O trabalho em equipe na atenção primária à saúde: situação de Portugal e do Brasil
Introdução: Na Atenção Primária à Saúde, nos contextos internacional e nacional, o trabalho em equipe tem sido reconhecido como estratégia decisiva para a organização de processos que visam à integralidade do cuidado, além de possibilitar melhorias na satisfação dos usuários com os serviços de sa...
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Formato: | doctoralThesis |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19888 |
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Resumo: | Introdução: Na Atenção Primária à Saúde, nos contextos internacional e nacional, o
trabalho em equipe tem sido reconhecido como estratégia decisiva para a
organização de processos que visam à integralidade do cuidado, além de possibilitar
melhorias na satisfação dos usuários com os serviços de saúde. Neste sentido, o
objetivo, deste estudo, é analisar o trabalho em equipe na Atenção Primária à
Saúde.
Método: Trata-se de uma pesquisa em banco de dados secundários. Realizou-se
três estudos: a) O trabalho em equipe na Atenção Primária à Saúde, em Portugal,
pesquisa avaliativa, de natureza qualitativa, tipo estudo de caso descritivo, que
representou um recorte dos resultados derivados da pesquisa integrada ao projeto
“Implantação das Unidades de Saúde Familiar em Portugal”, que teve como
procedimentos entrevistas semiestruturadas, roteiro de coleta de informações
(check list) e análise documental. Foi realizada a estratégia de triangulação dos
dados com análise de conteúdo; b) trabalho em equipe, acesso e qualidade na
Atenção Primária à Saúde, no Brasil, estudo transversal, de abordagem quantitativa,
realizado a partir dos dados obtidos da “Pesquisa de Avaliação Externa do Programa
de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica”, no Brasil, em 2013.
Amostra composta de 17202 profissionais e 65391 usuários. Utilizou-se entrevista
estruturada, com análise estatística realizada pelas frequências absolutas e relativas
das variáveis através do programa Statistical Package for Social Sciences. c)
satisfação dos usuários com o trabalho em equipe na Atenção Primária à Saúde, no
Brasil, estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado a partir dos dados
obtidos da “Pesquisa de Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e
da Qualidade da Atenção Básica”, no Brasil, em 2013. Amostra composta de 65391
usuários. Realizou-se análise estatística das frequências absolutas e relativas das
variáveis através do programa Statistical Package for Social Sciences. Utilizou-se,
ainda, o Teste X2
, com nível de significância de 5%; análise de regressão logística
múltipla. O modelo final foi ajustado pelo teste de Hosmer/Lemeshow, o qual indicou
um ajuste de 66%.
Resultados: Sobre o trabalho em equipe na Atenção Primária à Saúde, em
Portugal, destacou-se a formação das equipes de forma voluntária, por meio de
afinidades pessoais, a existência de “carteira básica de serviços”, juntamente com
x
intervenções de vigilância, promoção da saúde e prevenção de doença, cuidados
em situação de doença aguda, acompanhamento clínico de doença crônica e de
patologia múltipla, cuidados domiciliares, interligação e colaboração em rede com
outros serviços (cuidados hospitalares), sistemas informatizados nas unidades de
saúde. Os dados revelaram dificuldades quanto ao atendimento domiciliar. No Brasil,
foi destaque o processo de trabalho, com avanços relacionados a realização de
planejamento e programação das ações e o apoio da gestão. Existência de território
definido e de prontuários familiares. É destaque a agenda compartilhada e pactuada
entre os profissionais. As equipes realizam acolhimento e reuniões, cujos temas,
discutidos, giram em torno do processo de trabalho e planejamento. Os desafios,
enfrentados, estão relacionados ao agendamento dos usuários; ao número de
pessoas sob a responsabilidade das equipes; à existência de população descoberta
nas áreas adscritas à Unidade de Saúde; à incipiência na ação intersetorial e ao
pouco envolvimento da comunidade pelas equipes. Quanto aos fatores associados à
satisfação do usuário foi marcante: a faixa etária; a escolaridade; a raça; se a falta
de material prejudica o atendimento e se a equipe consegue marcar consulta para
outros profissionais.
Conclusões: Constatou-se o trabalho em equipe como elemento central no
processo de mudança na Atenção Primária à Saúde, tanto no contexto de Portugal
quanto no do Brasil, o qual ampliou o acesso e a qualidade na oferta de serviços de
saúde e obteve, ainda, o reconhecimento social, mesmo que, em ambas as
realidades, não tenha avançado na coordenação do cuidado e no estímulo à
participação social. Os fatores, associados com a satisfação do usuário, estão
relacionados diretamente ao cuidado prestado e refletem a expectativa, por parte do
usuário, de resolução concreta de suas necessidades. |
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