Influência do método de ensino na aprendizagem dos métodos quantitativos no curso de ciências contábeis da UFRN
O mercado atual exige profissionais da área contábil aptos a auxiliar os gestores nas tomadas de decisões, sendo os métodos quantitativos um instrumento fundamental para a elaboração de informações relevantes. No entanto, segundo Quirino (2010), os alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universida...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , |
---|---|
Formato: | article |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19227 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-19227 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-192272017-11-03T04:23:12Z Influência do método de ensino na aprendizagem dos métodos quantitativos no curso de ciências contábeis da UFRN Quirino, Márcio César de Oliveira Moura, Angélica Maria Constantino de Segantini, Giovanna Tonetto Araújo, Aneide Oliveira Métodos quantitativos Interdisciplinaridade Ensino Aprendizagem O mercado atual exige profissionais da área contábil aptos a auxiliar os gestores nas tomadas de decisões, sendo os métodos quantitativos um instrumento fundamental para a elaboração de informações relevantes. No entanto, segundo Quirino (2010), os alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do campus de Natal, apresentam limitações para utilização destes métodos no campo profissional. O presente estudo tem como objetivo investigar o motivo do baixo desempenho dos alunos no componente curricular métodos quantitativos, por meio da análise dos questionários respondidos por 139 alunos do 5º ao 9º período, empregando-se o método não paramétrico, através do teste qui-quadrado. A análise revela que o desempenho dos alunos é influenciado pela ligação entre os métodos estudados e as possibilidades de aplicação nas diversas áreas da contabilidade, destacando a importância da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem 2015-09-14T19:26:36Z 2015-09-14T19:26:36Z 2014 article QUIRINO, Márcio César de Oliveira et. al. Influência do método de ensino na aprendizagem dos métodos quantitativos no curso de ciências contábeis da UFRN. Revista Ambiente Contábil, Natal, RN. v. 6. n. 1, p. 19-34, jan./jun., 2014. ISSN 2176-9036. Disponível em: <http://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/4268/3989>. Acesso em: 27 maio 2015. 2176-9036 https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19227 pt_BR application/pdf |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Métodos quantitativos Interdisciplinaridade Ensino Aprendizagem |
spellingShingle |
Métodos quantitativos Interdisciplinaridade Ensino Aprendizagem Quirino, Márcio César de Oliveira Moura, Angélica Maria Constantino de Segantini, Giovanna Tonetto Araújo, Aneide Oliveira Influência do método de ensino na aprendizagem dos métodos quantitativos no curso de ciências contábeis da UFRN |
description |
O mercado atual exige profissionais da área contábil aptos a auxiliar os gestores nas tomadas de decisões, sendo os métodos quantitativos um instrumento fundamental para a elaboração de informações relevantes. No entanto, segundo Quirino (2010), os alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do campus de Natal, apresentam limitações para utilização destes métodos no campo profissional. O presente estudo tem como objetivo investigar o motivo do baixo desempenho dos alunos no componente curricular métodos quantitativos, por meio da análise dos questionários respondidos por 139 alunos do 5º ao 9º período, empregando-se o método não paramétrico, através do teste qui-quadrado. A análise revela que o desempenho dos alunos é influenciado pela ligação entre os métodos estudados e as possibilidades de aplicação nas diversas áreas da contabilidade, destacando a importância da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem |
format |
article |
author |
Quirino, Márcio César de Oliveira Moura, Angélica Maria Constantino de Segantini, Giovanna Tonetto Araújo, Aneide Oliveira |
author_facet |
Quirino, Márcio César de Oliveira Moura, Angélica Maria Constantino de Segantini, Giovanna Tonetto Araújo, Aneide Oliveira |
author_sort |
Quirino, Márcio César de Oliveira |
title |
Influência do método de ensino na aprendizagem dos métodos quantitativos no curso de ciências contábeis da UFRN |
title_short |
Influência do método de ensino na aprendizagem dos métodos quantitativos no curso de ciências contábeis da UFRN |
title_full |
Influência do método de ensino na aprendizagem dos métodos quantitativos no curso de ciências contábeis da UFRN |
title_fullStr |
Influência do método de ensino na aprendizagem dos métodos quantitativos no curso de ciências contábeis da UFRN |
title_full_unstemmed |
Influência do método de ensino na aprendizagem dos métodos quantitativos no curso de ciências contábeis da UFRN |
title_sort |
influência do método de ensino na aprendizagem dos métodos quantitativos no curso de ciências contábeis da ufrn |
publishDate |
2015 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19227 |
work_keys_str_mv |
AT quirinomarciocesardeoliveira influenciadometododeensinonaaprendizagemdosmetodosquantitativosnocursodecienciascontabeisdaufrn AT mouraangelicamariaconstantinode influenciadometododeensinonaaprendizagemdosmetodosquantitativosnocursodecienciascontabeisdaufrn AT segantinigiovannatonetto influenciadometododeensinonaaprendizagemdosmetodosquantitativosnocursodecienciascontabeisdaufrn AT araujoaneideoliveira influenciadometododeensinonaaprendizagemdosmetodosquantitativosnocursodecienciascontabeisdaufrn |
_version_ |
1773957531236827136 |