in music career; analyzes the historical overview of the route Search (Auto) biography as research and training approach (JOSSO, 2010; NÓVOA; FINGER, 2010; SOUZA, 2007; PASSEGGI; SILVA (2010b) and DELORY-MOMBERGER, 2012); It presents some reflections and discussions about the construction of identity, beyond the concepts and perceptions of the training and professional representations of this building (DUBAR, 2005); discusses the historical background regarding teacher training in Brazil and Music Education; describes the ways and methodological resources used for data collection and implementation of this research, namely, a reflective open questionnaire and autobiographical essays; It presents the life stories of the undergraduate students of the Music course and its educational and musical dimensions; Lastly, it presents a reflection about the paths taken. The results indicated that the autobiographical essays make it possible to understand the ways and social relations in the various identified training dimensions, in addition to realize that the family contexts and the first musical social contacts in informal settings, enable the licensees, an identification with the possible career lecturer in Music, as well as the main reasons for this choice. We conclude, therefore, that the experiences and musical experiences throughout life favor the construction of professional identity and that in the course of training, such experiences make ways to (re) define the musical experiences, as well as the (re) thinking their professional career. Esta dissertação teve por objetivo compreender a construção da identidade profissional dos licenciandos em música da UFRN, através do estudo das fontes autobiográficas destes sujeitos, verificando as suas dimensões formativas e as suas (re)significações constituídas ao longo de histórias de vida. Para uma melhor organização das discussões propostas para esta pesquisa, a estruturação das ideias deu-se em seis capítulos, acrescida das considerações finais: no primeiro capítulo, exprimi a minha história de vida e os meus percursos formativos na carreira musical; no segundo, analisei o panorama histórico sobre os percurso da Pesquisa (Auto)biográfica como abordagem de investigação e formação (JOSSO,2010; DOMINICÉ, 1992; NÒVOA, 2010; SOUZA, 2007; PASSEGGI, 2010 e DELORY-MOMBERGER, 2012); no terceiro, apresento algumas reflexões e discussões sobre a construção da identidade, além dos conceitos e percepções sobre a formação e as representações desta construção profissional. (DUBAR, 19997, 2005;); no quarto, discorro sobre o percurso histórico a respeito da formação de professores no Brasil e na Educação Musical como nossa revisão de literatura; no quinto, descrevo os caminhos e os recursos utilizados para concretização desta pesquisa; e, por fim, no sexto capítulo, apresento as histórias de vida dos estudantes de licenciatura do Curso de Música e as suas dimensões formativas e musicais. Em relação aos objetivos específicos desta pesquisa, todos estavam direcionados a analisar as fontes autobiográficas escritas dos licenciandos sobre a própria trajetória formativa, desde as primeiras experiências musicais, como a escolha do curso e a formação profissional dentro da licenciatura, bem como as atividades práticas formativas nos contextos informais e formais. Dessa forma, através da narrativa das histórias de vida dos estudantes universitários em Música, as dimensões formativas e as principais relações socioculturais que se tornaram processos contínuos de formação e de construção da identidade profissional são possíveis de serem conhecidas e trilhadas. Por meio desta investigação, é possível a compreensão de como os futuros professores de música passam a (re)significarem suas trajetórias de vida pessoal e profissional, trazendo à tona suas indagações, certezas e incertezas das experiências formativo-musicais dentro e fora do contexto acadêmico. Os resultados deste estudo apontaram que os ensaios autobiográficos possibilitam compreender os caminhos e as relações sociais nas diversas dimensões formativas identificadas, além de que também fez-nos perceber que os contextos familiares e os primeiros contatos sociais musicais, em contextos informais, possibilitam aos licenciandos, uma identificação com a possível carreira docente em música, assim como as principais motivações para essa escolha. Conclui-se, assim, que as experiências e vivências musicais ao longo da vida favorecem a construção da identidade profissional e que, no decorrer da formação, tais experiências tornam meios de (re)sign 2016-07-19T17:55:35Z 2016-07-19T17:55:35Z 2015-12-17 masterThesis ALVES, Gislene de Araújo. A construção da identidade profissional de licenciados em Música da UFRN: um estudo de narrativas autobiográficas. 2015. 136f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20977 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA