Uma técnica de linearização por realimentação para compensação de agarramento em válvulas de controle pneumáticas

In control loops valve stiction is a very common problem. Generally, it is one of main causes of poor performance of industrial systems. Its most commonly observed effect is oscillation in the process variables. To circumvent the undesirable effects, friction compensators have been proposed in or...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Almeida, Tiago Alves de
Outros Autores: Dorea, Carlos Eduardo Trabuco
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20714
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-20714
record_format dspace
spelling ri-123456789-207142017-11-03T07:35:05Z Uma técnica de linearização por realimentação para compensação de agarramento em válvulas de controle pneumáticas Almeida, Tiago Alves de Dorea, Carlos Eduardo Trabuco http://lattes.cnpq.br/8624010204964992 http://lattes.cnpq.br/0143490577842914 Araújo, Fábio Meneghetti Ugulino de http://lattes.cnpq.br/5473196176458886 Oliveira, Luiz Affonso Henderson Guedes de http://lattes.cnpq.br/7987212907837941 Moreira, Vicente Delgado http://lattes.cnpq.br/4549279470957332 Agarramento Válvulas de controle Compensação de atrito Linearização por realimentação Reforço constante CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA E DE COMPUTAÇÃO In control loops valve stiction is a very common problem. Generally, it is one of main causes of poor performance of industrial systems. Its most commonly observed effect is oscillation in the process variables. To circumvent the undesirable effects, friction compensators have been proposed in order to reduce the variability in the output. This work analyzes the friction compensation in pneumatic control valves by using feedback linearization technique. The valve model includes both dead zone and jump. Simulations show that the use of this more complete model results in controllers with superior performance. The method is also compared through simulations with the method known as Constant Reinforcement (CR), widely used in this problem. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Agarramento em válvulas é um problema muito comum em malhas de controle e geralmente é a principal causa do mau desempenho de sistemas industriais. Os efeitos desta não linearidade mais comumente observados são oscilações nas variáveis de processo. Para contornar os efeitos indesejáveis, compensadores de atrito têm sido propostos, com o objetivo de reduzir a variabilidade na saída. Neste trabalho é analisada a compensação do atrito em válvulas de controle pneumáticas por meio de uma técnica de linearização por realimentação. O modelo da válvula utilizado inclui tanto zona morta quanto salto. Resultados de simulação mostram que o uso desse modelo mais completo resulta em controladores com desempenho superior. O método é também comparado por meio de simulações com o método conhecido como Reforço Constante (CR), bastante utilizado neste problema. 2016-06-15T23:24:57Z 2016-06-15T23:24:57Z 2015-12-17 masterThesis ALMEIDA, Tiago Alves de. Uma técnica de linearização por realimentação para compensação de agarramento em válvulas de controle pneumáticas. 2015. 50f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20714 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Agarramento
Válvulas de controle
Compensação de atrito
Linearização por realimentação
Reforço constante
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA E DE COMPUTAÇÃO
spellingShingle Agarramento
Válvulas de controle
Compensação de atrito
Linearização por realimentação
Reforço constante
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA E DE COMPUTAÇÃO
Almeida, Tiago Alves de
Uma técnica de linearização por realimentação para compensação de agarramento em válvulas de controle pneumáticas
description In control loops valve stiction is a very common problem. Generally, it is one of main causes of poor performance of industrial systems. Its most commonly observed effect is oscillation in the process variables. To circumvent the undesirable effects, friction compensators have been proposed in order to reduce the variability in the output. This work analyzes the friction compensation in pneumatic control valves by using feedback linearization technique. The valve model includes both dead zone and jump. Simulations show that the use of this more complete model results in controllers with superior performance. The method is also compared through simulations with the method known as Constant Reinforcement (CR), widely used in this problem.
author2 Dorea, Carlos Eduardo Trabuco
author_facet Dorea, Carlos Eduardo Trabuco
Almeida, Tiago Alves de
format masterThesis
author Almeida, Tiago Alves de
author_sort Almeida, Tiago Alves de
title Uma técnica de linearização por realimentação para compensação de agarramento em válvulas de controle pneumáticas
title_short Uma técnica de linearização por realimentação para compensação de agarramento em válvulas de controle pneumáticas
title_full Uma técnica de linearização por realimentação para compensação de agarramento em válvulas de controle pneumáticas
title_fullStr Uma técnica de linearização por realimentação para compensação de agarramento em válvulas de controle pneumáticas
title_full_unstemmed Uma técnica de linearização por realimentação para compensação de agarramento em válvulas de controle pneumáticas
title_sort uma técnica de linearização por realimentação para compensação de agarramento em válvulas de controle pneumáticas
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20714
work_keys_str_mv AT almeidatiagoalvesde umatecnicadelinearizacaoporrealimentacaoparacompensacaodeagarramentoemvalvulasdecontrolepneumaticas
_version_ 1773963004720709632