Planejamento e políticas públicas do turismo: uma discussão teórica no contexto das Unidades de Conservação do Brasil
O processo de planejamento e gestão em áreas naturais tem ocupado um lugar de destaque nas discussões acadêmicas e governamentais, no sentido do uso destas áreas como opções de lazer e contemplação de grupos de turistas interessados em relacionar-se com a natureza. Este estudo tem como objetivo d...
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Formato: | article |
Idioma: | pt_BR |
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19176 |
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Resumo: | O processo de planejamento e gestão em áreas naturais tem ocupado um lugar de
destaque nas discussões acadêmicas e governamentais, no sentido do uso destas
áreas como opções de lazer e contemplação de grupos de turistas interessados em
relacionar-se com a natureza. Este estudo tem como objetivo discutir as estratégias
de planejamento e gestão do turismo em Unidades de Conservação (UC’s). Para isso,
foi adotada uma abordagem qualitativa, sob uma perspectiva crítica, através de
uma pesquisa bibliográfica, documental, e em meios digitais, acerca de temas como
planejamento, gestão, políticas públicas, Estado, desenvolvimento sustentável e turismo.
No que concerne à identificação das estratégias do planejamento e da gestão do
turismo nas UC’s brasileiras, estas foram examinadas a partir das categorias estabelecidas
pela Lei Federal Nº 9.985 de 18 de julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional
de Unidades de Conservação (SNUC), bem como através das diretrizes estabelecidas
pelo Ministério do Turismo (Mtur) através do Plano Nacional do Turismo
(PNT). Os principais resultados e reflexões deste trabalho apontaram que, os estados
e municípios brasileiros, na sua maioria, não dispõem de infraestrutura necessária
para a efetiva implantação do turismo em UC’s, isto é, de modo que os recursos estruturais
possibilitem a consolidação das funções socioambientais, econômicas e culturais
do ecoturismo. Em se tratando do PNT, os resultados também revelaram que
no Macro Programa 4, de estruturação e diversificação da oferta turística, há referência
à segmentação do mercado porém, este não evidencia quais segmentos serão
trabalhados prioritariamente, muito menos como devem ser geridos. O estudo buscou
despertar a necessidade de ampliar e aprofundar debates sobre o planejamento e
gestão do turismo em UC’s no sentido de promover as condições técnicas e infraestruturais
necessárias para implementação do segmento ecoturístico |
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