A escrita de Roberto Victorio nas peças Aztlan e Chronos III para violoncelo solo
The cello has a prominent place in the music of Roberto Victorio, due to the fact the composer is a cellist and knows the idiomatic and technical aspects of the instrument. This article analyzes the skills and knowledge necessary to the performance of the works Aztlan and Chronos III for solo cel...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20087 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-20087 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-200872017-11-01T11:53:16Z A escrita de Roberto Victorio nas peças Aztlan e Chronos III para violoncelo solo Lucion, Thiago Presgrave, Fábio Soren http://lattes.cnpq.br/1268998382632676 http://lattes.cnpq.br/0527049289531555 Oliveira, André Luiz Muniz http://lattes.cnpq.br/3225501994217880 Victorio, Roberto Pinto http://lattes.cnpq.br/7996480830802741 Aztlan Chronos III Violoncelo Roberto Victorio CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA The cello has a prominent place in the music of Roberto Victorio, due to the fact the composer is a cellist and knows the idiomatic and technical aspects of the instrument. This article analyzes the skills and knowledge necessary to the performance of the works Aztlan and Chronos III for solo cello. As methodological procedure the work was built in three stages: at first a study on notation in the works of Victorio was develeped and how the concepts of desperception, timbre, time and space influence his writing. In a second moment the author made an interview with the composer and finally held performances and recordings of works using the concepts researched in the first two steps. O violoncelo ocupa um lugar de destaque na produção de Roberto Victorio, isso se deve ao fato do compositor ser violoncelista e conhecer os aspectos idiomáticos e técnicos do instrumento. Este trabalho analisa as habilidades e conhecimento necessário para execução das obras Aztlan e Chronos III para violoncelo solo. A pesquisa foi construída em três etapas: em primeiro lugar foi realizado um estudo sobre a notação nas obras de Victorio e como o compositor aplica os conceitos de despercepção, timbre, tempo e espaço. Em um segundo momento foi realizado uma entrevista com o compositor e finalmente foram realizadas apresentações e gravações das obras utilizando os conceitos coletados nas duas primeiras etapas. 2016-03-21T19:38:17Z 2016-03-21T19:38:17Z 2015-02-26 masterThesis LUCION, Thiago. A escrita de Roberto Victorio nas peças Aztlan e Chronos III para violoncelo solo. 2015. 52f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20087 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Aztlan Chronos III Violoncelo Roberto Victorio CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
spellingShingle |
Aztlan Chronos III Violoncelo Roberto Victorio CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Lucion, Thiago A escrita de Roberto Victorio nas peças Aztlan e Chronos III para violoncelo solo |
description |
The cello has a prominent place in the music of Roberto Victorio, due to the
fact the composer is a cellist and knows the idiomatic and technical aspects of the
instrument. This article analyzes the skills and knowledge necessary to the performance of
the works Aztlan and Chronos III for solo cello. As methodological procedure the work
was built in three stages: at first a study on notation in the works of Victorio was develeped
and how the concepts of desperception, timbre, time and space influence his writing. In a
second moment the author made an interview with the composer and finally held
performances and recordings of works using the concepts researched in the first two steps. |
author2 |
Presgrave, Fábio Soren |
author_facet |
Presgrave, Fábio Soren Lucion, Thiago |
format |
masterThesis |
author |
Lucion, Thiago |
author_sort |
Lucion, Thiago |
title |
A escrita de Roberto Victorio nas peças Aztlan e Chronos III para violoncelo solo |
title_short |
A escrita de Roberto Victorio nas peças Aztlan e Chronos III para violoncelo solo |
title_full |
A escrita de Roberto Victorio nas peças Aztlan e Chronos III para violoncelo solo |
title_fullStr |
A escrita de Roberto Victorio nas peças Aztlan e Chronos III para violoncelo solo |
title_full_unstemmed |
A escrita de Roberto Victorio nas peças Aztlan e Chronos III para violoncelo solo |
title_sort |
escrita de roberto victorio nas peças aztlan e chronos iii para violoncelo solo |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20087 |
work_keys_str_mv |
AT lucionthiago aescritaderobertovictorionaspecasaztlanechronosiiiparavioloncelosolo AT lucionthiago escritaderobertovictorionaspecasaztlanechronosiiiparavioloncelosolo |
_version_ |
1773963615970263040 |