Reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas
In whole world, including in Brazil, there is an absence of professionals who are able to be present at the moment of birth and give to the newborn the cares that they need to because either an absence of opportunity or inappropriate training to those professionals. This master´s thesis describes...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20211 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-20211 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-202112017-11-02T21:53:47Z Reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas Medeiros, Jane Cristina Azevedo, George Dantas de http://lattes.cnpq.br/6687214732035536 http://lattes.cnpq.br/1088076378928302 Santos, Marcelo dos Azevedo, Dulcian Medeiros de http://lattes.cnpq.br/7071042889558651 Capacitação de recursos humanos em saúde Pessoal de saúde Educação continuada Ressuscitação cardiopulmonar Neonatologia Aprendizagem baseada em problemas CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE In whole world, including in Brazil, there is an absence of professionals who are able to be present at the moment of birth and give to the newborn the cares that they need to because either an absence of opportunity or inappropriate training to those professionals. This master´s thesis describes a construction and application of a neonatal resuscitation course that uses the problem based learning (PBL) methodology. The course has done in two meetings, one for the tutorial session, and another for practice session. The students were divided in groups of eight students each, under supervision of two teachers with experience in PBL methodology. The experience was considered successfully because there were students involvement and motivation. Some course aspects were rebuilt for its upgrading, like the correct use of methodology and building of custom educational material for students learning necessity. It suggests that the course can be used by the medical and nursing schools and perhaps other kind of health courses. Em todo o mundo, incluindo no Brasil, há uma falta de profissionais habilitados na prática de reanimação neonatal pela falta de acesso ao treinamento ou mesmo ao treinamento inadequado destes profissionais. Este trabalho relata a construção e aplicação de um curso em reanimação neonatal voltado a profissionais de saúde com pouco ou nenhum conhecimento em reanimação neonatal, utilizando a metodologia da aprendizagem baseada em problemas (ABP). O curso foi realizado em dois encontros, um para a realização da sessão tutorial, e um para treinamento prático nas habilidades relacionadas. Os participantes foram divididos em grupos de oito profissionais sob a supervisão de dois tutores com experiência no emprego da metodologia ABP. A experiência foi considerada como bem sucedida, pois promoveu o envolvimento dos participantes e motivação para o aprendizado. Alguns aspectos foram reforçados para o aprimoramento do curso, como o rigor no emprego correto da metodologia ABP e a construção de material didático personalizado voltado para as necessidades de aprendizagem dos alunos. Sugere-se que a proposta de curso desenvolvida é adequada também para estudantes de graduação de Medicina e Enfermagem, ou outros cursos. 2016-04-07T23:27:32Z 2016-04-07T23:27:32Z 2015-05-11 masterThesis MEDEIROS, Jane Cristina. Reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas. 2015. 57f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20211 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN SEM PROGRAMA |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Capacitação de recursos humanos em saúde Pessoal de saúde Educação continuada Ressuscitação cardiopulmonar Neonatologia Aprendizagem baseada em problemas CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE |
spellingShingle |
Capacitação de recursos humanos em saúde Pessoal de saúde Educação continuada Ressuscitação cardiopulmonar Neonatologia Aprendizagem baseada em problemas CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE Medeiros, Jane Cristina Reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas |
description |
In whole world, including in Brazil, there is an absence of professionals who are able
to be present at the moment of birth and give to the newborn the cares that they
need to because either an absence of opportunity or inappropriate training to those
professionals. This master´s thesis describes a construction and application of a
neonatal resuscitation course that uses the problem based learning (PBL)
methodology. The course has done in two meetings, one for the tutorial session, and
another for practice session. The students were divided in groups of eight students
each, under supervision of two teachers with experience in PBL methodology. The
experience was considered successfully because there were students involvement
and motivation. Some course aspects were rebuilt for its upgrading, like the correct
use of methodology and building of custom educational material for students learning
necessity. It suggests that the course can be used by the medical and nursing
schools and perhaps other kind of health courses. |
author2 |
Azevedo, George Dantas de |
author_facet |
Azevedo, George Dantas de Medeiros, Jane Cristina |
format |
masterThesis |
author |
Medeiros, Jane Cristina |
author_sort |
Medeiros, Jane Cristina |
title |
Reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas |
title_short |
Reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas |
title_full |
Reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas |
title_fullStr |
Reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas |
title_full_unstemmed |
Reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas |
title_sort |
reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20211 |
work_keys_str_mv |
AT medeirosjanecristina reanimacaoneonatalcapacitacaodeprofissionaisdesaudecombasenaaprendizagembaseadaemproblemas |
_version_ |
1773961494306750464 |