Influência do método de ensino na aprendizagem dos métodos quantitativos no curso de ciências contábeis da UFRN

O mercado atual exige profissionais da área contábil aptos a auxiliar os gestores nas tomadas de decisões, sendo os métodos quantitativos um instrumento fundamental para a elaboração de informações relevantes. No entanto, segundo Quirino (2010), os alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universida...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Quirino, Márcio César de Oliveira, Moura, Angélica Maria Constantino de, Segantini, Giovanna Tonetto, Araújo, Aneide Oliveira
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19227
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-19227
record_format dspace
spelling ri-123456789-192272017-11-03T04:23:12Z Influência do método de ensino na aprendizagem dos métodos quantitativos no curso de ciências contábeis da UFRN Quirino, Márcio César de Oliveira Moura, Angélica Maria Constantino de Segantini, Giovanna Tonetto Araújo, Aneide Oliveira Métodos quantitativos Interdisciplinaridade Ensino Aprendizagem O mercado atual exige profissionais da área contábil aptos a auxiliar os gestores nas tomadas de decisões, sendo os métodos quantitativos um instrumento fundamental para a elaboração de informações relevantes. No entanto, segundo Quirino (2010), os alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do campus de Natal, apresentam limitações para utilização destes métodos no campo profissional. O presente estudo tem como objetivo investigar o motivo do baixo desempenho dos alunos no componente curricular métodos quantitativos, por meio da análise dos questionários respondidos por 139 alunos do 5º ao 9º período, empregando-se o método não paramétrico, através do teste qui-quadrado. A análise revela que o desempenho dos alunos é influenciado pela ligação entre os métodos estudados e as possibilidades de aplicação nas diversas áreas da contabilidade, destacando a importância da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem 2015-09-14T19:26:36Z 2015-09-14T19:26:36Z 2014 article QUIRINO, Márcio César de Oliveira et. al. Influência do método de ensino na aprendizagem dos métodos quantitativos no curso de ciências contábeis da UFRN. Revista Ambiente Contábil, Natal, RN. v. 6. n. 1, p. 19-34, jan./jun., 2014. ISSN 2176-9036. Disponível em: <http://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/4268/3989>. Acesso em: 27 maio 2015. 2176-9036 https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19227 pt_BR application/pdf
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Métodos quantitativos
Interdisciplinaridade
Ensino
Aprendizagem
spellingShingle Métodos quantitativos
Interdisciplinaridade
Ensino
Aprendizagem
Quirino, Márcio César de Oliveira
Moura, Angélica Maria Constantino de
Segantini, Giovanna Tonetto
Araújo, Aneide Oliveira
Influência do método de ensino na aprendizagem dos métodos quantitativos no curso de ciências contábeis da UFRN
description O mercado atual exige profissionais da área contábil aptos a auxiliar os gestores nas tomadas de decisões, sendo os métodos quantitativos um instrumento fundamental para a elaboração de informações relevantes. No entanto, segundo Quirino (2010), os alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do campus de Natal, apresentam limitações para utilização destes métodos no campo profissional. O presente estudo tem como objetivo investigar o motivo do baixo desempenho dos alunos no componente curricular métodos quantitativos, por meio da análise dos questionários respondidos por 139 alunos do 5º ao 9º período, empregando-se o método não paramétrico, através do teste qui-quadrado. A análise revela que o desempenho dos alunos é influenciado pela ligação entre os métodos estudados e as possibilidades de aplicação nas diversas áreas da contabilidade, destacando a importância da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem
format article
author Quirino, Márcio César de Oliveira
Moura, Angélica Maria Constantino de
Segantini, Giovanna Tonetto
Araújo, Aneide Oliveira
author_facet Quirino, Márcio César de Oliveira
Moura, Angélica Maria Constantino de
Segantini, Giovanna Tonetto
Araújo, Aneide Oliveira
author_sort Quirino, Márcio César de Oliveira
title Influência do método de ensino na aprendizagem dos métodos quantitativos no curso de ciências contábeis da UFRN
title_short Influência do método de ensino na aprendizagem dos métodos quantitativos no curso de ciências contábeis da UFRN
title_full Influência do método de ensino na aprendizagem dos métodos quantitativos no curso de ciências contábeis da UFRN
title_fullStr Influência do método de ensino na aprendizagem dos métodos quantitativos no curso de ciências contábeis da UFRN
title_full_unstemmed Influência do método de ensino na aprendizagem dos métodos quantitativos no curso de ciências contábeis da UFRN
title_sort influência do método de ensino na aprendizagem dos métodos quantitativos no curso de ciências contábeis da ufrn
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19227
work_keys_str_mv AT quirinomarciocesardeoliveira influenciadometododeensinonaaprendizagemdosmetodosquantitativosnocursodecienciascontabeisdaufrn
AT mouraangelicamariaconstantinode influenciadometododeensinonaaprendizagemdosmetodosquantitativosnocursodecienciascontabeisdaufrn
AT segantinigiovannatonetto influenciadometododeensinonaaprendizagemdosmetodosquantitativosnocursodecienciascontabeisdaufrn
AT araujoaneideoliveira influenciadometododeensinonaaprendizagemdosmetodosquantitativosnocursodecienciascontabeisdaufrn
_version_ 1773957531236827136