Apontamentos sobre Educação Integral, Programa Mais Educação, Programa Segundo Tempo e Educação Física Escolar

In today's educational context of Brazil the theme of integral education has deserved having to induce policy, nowadays, the More Education Program. In this sense, this thesis focuses on the aspects of integral education that emerged in the country's history to reach the More Education...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Costa, Mackson Luiz Fernandes da
Outros Autores: Melo, José Pereira de
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19878
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-19878
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Educação Integral
Programa Mais Educação
Programa Segundo Tempo
Educação Física
Conteúdos
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
spellingShingle Educação Integral
Programa Mais Educação
Programa Segundo Tempo
Educação Física
Conteúdos
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Costa, Mackson Luiz Fernandes da
Apontamentos sobre Educação Integral, Programa Mais Educação, Programa Segundo Tempo e Educação Física Escolar
description In today's educational context of Brazil the theme of integral education has deserved having to induce policy, nowadays, the More Education Program. In this sense, this thesis focuses on the aspects of integral education that emerged in the country's history to reach the More Education Program (MEP) and offers some thoughts on how physical education is presented within the institutionalization of intent of Integral Education in Brazil. Thus we have as main objective to discuss the pedagogical setting of Second Half Program (PST) in the MEP, and to identify possibilities to integrate their actions with the School Physical Education. In the case study methodology was adopted, with the appropriate schools accompanied by Team Collaborator 3 of the Ministry of Sport, using as a source of evidence the first assessment protocol carried out by the Cooperating Teams of Educational Monitoring and Administration of the Second Time in Brazil specifically evaluations carried out by Team Collaborator 3 (EC3), under the Department of Physical Education, Federal University of Rio Grande do Norte, which followed the covenants of the More xi Education Program in the municipalities of Bayeux / PB, Araruna / PB, Natal / RN and Parnamirim / RN, in the year 2012. in our case it is noticed that the activities developed by PST, accompanied in schools, have an organization and pedagogical practices that converge with each other, but are configured with disjointed practices of Education classes physical, aspect that differs in what would be thinking pedagogical actions to comprehensive education schools.
author2 Melo, José Pereira de
author_facet Melo, José Pereira de
Costa, Mackson Luiz Fernandes da
format masterThesis
author Costa, Mackson Luiz Fernandes da
author_sort Costa, Mackson Luiz Fernandes da
title Apontamentos sobre Educação Integral, Programa Mais Educação, Programa Segundo Tempo e Educação Física Escolar
title_short Apontamentos sobre Educação Integral, Programa Mais Educação, Programa Segundo Tempo e Educação Física Escolar
title_full Apontamentos sobre Educação Integral, Programa Mais Educação, Programa Segundo Tempo e Educação Física Escolar
title_fullStr Apontamentos sobre Educação Integral, Programa Mais Educação, Programa Segundo Tempo e Educação Física Escolar
title_full_unstemmed Apontamentos sobre Educação Integral, Programa Mais Educação, Programa Segundo Tempo e Educação Física Escolar
title_sort apontamentos sobre educação integral, programa mais educação, programa segundo tempo e educação física escolar
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19878
work_keys_str_mv AT costamacksonluizfernandesda apontamentossobreeducacaointegralprogramamaiseducacaoprogramasegundotempoeeducacaofisicaescolar
AT costamacksonluizfernandesda notesonintegraleducationmoreeducationprogramprogramsecondtimeandschoolphysicaleducation
_version_ 1773960513431011328
spelling ri-123456789-198782017-11-03T06:24:02Z Apontamentos sobre Educação Integral, Programa Mais Educação, Programa Segundo Tempo e Educação Física Escolar Notes on Integral Education, More Education Program, Program Second Time and School Physical Education Costa, Mackson Luiz Fernandes da Melo, José Pereira de http://lattes.cnpq.br/7009995632636621 http://lattes.cnpq.br/9283008377235258 Araújo, Allyson Carvalho de http://lattes.cnpq.br/3443942683481696 Aragão, Marta Genu Soares Educação Integral Programa Mais Educação Programa Segundo Tempo Educação Física Conteúdos CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA In today's educational context of Brazil the theme of integral education has deserved having to induce policy, nowadays, the More Education Program. In this sense, this thesis focuses on the aspects of integral education that emerged in the country's history to reach the More Education Program (MEP) and offers some thoughts on how physical education is presented within the institutionalization of intent of Integral Education in Brazil. Thus we have as main objective to discuss the pedagogical setting of Second Half Program (PST) in the MEP, and to identify possibilities to integrate their actions with the School Physical Education. In the case study methodology was adopted, with the appropriate schools accompanied by Team Collaborator 3 of the Ministry of Sport, using as a source of evidence the first assessment protocol carried out by the Cooperating Teams of Educational Monitoring and Administration of the Second Time in Brazil specifically evaluations carried out by Team Collaborator 3 (EC3), under the Department of Physical Education, Federal University of Rio Grande do Norte, which followed the covenants of the More xi Education Program in the municipalities of Bayeux / PB, Araruna / PB, Natal / RN and Parnamirim / RN, in the year 2012. in our case it is noticed that the activities developed by PST, accompanied in schools, have an organization and pedagogical practices that converge with each other, but are configured with disjointed practices of Education classes physical, aspect that differs in what would be thinking pedagogical actions to comprehensive education schools. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Diante do atual contexto educacional do Brasil a temática da educação integral tem recebido destaque, tendo como política indutora, na atualidade, o Programa Mais Educação (PME). Nesse sentido, a presente dissertação enfoca as vertentes de educação integral que surgiram na história do país até chegar ao Programa Mais Educação, bem como tece algumas reflexões sobre como a educação física se apresenta no âmbito das intenções de institucionalização da Educação Integral no Brasil. Assim, temos como objetivo geral discutir a configuração pedagógica do Programa Segundo Tempo (PST) no PME, bem como apontar possibilidades de integração de suas ações com a Educação Física escolar. Na metodologia foi adotada o estudo de caso, tendo como o caso as escolas acompanhadas pela Equipe Colaboradora 3 do Ministério do Esporte, usando como fonte de evidência o primeiro protocolo de avaliação realizado pelas Equipes Colaboradoras de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo do Segundo Tempo no Brasil, especificamente as avaliações realizadas pela Equipe Colaboradora 3 (EC3), vinculada ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a qual acompanhou os convênios do Programa Mais Educação nos ix municípios de Bayeux/PB, Araruna/PB, Natal/RN e Parnamirim/RN, no ano de 2012. No caso estudado percebe-se que as atividades desenvolvidas pelo PST, nas escolas acompanhadas, têm uma organização e práticas pedagógicas que convergem umas com as outras, mas se configuram com práticas desarticuladas das aulas de Educação Física, aspecto que diverge no que seria pensar ações pedagógicas para escolas de educação integral. 2016-02-26T23:27:53Z 2016-02-26T23:27:53Z 2015-02-04 masterThesis COSTA, Mackson Luiz Fernandes da. Apontamentos sobre Educação Integral, Programa Mais Educação, Programa Segundo Tempo e Educação Física Escolar. 2015. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19878 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA