Infância onírica na leitura de Menino de Engenho e O Atheneu

With the Split between the scientific and humanistic cultures in the formation of modern Western thought, the reason was placed in a higher position opposite the imagination (SANTOS, 2008; WUNENBURGER, 2003, 2005; MORIN,1998b). Adopting a critical approach to this paradigma of rationality, since the...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Batista, Ozaias Antonio
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0404638377296539
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20457
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-20457
record_format dspace
spelling ri-123456789-204572019-05-26T05:41:37Z Infância onírica na leitura de Menino de Engenho e O Atheneu Batista, Ozaias Antonio http://lattes.cnpq.br/0404638377296539 http://lattes.cnpq.br/7178264870931102 Fonseca, Ailton Siqueira de Sousa http://lattes.cnpq.br/4878147595860938 Germano, José Willington http://lattes.cnpq.br/9070289595467890 Menino de Engenho O Ateneu Devaneio poético Infância onírica Escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA With the Split between the scientific and humanistic cultures in the formation of modern Western thought, the reason was placed in a higher position opposite the imagination (SANTOS, 2008; WUNENBURGER, 2003, 2005; MORIN,1998b). Adopting a critical approach to this paradigma of rationality, since the anthropos is inextricably rational and imaginary ( WUNENBURGER; ARAÚJO, 2006), I chose as empirical field the novelistic narratives of Menino de Engenho(1974) and O Ateneu (2010), in order to reflect an anthropo logical understanding not dichotomized between the rational and imaginary colleges. Thus, through poetic reveries focused on childhood (BACHELARD, 2009), I adopt the notion of literary images (BACHELARD, 2008) in an attempt to interpret the experiences of Carlinhos and Sérgio in the Santa Rosa Mill and Ateneu School, respectively, understood by me as poetic spaces (BACHELARD, 1993). It was of my observation that the experiences of boys were catalyzed by the rational and the imaginary, given that both Carlinhos and Sérgio enjoyed happy times, sad, frustrating, desiring, even when dealing with different environments and realities. Com a cisão entre as culturas científica e humanista na formação do pensamento ocidental moderno, a razão foi colocada em uma posição superior frente à imaginação (SANTOS, 2008; WUNENBURGER, 2003; 2005; MORIN 1998b). Adotando uma abordagem crítica a esse paradigma de racionalidade, uma vez que o antropos é indissociavelmente racional e imaginário (WUNENBURGER e ARAÚJO, 2006), tenho como campo empírico as narrativas romanescas de Menino de Engenho (1974)e O Ateneu (2010) objetivando refletir sobre uma formação integral que religue razão e imaginação para outra compreensão antropológica. Assim, através de devaneios poéticos voltados à infância (BACHELARD, 2009), adoto as imagens literárias (BACHELARD, 2008) dos romances estudados na tentativa de interpretar as experiências de Carlinhos e Sérgio no Engenho Santa Rosa e Colégio Ateneu, estes compreendidos por mim enquanto espaços poéticos (BACHELARD, 1993). Os resultados parciais da pesquisa apontam para uma leitura que vislumbra as vivências dos meninos catalisadas pelo racional e o imaginário, tendo em vista que tanto Carlinhos quanto Sérgio desfrutaram de momentos felizes, tristes, frustrantes, desejantes - os quais levaram os meninos a construírem pensamentos balizados pelo racional e o onírico. 2016-05-13T22:43:41Z 2016-05-13T22:43:41Z 2015-03-02 masterThesis BATISTA, Ozaias Antonio. Infância onírica na leitura de Menino de Engenho e O Atheneu. 2015. 85f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20457 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Menino de Engenho
O Ateneu
Devaneio poético
Infância onírica
Escola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
spellingShingle Menino de Engenho
O Ateneu
Devaneio poético
Infância onírica
Escola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Batista, Ozaias Antonio
Infância onírica na leitura de Menino de Engenho e O Atheneu
description With the Split between the scientific and humanistic cultures in the formation of modern Western thought, the reason was placed in a higher position opposite the imagination (SANTOS, 2008; WUNENBURGER, 2003, 2005; MORIN,1998b). Adopting a critical approach to this paradigma of rationality, since the anthropos is inextricably rational and imaginary ( WUNENBURGER; ARAÚJO, 2006), I chose as empirical field the novelistic narratives of Menino de Engenho(1974) and O Ateneu (2010), in order to reflect an anthropo logical understanding not dichotomized between the rational and imaginary colleges. Thus, through poetic reveries focused on childhood (BACHELARD, 2009), I adopt the notion of literary images (BACHELARD, 2008) in an attempt to interpret the experiences of Carlinhos and Sérgio in the Santa Rosa Mill and Ateneu School, respectively, understood by me as poetic spaces (BACHELARD, 1993). It was of my observation that the experiences of boys were catalyzed by the rational and the imaginary, given that both Carlinhos and Sérgio enjoyed happy times, sad, frustrating, desiring, even when dealing with different environments and realities.
author2 http://lattes.cnpq.br/0404638377296539
author_facet http://lattes.cnpq.br/0404638377296539
Batista, Ozaias Antonio
format masterThesis
author Batista, Ozaias Antonio
author_sort Batista, Ozaias Antonio
title Infância onírica na leitura de Menino de Engenho e O Atheneu
title_short Infância onírica na leitura de Menino de Engenho e O Atheneu
title_full Infância onírica na leitura de Menino de Engenho e O Atheneu
title_fullStr Infância onírica na leitura de Menino de Engenho e O Atheneu
title_full_unstemmed Infância onírica na leitura de Menino de Engenho e O Atheneu
title_sort infância onírica na leitura de menino de engenho e o atheneu
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20457
work_keys_str_mv AT batistaozaiasantonio infanciaoniricanaleiturademeninodeengenhoeoatheneu
_version_ 1773962894109573120