Reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas

In whole world, including in Brazil, there is an absence of professionals who are able to be present at the moment of birth and give to the newborn the cares that they need to because either an absence of opportunity or inappropriate training to those professionals. This master´s thesis describes...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Medeiros, Jane Cristina
Outros Autores: Azevedo, George Dantas de
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20211
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-20211
record_format dspace
spelling ri-123456789-202112017-11-02T21:53:47Z Reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas Medeiros, Jane Cristina Azevedo, George Dantas de http://lattes.cnpq.br/6687214732035536 http://lattes.cnpq.br/1088076378928302 Santos, Marcelo dos Azevedo, Dulcian Medeiros de http://lattes.cnpq.br/7071042889558651 Capacitação de recursos humanos em saúde Pessoal de saúde Educação continuada Ressuscitação cardiopulmonar Neonatologia Aprendizagem baseada em problemas CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE In whole world, including in Brazil, there is an absence of professionals who are able to be present at the moment of birth and give to the newborn the cares that they need to because either an absence of opportunity or inappropriate training to those professionals. This master´s thesis describes a construction and application of a neonatal resuscitation course that uses the problem based learning (PBL) methodology. The course has done in two meetings, one for the tutorial session, and another for practice session. The students were divided in groups of eight students each, under supervision of two teachers with experience in PBL methodology. The experience was considered successfully because there were students involvement and motivation. Some course aspects were rebuilt for its upgrading, like the correct use of methodology and building of custom educational material for students learning necessity. It suggests that the course can be used by the medical and nursing schools and perhaps other kind of health courses. Em todo o mundo, incluindo no Brasil, há uma falta de profissionais habilitados na prática de reanimação neonatal pela falta de acesso ao treinamento ou mesmo ao treinamento inadequado destes profissionais. Este trabalho relata a construção e aplicação de um curso em reanimação neonatal voltado a profissionais de saúde com pouco ou nenhum conhecimento em reanimação neonatal, utilizando a metodologia da aprendizagem baseada em problemas (ABP). O curso foi realizado em dois encontros, um para a realização da sessão tutorial, e um para treinamento prático nas habilidades relacionadas. Os participantes foram divididos em grupos de oito profissionais sob a supervisão de dois tutores com experiência no emprego da metodologia ABP. A experiência foi considerada como bem sucedida, pois promoveu o envolvimento dos participantes e motivação para o aprendizado. Alguns aspectos foram reforçados para o aprimoramento do curso, como o rigor no emprego correto da metodologia ABP e a construção de material didático personalizado voltado para as necessidades de aprendizagem dos alunos. Sugere-se que a proposta de curso desenvolvida é adequada também para estudantes de graduação de Medicina e Enfermagem, ou outros cursos. 2016-04-07T23:27:32Z 2016-04-07T23:27:32Z 2015-05-11 masterThesis MEDEIROS, Jane Cristina. Reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas. 2015. 57f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20211 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN SEM PROGRAMA
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Capacitação de recursos humanos em saúde
Pessoal de saúde
Educação continuada
Ressuscitação cardiopulmonar
Neonatologia
Aprendizagem baseada em problemas
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE
spellingShingle Capacitação de recursos humanos em saúde
Pessoal de saúde
Educação continuada
Ressuscitação cardiopulmonar
Neonatologia
Aprendizagem baseada em problemas
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE
Medeiros, Jane Cristina
Reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas
description In whole world, including in Brazil, there is an absence of professionals who are able to be present at the moment of birth and give to the newborn the cares that they need to because either an absence of opportunity or inappropriate training to those professionals. This master´s thesis describes a construction and application of a neonatal resuscitation course that uses the problem based learning (PBL) methodology. The course has done in two meetings, one for the tutorial session, and another for practice session. The students were divided in groups of eight students each, under supervision of two teachers with experience in PBL methodology. The experience was considered successfully because there were students involvement and motivation. Some course aspects were rebuilt for its upgrading, like the correct use of methodology and building of custom educational material for students learning necessity. It suggests that the course can be used by the medical and nursing schools and perhaps other kind of health courses.
author2 Azevedo, George Dantas de
author_facet Azevedo, George Dantas de
Medeiros, Jane Cristina
format masterThesis
author Medeiros, Jane Cristina
author_sort Medeiros, Jane Cristina
title Reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas
title_short Reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas
title_full Reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas
title_fullStr Reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas
title_full_unstemmed Reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas
title_sort reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20211
work_keys_str_mv AT medeirosjanecristina reanimacaoneonatalcapacitacaodeprofissionaisdesaudecombasenaaprendizagembaseadaemproblemas
_version_ 1773961494306750464