Para uma metapsicologia freudiana da experiência estética
Há muito a arte já era tema de acirradas discussões filosóficas quando do surgimento da psicanálise no fim do século XIX. Com o avanço desta e seu eventual deslocamento do campo das patologias psíquicas para as produções da cultura, superpõe-se às então produções teóricas sobre a arte um discurso...
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Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19784 |
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ri-123456789-197842017-11-02T23:17:26Z Para uma metapsicologia freudiana da experiência estética Batista, Robson Henrique de Almeida Pellejero, Eduardo Aníbal http://lattes.cnpq.br/1009858417414235 http://lattes.cnpq.br/1224372202417906 Iannini, Gilson de Paulo Moreira http://lattes.cnpq.br/2758348799133801 Lima, Glaucineia Gomes de http://lattes.cnpq.br/4754800270790555 Filosofia Psicanálise Metapsicologia Sublimação Arte Experiência estética CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA Há muito a arte já era tema de acirradas discussões filosóficas quando do surgimento da psicanálise no fim do século XIX. Com o avanço desta e seu eventual deslocamento do campo das patologias psíquicas para as produções da cultura, superpõe-se às então produções teóricas sobre a arte um discurso que implica novas categorias do acontecer psíquico no fazer artístico. Com o conceito freudiano de inconsciente todo fazer humano passou a ser concebido como comportando a marca do ser dividido que é o homem. Julgamos a experiência estética como indissociável desse fazer. E é por apostar na singularidade da abordagem psicanalítica no campo estético que nos aventuramos a propor uma descrição metapsicológica da experiência estética. Para tanto, devemos primeiramente compreender qual o critério que Freud utiliza para o uso do conceito de sublimação, este que consideramos um conceito chave para a análise da experiência estética. A experiência é dividida ainda na experiência estética do espectador, isto é, a contemplação, e a experiência do autor, isto é, a do criador da obra. 2016-02-16T20:35:07Z 2016-02-16T20:35:07Z 2014-12-05 masterThesis BATISTA, Robson Henrique de Almeida. Para uma metapsicologia freudiana da experiência estética. 2014. 143f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19784 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA |
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Filosofia Psicanálise Metapsicologia Sublimação Arte Experiência estética CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
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Há muito a arte já era tema de acirradas discussões filosóficas quando do
surgimento da psicanálise no fim do século XIX. Com o avanço desta e seu
eventual deslocamento do campo das patologias psíquicas para as produções
da cultura, superpõe-se às então produções teóricas sobre a arte um discurso
que implica novas categorias do acontecer psíquico no fazer artístico. Com o
conceito freudiano de inconsciente todo fazer humano passou a ser concebido
como comportando a marca do ser dividido que é o homem. Julgamos a
experiência estética como indissociável desse fazer. E é por apostar na
singularidade da abordagem psicanalítica no campo estético que nos
aventuramos a propor uma descrição metapsicológica da experiência estética.
Para tanto, devemos primeiramente compreender qual o critério que Freud
utiliza para o uso do conceito de sublimação, este que consideramos um
conceito chave para a análise da experiência estética. A experiência é dividida
ainda na experiência estética do espectador, isto é, a contemplação, e a
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