Processos criativos com alunos-atores idosos: caminhos de uma dramaturgia de pertencimento

The present work is to present an experience artistic and pedagogical means of a laboratory-developed with senescent students from their memory files. Unlike other works developed with students of the third age, we make use of the archives of memory, where the drama takes from improvisations deve...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Emanuella de Jesus Ferreira da
Outros Autores: Haderchpek, Robson Carlos
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20058
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-20058
record_format dspace
spelling ri-123456789-200582019-01-30T00:41:10Z Processos criativos com alunos-atores idosos: caminhos de uma dramaturgia de pertencimento Silva, Emanuella de Jesus Ferreira da Haderchpek, Robson Carlos http://lattes.cnpq.br/1785807546042317 http://lattes.cnpq.br/4286695631161068 Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques http://lattes.cnpq.br/2272256149121710 Almeida, Verônica Fabrini Machado de http://lattes.cnpq.br/2293069430569435 Teatro Idoso Dramaturgia Memória CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS The present work is to present an experience artistic and pedagogical means of a laboratory-developed with senescent students from their memory files. Unlike other works developed with students of the third age, we make use of the archives of memory, where the drama takes from improvisations developed memories, in other words, the text is built not just recollected by students. Our work, however, is built by a look from the outside. The affective memories narrated by students serve as an engine for text construction and spectacle titled Vamos Falar de Amor. In this experiment the teacher-director also becomes an dramaturgista, and uses her imagination, that also comes filled with her own memories, in order to complete the gaps of the narrative, in a hybrid process in which the collective memory interlace the individual memory, transforming epic into dramatic. Here the route designed to get to the construction of the text and left the text for the second scripture, the spectacle. We want to show that old age is comprised of various hues, and that this phase of human development brings aspects that differ from old to old, and that education and theater can be a resumption of the social role of the elderly in contemporary surroundings. Therefore, the dramaturgy of memory creates the dramaturgy of belonging, facilitating in many aspects the Scenic Play with the elderly ones. O presente trabalho pretende expor uma experiência artístico-pedagógica através de um laboratório desenvolvido com alunos-atores senescentes a partir de seus arquivos de memória. Diferentemente de outros trabalhos desenvolvidos com alunos da terceira idade, fazemos uso dos arquivos da memória, onde a dramaturgia se dá a partir das improvisações desenvolvidas das lembranças, ou seja, o texto é construído e não apenas rememorado pelos alunos. Nosso trabalho, todavia, se constrói por um olhar de fora. As memórias afetivas narradas pelos alunos servem de motor para construção do texto e do espetáculo intitulado Vamos falar de Amor. Nesta experiência a professora-encenadora se transforma também em dramaturgista e faz uso de sua imaginação, que de certa forma, também vem revestida de suas próprias memórias, a fim de preencher os vazios deixados pela narrativa, num processo híbrido onde a memória coletiva se mistura a memória individual, metamorfoseando o épico em dramático. Apresentamos o percurso desenvolvido para chegarmos até a construção do texto e partimos do texto para a segunda escritura, o espetáculo. Queremos mostrar que a velhice é composta por diversos matizes, e que esta fase do desenvolvimento humano traz aspectos que se diferenciam de idoso para idoso, e que a educação e o teatro podem representar uma retomada do papel social do idoso no ambiente contemporâneo. Assim sendo, a dramaturgia de memória cria a dramaturgia de pertencimento facilitando em muitos aspectos o Jogo Cênico com esses idosos. 2016-03-17T19:58:53Z 2016-03-17T19:58:53Z 2014-04-22 masterThesis SILVA, Emanuella de Jesus Ferreira da. Processos criativos com alunos-atores idosos: caminhos de uma dramaturgia de pertencimento. 2014. 122f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20058 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Teatro
Idoso
Dramaturgia
Memória
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
spellingShingle Teatro
Idoso
Dramaturgia
Memória
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
Silva, Emanuella de Jesus Ferreira da
Processos criativos com alunos-atores idosos: caminhos de uma dramaturgia de pertencimento
description The present work is to present an experience artistic and pedagogical means of a laboratory-developed with senescent students from their memory files. Unlike other works developed with students of the third age, we make use of the archives of memory, where the drama takes from improvisations developed memories, in other words, the text is built not just recollected by students. Our work, however, is built by a look from the outside. The affective memories narrated by students serve as an engine for text construction and spectacle titled Vamos Falar de Amor. In this experiment the teacher-director also becomes an dramaturgista, and uses her imagination, that also comes filled with her own memories, in order to complete the gaps of the narrative, in a hybrid process in which the collective memory interlace the individual memory, transforming epic into dramatic. Here the route designed to get to the construction of the text and left the text for the second scripture, the spectacle. We want to show that old age is comprised of various hues, and that this phase of human development brings aspects that differ from old to old, and that education and theater can be a resumption of the social role of the elderly in contemporary surroundings. Therefore, the dramaturgy of memory creates the dramaturgy of belonging, facilitating in many aspects the Scenic Play with the elderly ones.
author2 Haderchpek, Robson Carlos
author_facet Haderchpek, Robson Carlos
Silva, Emanuella de Jesus Ferreira da
format masterThesis
author Silva, Emanuella de Jesus Ferreira da
author_sort Silva, Emanuella de Jesus Ferreira da
title Processos criativos com alunos-atores idosos: caminhos de uma dramaturgia de pertencimento
title_short Processos criativos com alunos-atores idosos: caminhos de uma dramaturgia de pertencimento
title_full Processos criativos com alunos-atores idosos: caminhos de uma dramaturgia de pertencimento
title_fullStr Processos criativos com alunos-atores idosos: caminhos de uma dramaturgia de pertencimento
title_full_unstemmed Processos criativos com alunos-atores idosos: caminhos de uma dramaturgia de pertencimento
title_sort processos criativos com alunos-atores idosos: caminhos de uma dramaturgia de pertencimento
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20058
work_keys_str_mv AT silvaemanuelladejesusferreirada processoscriativoscomalunosatoresidososcaminhosdeumadramaturgiadepertencimento
_version_ 1773958919039746048