Educação musical para atores: um relato de experiência do curso Laboratório Vocal
Este relato de experiência tem como objetivo discutir estratégias metodológicas adotadas em um curso de educação musical para atores. O curso Laboratório Vocal, ministrado no Centro Experimental de Formação e Pesquisa Teatral da cidade do Natal-RN, teve como finalidade despertar o potencial musica...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | article |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19272 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-19272 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-192722017-11-02T19:37:37Z Educação musical para atores: um relato de experiência do curso Laboratório Vocal Rocha, José Leandro Silva Educação musical Voz Ator CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Este relato de experiência tem como objetivo discutir estratégias metodológicas adotadas em um curso de educação musical para atores. O curso Laboratório Vocal, ministrado no Centro Experimental de Formação e Pesquisa Teatral da cidade do Natal-RN, teve como finalidade despertar o potencial musical e desenvolver habilidades para o uso criativo da expressão vocal dos participantes. Adotou-se como metodologia uma revisão da literatura e um estudo observacional das atividades desenvolvidas. As práticas pedagógicas contemplaram atividades como apreciação musical, discussão e reconstrução de conceitos, exercícios de técnica vocal, canto, jogos, improvisação sonora com o uso do corpo e da voz, criação musical, interpretação, leitura dramática de textos e realização de experimentos sonoros. Durante o curso, foi observado que os participantes desenvolveram habilidades, tais como, memória e percepção musicais, improvisação, criação, interpretação, leitura, fala, canto, bem como, a reconstrução de conceitos acerca da música e do uso da voz. Como resultado desta experiência, conclui-se que mais importante que apresentar um conjunto de regras prontas de como utilizar a voz, se constitui abordagem mais eficiente a utilização da capacidade prévia do aluno, de modo que se possa orientá-lo a reconhecer e desenvolver suas próprias potencialidades musicais e ampliar suas habilidades de expressão vocal. 2015-09-25T00:56:56Z 2015-09-25T00:56:56Z article ROCHA, José Leandro Silva. Educação musical para atores: um relato de experiência do curso Laboratório Vocal. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABEM NORDESTE, 9., Natal, 2010. Anais eletrônicos... Natal, 2010. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19272 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Educação musical Voz Ator CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
spellingShingle |
Educação musical Voz Ator CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Rocha, José Leandro Silva Educação musical para atores: um relato de experiência do curso Laboratório Vocal |
description |
Este relato de experiência tem como objetivo discutir estratégias metodológicas adotadas em um curso de educação musical para atores. O curso Laboratório Vocal, ministrado no Centro Experimental de Formação
e Pesquisa Teatral da cidade do Natal-RN, teve como finalidade despertar o potencial musical e desenvolver habilidades para o uso criativo da expressão vocal dos participantes. Adotou-se como metodologia uma revisão da literatura e um estudo observacional das atividades desenvolvidas. As práticas pedagógicas
contemplaram atividades como apreciação musical, discussão e reconstrução de conceitos,
exercícios de técnica vocal, canto, jogos, improvisação sonora com o uso do corpo e da voz,
criação musical, interpretação, leitura dramática de textos e realização de experimentos
sonoros. Durante o curso, foi observado que os participantes desenvolveram habilidades, tais
como, memória e percepção musicais, improvisação, criação, interpretação, leitura, fala,
canto, bem como, a reconstrução de conceitos acerca da música e do
uso da voz. Como resultado desta experiência, conclui-se que mais importante que apresentar um conjunto de regras prontas de como utilizar a voz, se constitui abordagem mais eficiente a utilização da
capacidade prévia do aluno, de modo que se possa orientá-lo a reconhecer e desenvolver suas
próprias potencialidades musicais e ampliar suas habilidades de expressão vocal. |
format |
article |
author |
Rocha, José Leandro Silva |
author_facet |
Rocha, José Leandro Silva |
author_sort |
Rocha, José Leandro Silva |
title |
Educação musical para atores: um relato de experiência do curso Laboratório Vocal |
title_short |
Educação musical para atores: um relato de experiência do curso Laboratório Vocal |
title_full |
Educação musical para atores: um relato de experiência do curso Laboratório Vocal |
title_fullStr |
Educação musical para atores: um relato de experiência do curso Laboratório Vocal |
title_full_unstemmed |
Educação musical para atores: um relato de experiência do curso Laboratório Vocal |
title_sort |
educação musical para atores: um relato de experiência do curso laboratório vocal |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2015 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19272 |
work_keys_str_mv |
AT rochajoseleandrosilva educacaomusicalparaatoresumrelatodeexperienciadocursolaboratoriovocal |
_version_ |
1773959281499963392 |