Educação musical para atores: um relato de experiência do curso Laboratório Vocal

Este relato de experiência tem como objetivo discutir estratégias metodológicas adotadas em um curso de educação musical para atores. O curso Laboratório Vocal, ministrado no Centro Experimental de Formação e Pesquisa Teatral da cidade do Natal-RN, teve como finalidade despertar o potencial musica...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rocha, José Leandro Silva
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Voz
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19272
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-19272
record_format dspace
spelling ri-123456789-192722017-11-02T19:37:37Z Educação musical para atores: um relato de experiência do curso Laboratório Vocal Rocha, José Leandro Silva Educação musical Voz Ator CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Este relato de experiência tem como objetivo discutir estratégias metodológicas adotadas em um curso de educação musical para atores. O curso Laboratório Vocal, ministrado no Centro Experimental de Formação e Pesquisa Teatral da cidade do Natal-RN, teve como finalidade despertar o potencial musical e desenvolver habilidades para o uso criativo da expressão vocal dos participantes. Adotou-se como metodologia uma revisão da literatura e um estudo observacional das atividades desenvolvidas. As práticas pedagógicas contemplaram atividades como apreciação musical, discussão e reconstrução de conceitos, exercícios de técnica vocal, canto, jogos, improvisação sonora com o uso do corpo e da voz, criação musical, interpretação, leitura dramática de textos e realização de experimentos sonoros. Durante o curso, foi observado que os participantes desenvolveram habilidades, tais como, memória e percepção musicais, improvisação, criação, interpretação, leitura, fala, canto, bem como, a reconstrução de conceitos acerca da música e do uso da voz. Como resultado desta experiência, conclui-se que mais importante que apresentar um conjunto de regras prontas de como utilizar a voz, se constitui abordagem mais eficiente a utilização da capacidade prévia do aluno, de modo que se possa orientá-lo a reconhecer e desenvolver suas próprias potencialidades musicais e ampliar suas habilidades de expressão vocal. 2015-09-25T00:56:56Z 2015-09-25T00:56:56Z article ROCHA, José Leandro Silva. Educação musical para atores: um relato de experiência do curso Laboratório Vocal. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABEM NORDESTE, 9., Natal, 2010. Anais eletrônicos... Natal, 2010. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19272 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Educação musical
Voz
Ator
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
spellingShingle Educação musical
Voz
Ator
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Rocha, José Leandro Silva
Educação musical para atores: um relato de experiência do curso Laboratório Vocal
description Este relato de experiência tem como objetivo discutir estratégias metodológicas adotadas em um curso de educação musical para atores. O curso Laboratório Vocal, ministrado no Centro Experimental de Formação e Pesquisa Teatral da cidade do Natal-RN, teve como finalidade despertar o potencial musical e desenvolver habilidades para o uso criativo da expressão vocal dos participantes. Adotou-se como metodologia uma revisão da literatura e um estudo observacional das atividades desenvolvidas. As práticas pedagógicas contemplaram atividades como apreciação musical, discussão e reconstrução de conceitos, exercícios de técnica vocal, canto, jogos, improvisação sonora com o uso do corpo e da voz, criação musical, interpretação, leitura dramática de textos e realização de experimentos sonoros. Durante o curso, foi observado que os participantes desenvolveram habilidades, tais como, memória e percepção musicais, improvisação, criação, interpretação, leitura, fala, canto, bem como, a reconstrução de conceitos acerca da música e do uso da voz. Como resultado desta experiência, conclui-se que mais importante que apresentar um conjunto de regras prontas de como utilizar a voz, se constitui abordagem mais eficiente a utilização da capacidade prévia do aluno, de modo que se possa orientá-lo a reconhecer e desenvolver suas próprias potencialidades musicais e ampliar suas habilidades de expressão vocal.
format article
author Rocha, José Leandro Silva
author_facet Rocha, José Leandro Silva
author_sort Rocha, José Leandro Silva
title Educação musical para atores: um relato de experiência do curso Laboratório Vocal
title_short Educação musical para atores: um relato de experiência do curso Laboratório Vocal
title_full Educação musical para atores: um relato de experiência do curso Laboratório Vocal
title_fullStr Educação musical para atores: um relato de experiência do curso Laboratório Vocal
title_full_unstemmed Educação musical para atores: um relato de experiência do curso Laboratório Vocal
title_sort educação musical para atores: um relato de experiência do curso laboratório vocal
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19272
work_keys_str_mv AT rochajoseleandrosilva educacaomusicalparaatoresumrelatodeexperienciadocursolaboratoriovocal
_version_ 1773959281499963392