Ampliação do Setor de Aulas Teóricas IV - UFRN: proposta arquitetônica baseada no conceito da flexibilidade e adaptabilidade, utilizando os parâmetros de conforto ambiental

In recent years, the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) has come through an intense process of expansion, common for the Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) - Higher Education Institutions – since the implantation of the Programa de Reestruturação e Expansão das Univer...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Queiroz, Marize Brito Silva Câmara de
Outros Autores: Pinto, Edna Moura
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19453
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-19453
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Arquitetura
Projeto
Flexibilidade espacial
Conforto ambiental
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
spellingShingle Arquitetura
Projeto
Flexibilidade espacial
Conforto ambiental
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Queiroz, Marize Brito Silva Câmara de
Ampliação do Setor de Aulas Teóricas IV - UFRN: proposta arquitetônica baseada no conceito da flexibilidade e adaptabilidade, utilizando os parâmetros de conforto ambiental
description In recent years, the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) has come through an intense process of expansion, common for the Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) - Higher Education Institutions – since the implantation of the Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), a program of restructuring and expansion of the federal universities. The incentives made at UFRN can be seen into the expansion of the fields of teaching, research and extension, besides hiring human resources and adaptation / expansion of physical spaces. The focus of the UFRN at the technological area through the project (REUNI) has reflected in a significant expansion of the physical structure of the Center of Technology, area where the section of classes IV remains being the main set of rooms that supports the demand of the courses in the technological area, in which highlights the lack of classrooms. In this sense, the work presented here, proposes an architectural blueprint for expanding the physical space of this sector, based in this main parameters: (i) the spatial flexibility that attends the varying numbers of students per class; (ii) the environmental comfort, using the parameters and guidelines constructive for the Bioclimatic Zone 8; (iii) the requirements contained in the rules of ABNT NBR 9050:2004, 9077:2001 and NBR NBR 15220-3:2003. The architectural proposal used the maximum template allowed by the UFRN Central Campus Master Plan, four floors, considering the existing building (area equal to 7413.95 m²) as the ground floor and the extension proposed distributed on three floors, with an area of around 2,535, 00 m² each, making up a total of 7602.65 m² of total area built
author2 Pinto, Edna Moura
author_facet Pinto, Edna Moura
Queiroz, Marize Brito Silva Câmara de
format masterThesis
author Queiroz, Marize Brito Silva Câmara de
author_sort Queiroz, Marize Brito Silva Câmara de
title Ampliação do Setor de Aulas Teóricas IV - UFRN: proposta arquitetônica baseada no conceito da flexibilidade e adaptabilidade, utilizando os parâmetros de conforto ambiental
title_short Ampliação do Setor de Aulas Teóricas IV - UFRN: proposta arquitetônica baseada no conceito da flexibilidade e adaptabilidade, utilizando os parâmetros de conforto ambiental
title_full Ampliação do Setor de Aulas Teóricas IV - UFRN: proposta arquitetônica baseada no conceito da flexibilidade e adaptabilidade, utilizando os parâmetros de conforto ambiental
title_fullStr Ampliação do Setor de Aulas Teóricas IV - UFRN: proposta arquitetônica baseada no conceito da flexibilidade e adaptabilidade, utilizando os parâmetros de conforto ambiental
title_full_unstemmed Ampliação do Setor de Aulas Teóricas IV - UFRN: proposta arquitetônica baseada no conceito da flexibilidade e adaptabilidade, utilizando os parâmetros de conforto ambiental
title_sort ampliação do setor de aulas teóricas iv - ufrn: proposta arquitetônica baseada no conceito da flexibilidade e adaptabilidade, utilizando os parâmetros de conforto ambiental
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19453
work_keys_str_mv AT queirozmarizebritosilvacamarade ampliacaodosetordeaulasteoricasivufrnpropostaarquitetonicabaseadanoconceitodaflexibilidadeeadaptabilidadeutilizandoosparametrosdeconfortoambiental
_version_ 1773958552552996864
spelling ri-123456789-194532019-01-29T22:36:11Z Ampliação do Setor de Aulas Teóricas IV - UFRN: proposta arquitetônica baseada no conceito da flexibilidade e adaptabilidade, utilizando os parâmetros de conforto ambiental Queiroz, Marize Brito Silva Câmara de Pinto, Edna Moura http://lattes.cnpq.br/0909166160789086 http://lattes.cnpq.br/3789406301829141 Elali, Gleice Virgínia Medeiros de Azambuja http://lattes.cnpq.br/3061713076071714 Oliveira, Cláudia Terezinha de Andrade http://lattes.cnpq.br/3646741420435689 Araújo, Virgínia Maria Dantas de http://lattes.cnpq.br/5410580416665461 Arquitetura Projeto Flexibilidade espacial Conforto ambiental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO In recent years, the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) has come through an intense process of expansion, common for the Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) - Higher Education Institutions – since the implantation of the Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), a program of restructuring and expansion of the federal universities. The incentives made at UFRN can be seen into the expansion of the fields of teaching, research and extension, besides hiring human resources and adaptation / expansion of physical spaces. The focus of the UFRN at the technological area through the project (REUNI) has reflected in a significant expansion of the physical structure of the Center of Technology, area where the section of classes IV remains being the main set of rooms that supports the demand of the courses in the technological area, in which highlights the lack of classrooms. In this sense, the work presented here, proposes an architectural blueprint for expanding the physical space of this sector, based in this main parameters: (i) the spatial flexibility that attends the varying numbers of students per class; (ii) the environmental comfort, using the parameters and guidelines constructive for the Bioclimatic Zone 8; (iii) the requirements contained in the rules of ABNT NBR 9050:2004, 9077:2001 and NBR NBR 15220-3:2003. The architectural proposal used the maximum template allowed by the UFRN Central Campus Master Plan, four floors, considering the existing building (area equal to 7413.95 m²) as the ground floor and the extension proposed distributed on three floors, with an area of around 2,535, 00 m² each, making up a total of 7602.65 m² of total area built Nos últimos anos, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vem passando por um intenso processo de expansão, comum as Instituições de Ensino Superior (IES) a partir do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Os incentivos a UFRN se traduzem na ampliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, contratação de recursos humanos e adequação/ampliação dos espaços físicos. O foco da UFRN na área tecnológica no projeto REUNI, vem refletindo na expressiva ampliação da estrutura física da área do Centro de Tecnologia, onde o Setor de Aulas IV segue sendo o principal conjunto de salas que atende aos cursos da área tecnológica, na qual se evidencia a carência de salas de aula. Nesse sentido, o trabalho aqui apresentado, propõe um anteprojeto arquitetônico para ampliação do espaço físico desse setor, tendo como principais parâmetros: (i) a flexibilidade espacial que atenda aos variados números de alunos por turma; (ii) o conforto ambiental, utilizando os parâmetros e diretrizes construtivas para a Zona Bioclimática 8; (iii) as prescrições constantes nas normas da ABNT: NBR 9050:2004, NBR 15220-3:2003 e NBR 9077:2001. A proposta arquitetônica utilizou o gabarito máximo permitido pelo Plano Diretor do Campus Central da UFRN, quatro pavimentos, considerando a edificação existente (área igual a 7.413,95 m²) como pavimento térreo e a ampliação proposta distribuída em três pavimentos, com área em torno de 2.535,00 m² cada, perfazendo um total de 7.602,65 m² de área total construída. 2015-12-10T20:23:21Z 2015-12-10T20:23:21Z 2014-05-30 masterThesis QUEIROZ, Marize Brito Silva Câmara de. Ampliação do Setor de Aulas Teóricas IV - UFRN: proposta arquitetônica baseada no conceito da flexibilidade e adaptabilidade, utilizando os parâmetros de conforto ambiental. 2014. 132f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19453 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA, PROJETO E MEIO AMBIENTE