Uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida

This dissertation argues that the book as we know it will not cease to be. It is somehow a manifesto praising the artifact of words in the scope of literature and scientific culture. The present work chooses Umberto Eco and Jean-Claude-Càrriere‟s book Não contem com o fim do livro (2010) as cogn...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Reis, Mônica Karina Santos
Outros Autores: Almeida, Maria da Conceição Xavier de
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19951
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-19951
record_format dspace
spelling ri-123456789-199512017-11-02T21:52:19Z Uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida Reis, Mônica Karina Santos Almeida, Maria da Conceição Xavier de http://lattes.cnpq.br/2905658839080702 http://lattes.cnpq.br/9961862139964562 Oliveira, Josineide Silveira de http://lattes.cnpq.br/5439210347544379 Lima, Kenio Costa de http://lattes.cnpq.br/5835673385014578 Junior, Walter Pinheiro Barbosa http://lattes.cnpq.br/7532911538772143 Literatura Complexidade Educação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This dissertation argues that the book as we know it will not cease to be. It is somehow a manifesto praising the artifact of words in the scope of literature and scientific culture. The present work chooses Umberto Eco and Jean-Claude-Càrriere‟s book Não contem com o fim do livro (2010) as cognitive operator. It presents a brief overview of the evolution of the informational supports and narrates a history of the book as constructed by complex bases; it also highlights the permanent and current state of the book having in mind the concept of contemporary as proposed by the Italian philosopher Giorgio Agamben, as opposed by the ephemeral character of the technological informational supports; moreover, it elects the book as a tool for the learning of Science and Culture, as a school for life, as put by Edgar Morin when referring to the Romance genre, in some of his works regarding Education; it presents as supporting evidence, two interviews with book-lover scholars from the Federal University of Rio Grande do Norte. Science thinkers like Edgar Morin, Maria da Conceição de Almeida, Ilya Prigogine, Giorgio Agamben, Pierre Levy, Umberto Eco, Roger Chartier, among others are used as sources of theoretical references. The dissertation places itself in the interface between Literature, Complexity and Education. A dissertação defende a tese de que o livro, na forma como o conhecemos, não acabará. Propõe de uma forma geral fazer o que denominamos de um manifesto em louvor a este artefato das palavras no âmbito da literatura e da cultura científica. Ao utilizar o método como estratégia, elege como operador cognitivo o livro Não contem com o fim do livro, de Umberto Eco e Jean-Claude-Càrriere. Apresenta em seus capítulos um breve histórico sobre a evolução dos suportes informacionais e narra uma história do livro construída em bases complexas; destaca o caráter contemporâneo do livro na concepção da palavra defendida por Giorgio Agamben (atemporal, longe de visões determinísticas cronológicas-causais) em detrimento dos efêmeros suportes informacionais tecnológicos; elege o livro como ferramenta do aprendizado da ciência e da cultura, na concepção de literatura e romance preconizada por Edgar Morin; e, por fim, constrói, a partir das narrativas de dois intelectuais e amantes do livro, uma ode ao livro. De natureza bibliográfica, recorro a filósofos da ciência e da cultura, como Edgar Morin, Maria da Conceição de Almeida, Ilya Prigogine, Giorgio Agamben, Vandana Shiva, Pierre Levy, Umberto Eco, Roger Chartier, para a construção do referencial teórico. A dissertação se situa na interface entre literatura, complexidade e educação. 2016-03-04T22:51:08Z 2016-03-04T22:51:08Z 2014-11-13 masterThesis REIS, Mônica Karina Santos. Uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida. 2014. 108f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19951 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Literatura
Complexidade
Educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Literatura
Complexidade
Educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Reis, Mônica Karina Santos
Uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida
description This dissertation argues that the book as we know it will not cease to be. It is somehow a manifesto praising the artifact of words in the scope of literature and scientific culture. The present work chooses Umberto Eco and Jean-Claude-Càrriere‟s book Não contem com o fim do livro (2010) as cognitive operator. It presents a brief overview of the evolution of the informational supports and narrates a history of the book as constructed by complex bases; it also highlights the permanent and current state of the book having in mind the concept of contemporary as proposed by the Italian philosopher Giorgio Agamben, as opposed by the ephemeral character of the technological informational supports; moreover, it elects the book as a tool for the learning of Science and Culture, as a school for life, as put by Edgar Morin when referring to the Romance genre, in some of his works regarding Education; it presents as supporting evidence, two interviews with book-lover scholars from the Federal University of Rio Grande do Norte. Science thinkers like Edgar Morin, Maria da Conceição de Almeida, Ilya Prigogine, Giorgio Agamben, Pierre Levy, Umberto Eco, Roger Chartier, among others are used as sources of theoretical references. The dissertation places itself in the interface between Literature, Complexity and Education.
author2 Almeida, Maria da Conceição Xavier de
author_facet Almeida, Maria da Conceição Xavier de
Reis, Mônica Karina Santos
format masterThesis
author Reis, Mônica Karina Santos
author_sort Reis, Mônica Karina Santos
title Uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida
title_short Uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida
title_full Uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida
title_fullStr Uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida
title_full_unstemmed Uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida
title_sort uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19951
work_keys_str_mv AT reismonicakarinasantos umaodeaolivroaeducacaoobibliotecarioaformacaoparaavida
_version_ 1773958308038705152