Análise da percepção dos docentes dos cursos de graduação em ciências contábeis do Brasil quanto ao processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicadas no Brasil
Este trabalho tem como principal objetivo analisar a percepção dos docentes que lecionam nos cursos de graduação em Ciências Contábeis do Brasil em relação ao atual processo de convergência internacional. Participaram da pesquisa 190 professores de todo país. Trata-se de uma pesquisa exploratóri...
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Formato: | article |
Idioma: | pt_BR |
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19202 |
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Resumo: | Este trabalho tem como principal objetivo analisar a percepção dos
docentes que lecionam nos cursos de graduação em Ciências Contábeis do
Brasil em relação ao atual processo de convergência internacional.
Participaram da pesquisa 190 professores de todo país. Trata-se de uma
pesquisa exploratória e descritiva do ponto de vista de seus objetivos; já
quanto aos procedimentos técnicos classifica-se como um levantamento.
Para a análise dos dados recorreu-se a estatística descritiva e a estatística
qui-quadrado de Pearson (Teste c2). Com este último foi possível verificar
se variáveis categóricas como região, titulação, idade, gênero, instituição
que trabalha, disciplina que leciona, ser o docente dedicação
exclusivamente ou ter outra profissão influenciaram nos padrões de
respostas observados. Os resultados evidenciaram que a maior parte dos
docentes avalia o processo de convergência como muito importante, uma
vez que reduz os custos na elaboração de informações contábeis e facilita a
inserção no mercado internacional de empresas brasileiras. Para eles, o fato
do país não possuir uma profissão contábil forte e atuante pode
representar um obstáculo ao processo de adoção dos IFRS divide opiniões,
de forma que os resultados sobre o assunto são inconclusivos. Apesar de se
sentirem preparados para lecionar nessa nova realidade, eles reconhecem
que as instituições educacionais brasileiras não estão |
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