Perfil desenvolvimental das funções executivas em crianças de 05 a 08 anos da cidade de Natal - RN

This study aimed to establish the developmental profile of executives components in typical child development. This is a correlational cross-sectional study of predominantly quantitative. The instruments for data collection are the subtests included in the NEPSY-II Attention and Executive Functio...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Barros, Priscila Magalhães
Outros Autores: Pires, Izabel Augusta Hazin
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Acesso em linha:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19404
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-19404
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Avaliação neuropsicológica
Desenvolvimento típico
Funções executivas
NEPSY-II
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
spellingShingle Avaliação neuropsicológica
Desenvolvimento típico
Funções executivas
NEPSY-II
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Barros, Priscila Magalhães
Perfil desenvolvimental das funções executivas em crianças de 05 a 08 anos da cidade de Natal - RN
description This study aimed to establish the developmental profile of executives components in typical child development. This is a correlational cross-sectional study of predominantly quantitative. The instruments for data collection are the subtests included in the NEPSY-II Attention and Executive Functioning domain. Eighty children between 5 and 8 years of age, of both genders, students from public and private schools in the city of Natal were evaluated. The sample was divided into six-month intervals for subsequent analysis of strategies and types of errors. Analysis of variance (univariate and multivariate) and Tukey and Games-Howell post hoc tests were conducted to verify the effect of age on test performance. Subsequent correlations indicate the strength and direction of the relationship between variables. Were identified two peaks of development in the six-month interval adopted for the skills of selective attention and inhibitory control. The results indicate that there’s no significant influence of sex and type of school on the performance of the sample. The performance of preschool children (5 and 6 years) was lower than the other subgroups in most tests. Highlights the role of autoregulation discourse among preschool children during activities of greater executive demand and the abstraction resource as a resolution strategy between the older. Were identified similar development trajectories among selective attention abilities and inhibitory control. In general, there is a decrease in the number of mistakes and increase of success with the age progression. Future longitudinal research can extend the age range encompassed in this study, investigating the developmental course of executive abilities.
author2 Pires, Izabel Augusta Hazin
author_facet Pires, Izabel Augusta Hazin
Barros, Priscila Magalhães
format masterThesis
author Barros, Priscila Magalhães
author_sort Barros, Priscila Magalhães
title Perfil desenvolvimental das funções executivas em crianças de 05 a 08 anos da cidade de Natal - RN
title_short Perfil desenvolvimental das funções executivas em crianças de 05 a 08 anos da cidade de Natal - RN
title_full Perfil desenvolvimental das funções executivas em crianças de 05 a 08 anos da cidade de Natal - RN
title_fullStr Perfil desenvolvimental das funções executivas em crianças de 05 a 08 anos da cidade de Natal - RN
title_full_unstemmed Perfil desenvolvimental das funções executivas em crianças de 05 a 08 anos da cidade de Natal - RN
title_sort perfil desenvolvimental das funções executivas em crianças de 05 a 08 anos da cidade de natal - rn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19404
work_keys_str_mv AT barrospriscilamagalhaes perfildesenvolvimentaldasfuncoesexecutivasemcriancasde05a08anosdacidadedenatalrn
_version_ 1773965282068398080
spelling ri-123456789-194042017-11-01T00:39:24Z Perfil desenvolvimental das funções executivas em crianças de 05 a 08 anos da cidade de Natal - RN Barros, Priscila Magalhães Pires, Izabel Augusta Hazin http://lattes.cnpq.br/3503480700332244 http://lattes.cnpq.br/5496201609189471 Falcão, Jorge Tarcisio da Rocha http://lattes.cnpq.br/9066230660650393 Rojas, Luis Quintanar Avaliação neuropsicológica Desenvolvimento típico Funções executivas NEPSY-II CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA This study aimed to establish the developmental profile of executives components in typical child development. This is a correlational cross-sectional study of predominantly quantitative. The instruments for data collection are the subtests included in the NEPSY-II Attention and Executive Functioning domain. Eighty children between 5 and 8 years of age, of both genders, students from public and private schools in the city of Natal were evaluated. The sample was divided into six-month intervals for subsequent analysis of strategies and types of errors. Analysis of variance (univariate and multivariate) and Tukey and Games-Howell post hoc tests were conducted to verify the effect of age on test performance. Subsequent correlations indicate the strength and direction of the relationship between variables. Were identified two peaks of development in the six-month interval adopted for the skills of selective attention and inhibitory control. The results indicate that there’s no significant influence of sex and type of school on the performance of the sample. The performance of preschool children (5 and 6 years) was lower than the other subgroups in most tests. Highlights the role of autoregulation discourse among preschool children during activities of greater executive demand and the abstraction resource as a resolution strategy between the older. Were identified similar development trajectories among selective attention abilities and inhibitory control. In general, there is a decrease in the number of mistakes and increase of success with the age progression. Future longitudinal research can extend the age range encompassed in this study, investigating the developmental course of executive abilities. Este estudo objetivou estabelecer o perfil desenvolvimental de componentes executivos no desenvolvimento típico infantil. Trata-se de estudo correlacional, transversal, de natureza predominantemente quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados são os subtestes do domínio “Atenção/ Funções Executivas” do NEPSY-II. Foram avaliadas 80 crianças entre 5 e 8 anos de idade, de ambos os sexo, estudantes de escolas públicas e particulares da cidade de Natal - RN. A amostra foi segmentada em intervalos de seis meses para posterior análise das estratégias e tipos de erros. Foram realizadas análises de variância (multivariada e univariada), testes post hoc de Tukey e Games-Howell para verificar o efeito da idade sobre o desempenho nos testes. Correlações posteriores indicaram a força e a direção do relacionamento entre as variáveis. Identificaram-se dois picos de desenvolvimento no intervalo de seis meses adotado para as habilidades de atenção seletiva e controle inibitório. Os resultados indicam que não há influencia significativa do sexo e tipo de escola sobre o desempenho da amostra. O desempenho dos pré-escolares (5 e 6 anos) foi inferior aos demais subgrupos na maioria dos testes. Destaca-se o papel do discurso de autoregulação entre os pré-escolares durante as atividades de maior demanda executiva e o recurso da abstração como estratégia de resolução entre os mais velhos. Identificaram-se trajetórias de desenvolvimento semelhantes entre as habilidades de atenção seletiva e controle inibitório. De maneira geral, há decréscimo no número de erros e aumento de acertos com a progressão da idade. Pesquisas longitudinais futuras podem ampliar a faixa etária abarcada neste estudo, investigando o curso desenvolvimental das habilidades executivas. 2015-12-08T22:57:04Z 2015-12-08T22:57:04Z 2014-04-25 masterThesis BARROS, Priscila Magalhães. Perfil desenvolvimental das funções executivas em crianças de 05 a 08 anos da cidade de Natal - RN. 2014. 103f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19404 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA