Iniciação docente na educação infantil: cenários de uma cultura profissional

This paper focalizes the initial teacher socialization in the Infantile Education from the acknowledgement about that as a phase of a professional life cycle on distinguish of other steps in the teachers’ carrier. It is based on the studies of sociological and anthropological mark with the compre...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Marinho, Joselidia de Oliveira
Outros Autores: Ferreira, Adir Luiz
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19431
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-19431
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Socialização profissional docente
Professor principiante
Docência na Educação Infantil
Cultura profissional docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Socialização profissional docente
Professor principiante
Docência na Educação Infantil
Cultura profissional docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Marinho, Joselidia de Oliveira
Iniciação docente na educação infantil: cenários de uma cultura profissional
description This paper focalizes the initial teacher socialization in the Infantile Education from the acknowledgement about that as a phase of a professional life cycle on distinguish of other steps in the teachers’ carrier. It is based on the studies of sociological and anthropological mark with the comprehension that the professional reality is equally constructed by daily practices of social interactions in the work environment. It aims understanding how the initial process of professional culture building of beginners in the infantile education occurs under a view toward to the organizational and dynamics aspects of the teacher activity (events, interactions, practices, wisdoms, tensions and dilemmas). This investigation assuming the orientations of an ethnographic type approach has been developed in a Municipal Center of Infantile Education (Centro Municipal de Educação Infantil) in the city of Natal, with daycare and pre-school. The participant subjects are four female teachers with less than five years in Infantile Education career. It has used a participant observation and a semi-structured interview in the data building that had interpreted through a content analysis and sources triangulation. It delineates three dimensions to the professional culture scenarios: the personal and formative profile of the subjects, the school daily and the teacher work management. The multiform character of the finds evidences that the professional culture of the novice teachers has been constituted from the confrontation with different situations of unpredictably in their emotions, routines and pedagogical and administrative difficulties, simultaneously to the dilemmas of child care and educate. The solitude feeling has been generating from the institutional and scholar organization, which offers no material and pedagogical conditions to the peers collaboration and discussion. Finally it means that teaching in the Infantile Education must been based on an expanding network relations, been indispensable to the beginners the support and orientation related to doubts, wistfulness and expectations as means of socializing and redefining their teaching practice
author2 Ferreira, Adir Luiz
author_facet Ferreira, Adir Luiz
Marinho, Joselidia de Oliveira
format masterThesis
author Marinho, Joselidia de Oliveira
author_sort Marinho, Joselidia de Oliveira
title Iniciação docente na educação infantil: cenários de uma cultura profissional
title_short Iniciação docente na educação infantil: cenários de uma cultura profissional
title_full Iniciação docente na educação infantil: cenários de uma cultura profissional
title_fullStr Iniciação docente na educação infantil: cenários de uma cultura profissional
title_full_unstemmed Iniciação docente na educação infantil: cenários de uma cultura profissional
title_sort iniciação docente na educação infantil: cenários de uma cultura profissional
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19431
work_keys_str_mv AT marinhojoselidiadeoliveira iniciacaodocentenaeducacaoinfantilcenariosdeumaculturaprofissional
_version_ 1773963612097871872
spelling ri-123456789-194312017-11-03T03:07:39Z Iniciação docente na educação infantil: cenários de uma cultura profissional Marinho, Joselidia de Oliveira Ferreira, Adir Luiz http://lattes.cnpq.br/7098549221149968 http://lattes.cnpq.br/0341824719316863 Paiva, Maria Cristina Leandro de http://lattes.cnpq.br/5008583007971704 Hobold, Márcia de Souza http://lattes.cnpq.br/4242212112799297 Socialização profissional docente Professor principiante Docência na Educação Infantil Cultura profissional docente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This paper focalizes the initial teacher socialization in the Infantile Education from the acknowledgement about that as a phase of a professional life cycle on distinguish of other steps in the teachers’ carrier. It is based on the studies of sociological and anthropological mark with the comprehension that the professional reality is equally constructed by daily practices of social interactions in the work environment. It aims understanding how the initial process of professional culture building of beginners in the infantile education occurs under a view toward to the organizational and dynamics aspects of the teacher activity (events, interactions, practices, wisdoms, tensions and dilemmas). This investigation assuming the orientations of an ethnographic type approach has been developed in a Municipal Center of Infantile Education (Centro Municipal de Educação Infantil) in the city of Natal, with daycare and pre-school. The participant subjects are four female teachers with less than five years in Infantile Education career. It has used a participant observation and a semi-structured interview in the data building that had interpreted through a content analysis and sources triangulation. It delineates three dimensions to the professional culture scenarios: the personal and formative profile of the subjects, the school daily and the teacher work management. The multiform character of the finds evidences that the professional culture of the novice teachers has been constituted from the confrontation with different situations of unpredictably in their emotions, routines and pedagogical and administrative difficulties, simultaneously to the dilemmas of child care and educate. The solitude feeling has been generating from the institutional and scholar organization, which offers no material and pedagogical conditions to the peers collaboration and discussion. Finally it means that teaching in the Infantile Education must been based on an expanding network relations, been indispensable to the beginners the support and orientation related to doubts, wistfulness and expectations as means of socializing and redefining their teaching practice Esse escrito focaliza a socialização inicial docente na Educação Infantil a partir do reconhecimento daquela como uma fase de um ciclo de vida profissional que se distingue das demais etapas da carreira dos professores. Fundamenta-se nos estudos de cunho sociológico e antropológico, com a compreensão de que a realidade profissional é construída igualmente por práticas cotidianas de interações sociais no meio ambiente de trabalho. Objetivou-se compreender como ocorre o processo inicial de construção da cultura profissional das professoras principiantes na educação infantil, sob um olhar voltado para os aspectos organizacionais e dinâmicos da atividade docente (acontecimentos, interações, práticas, saberes, tensões e dilemas). Esta investigação, assumindo as orientações de uma abordagem de tipo etnográfico, foi desenvolvida num Centro Municipal de Educação Infantil da rede municipal de Natal-RN, com creche e pré-escola. Os sujeitos participantes são quatro professoras que têm menos de cinco anos de carreira na Educação Infantil. Utilizou-se a observação participante e a entrevista semiestruturada na construção dos dados, aos quais interpretamos por meio da análise de conteúdo e triangulação de fontes. Delineamos três dimensões para os cenários da cultura profissional: o perfil pessoal e formativo dos sujeitos, o cotidiano escolar e a gestão do trabalho docente. O caráter multiforme dos achados evidencia que a cultura profissional das professoras principiantes tem se constituído a partir da confrontação com as diversas situações de imprevisibilidade em suas emoções, rotinas e dificuldades, pedagógicas e administrativas, simultaneamente aos dilemas do cuidar e do educar a criança. O sentimento de solidão tem sido gerado a partir da organização institucional e escolar, a qual não lhes oferece condições materiais e pedagógicas para a colaboração e discussão entre os pares. Enfim, entende-se que a docência na Educação Infantil deve estar baseada numa rede de relações alargadas, sendo imprescindível aos principiantes o apoio e a orientação em relação às dúvidas, anseios e expectativas, como meio de socialização e ressignificação de sua prática docente. 2015-12-09T22:00:15Z 2015-12-09T22:00:15Z 2014-08-01 masterThesis MARINHO, Joselidia de Oliveira. Iniciação docente na educação infantil: cenários de uma cultura profissional. 2014. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19431 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO