Educação musical para atores: um relato de experiência do curso Laboratório Vocal
Este relato de experiência tem como objetivo discutir estratégias metodológicas adotadas em um curso de educação musical para atores. O curso Laboratório Vocal, ministrado no Centro Experimental de Formação e Pesquisa Teatral da cidade do Natal-RN, teve como finalidade despertar o potencial musica...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | article |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19272 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | Este relato de experiência tem como objetivo discutir estratégias metodológicas adotadas em um curso de educação musical para atores. O curso Laboratório Vocal, ministrado no Centro Experimental de Formação
e Pesquisa Teatral da cidade do Natal-RN, teve como finalidade despertar o potencial musical e desenvolver habilidades para o uso criativo da expressão vocal dos participantes. Adotou-se como metodologia uma revisão da literatura e um estudo observacional das atividades desenvolvidas. As práticas pedagógicas
contemplaram atividades como apreciação musical, discussão e reconstrução de conceitos,
exercícios de técnica vocal, canto, jogos, improvisação sonora com o uso do corpo e da voz,
criação musical, interpretação, leitura dramática de textos e realização de experimentos
sonoros. Durante o curso, foi observado que os participantes desenvolveram habilidades, tais
como, memória e percepção musicais, improvisação, criação, interpretação, leitura, fala,
canto, bem como, a reconstrução de conceitos acerca da música e do
uso da voz. Como resultado desta experiência, conclui-se que mais importante que apresentar um conjunto de regras prontas de como utilizar a voz, se constitui abordagem mais eficiente a utilização da
capacidade prévia do aluno, de modo que se possa orientá-lo a reconhecer e desenvolver suas
próprias potencialidades musicais e ampliar suas habilidades de expressão vocal. |
---|