Mensuração a valor justo: um estudo sobre a percepção dos professores e profissionais contábeis
Os usuários das demonstrações financeiras podem tomar decisões econômicas corretas se possuírem informações contábeis de qualidade. No entanto, a obtenção da qualidade da informação não é um processo simples. Seus atributos essenciais, a relevância e representação fiel, podem ser mensurados por m...
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ri-123456789-192082017-11-02T13:40:42Z Mensuração a valor justo: um estudo sobre a percepção dos professores e profissionais contábeis Melo, Clayton Levy Lima de Vieira, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Niyama, Jorge Katsumi Mól, Anderson Luiz Rezende Teoria da mensuração Valor justo Qualidade da informação Relevância Os usuários das demonstrações financeiras podem tomar decisões econômicas corretas se possuírem informações contábeis de qualidade. No entanto, a obtenção da qualidade da informação não é um processo simples. Seus atributos essenciais, a relevância e representação fiel, podem ser mensurados por meio da análise diferencial e do efeito da utilização de diferentes modelos de mensuração, como custo histórico e valor justo. Assim, o objetivo geral do presente trabalho é analisar a opinião dos contadores e professores, de graduação e pósgraduação em Ciências Contábeis, acerca da mensuração a valor justo, conforme normas do FASB e do IASB. Através da estatística descritiva, foram analisados 258 questionários respondidos por profissionais de todas as regiões do Brasil, os quais continham 9 questões objetivas. Os principais resultados obtidos foram as sugestões de novas expressões para substituir a atual “valor justo”, como Valor de mercado corrigido, Valor intrínseco, Valor equivalente, Valor adequado de mercado ou Valor agregado; a constatação de que, para 60,1% da amostra pesquisada, a contabilidade deve utilizar múltiplus critérios de mensuração de seus itens, mesmo que isso prejudique a homogeneidade da classificação; e a verificação da existência de uma predominância de respostas coletadas que corroboram com a visão do IASB e FASB nos seguintes pontos: o valor justo é o critério de mensuração que gera as informações mais relevantes, mesmo sacrificando a objetividade e verificabilidade e a mensuração a valor justo deve utilizar os 3 níveis previstos para mensuração 2015-09-11T14:10:51Z 2015-09-11T14:10:51Z 2012 article MELO, Clayton Levy Lima de et al. Mensuração a valor justo: um estudo sobre a percepção dos professores e profissionais contábeis. Revista Ambiente Contábil, Natal, v. 4. n. 1, p. 138-155, jan./jun., 2012. ISSN 2176-9036. Disponível em: <http://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1912/1339>. Acesso em: 25 maio 2015. 2176-9036 https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19208 pt_BR application/pdf |
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possuírem informações contábeis de qualidade. No entanto, a obtenção da qualidade da
informação não é um processo simples. Seus atributos essenciais, a relevância e representação
fiel, podem ser mensurados por meio da análise diferencial e do efeito da utilização de
diferentes modelos de mensuração, como custo histórico e valor justo. Assim, o objetivo geral
do presente trabalho é analisar a opinião dos contadores e professores, de graduação e pósgraduação
em Ciências Contábeis, acerca da mensuração a valor justo, conforme normas do
FASB e do IASB. Através da estatística descritiva, foram analisados 258 questionários
respondidos por profissionais de todas as regiões do Brasil, os quais continham 9 questões
objetivas. Os principais resultados obtidos foram as sugestões de novas expressões para
substituir a atual “valor justo”, como Valor de mercado corrigido, Valor intrínseco, Valor
equivalente, Valor adequado de mercado ou Valor agregado; a constatação de que, para
60,1% da amostra pesquisada, a contabilidade deve utilizar múltiplus critérios de mensuração
de seus itens, mesmo que isso prejudique a homogeneidade da classificação; e a verificação
da existência de uma predominância de respostas coletadas que corroboram com a visão do
IASB e FASB nos seguintes pontos: o valor justo é o critério de mensuração que gera as
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