Da retórica à efetiva influência da escola europeia no contexto histórico da contabilidade e da economia mundial: o que pensam os autores e professores de contabilidade brasileiros
O trabalho apresenta um estudo teórico-empírico sobre a efetiva influência da escola europeia continental sobre a ciência contábil e o desenvolvimento econômico, considerando a importância sobre o aspecto histórico da ciência e sua possível influência sobre o processo de convergência às normas in...
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Formato: | article |
Idioma: | pt_BR |
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19215 |
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Resumo: | O trabalho apresenta um estudo teórico-empírico sobre a efetiva influência da escola europeia
continental sobre a ciência contábil e o desenvolvimento econômico, considerando a importância
sobre o aspecto histórico da ciência e sua possível influência sobre o processo de convergência às
normas internacionais, estando restrito ao contexto brasileiro. Discute-se a retórica sobre a
filosofia da escola europeia continental destacando-se algumas escolas que a compõem, e sua
importância para o aspecto econômico até o início de século XX. No aspecto metodológico,
foram realizadas duas pesquisas, uma com os autores brasileiros da disciplina teoria da
contabilidade, e outra com os demais professores. Estas afirmações tratam da efetiva colaboração
ou não dessa corrente sobre a ciência contábil e o desenvolvimento econômico e o atual processo
de convergência às normas internacionais. Utilizando-se análises descritivas e da estatística não
paramétrica qui-quadrado, observou-se que quase por consenso, autores e professores não
atribuem influência dos conceitos pré-científicos ao processo de convergência às normas
internacionais. Argumenta-se que a maior contribuição desta corrente de pensamento reside no
aspecto histórico, perdendo influencia no desenvolvimento dos aspectos da contabilidade
contemporânea, notadamente no processo de convergência as normas internacionais |
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