Produção científica no curso de graduação de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
A produção científica pode ser considerada como um importante meio de comunicação do conhecimento na modalidade escrita, uma vez que ela proporciona o desenvolvimento da ciência, da tecnologia, a abertura de novas linhas de estudo e pesquisa, sobretudo no universo acadêmico. Esta pesquisa tem com...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | article |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19152 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | A produção científica pode ser considerada como um importante meio de comunicação do
conhecimento na modalidade escrita, uma vez que ela proporciona o desenvolvimento da
ciência, da tecnologia, a abertura de novas linhas de estudo e pesquisa, sobretudo no universo
acadêmico. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar a percepção dos alunos do curso
de Ciências Contábeis da UFRN sobre a produção científica na graduação. Foram utilizadas
as pesquisas descritiva, bibliográfica e qualitativa. Para a coleta de dados, foi realizada a
aplicação aleatória de um questionário composto de oito questões fechadas junto a uma
amostra composta por 155 estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFRN, sendo
provenientes do 7º, 8º e 9º períodos. Os resultados revelaram que 61% dos respondentes já
realizaram alguma pesquisa científica durante o curso de graduação, 84% dos alunos sentem
dificuldade nas atividades de pesquisa, a maior dificuldade encontrada é a redação científica,
73% dos alunos disseram que possuíam maior domínio para lidar com referências
bibliográficas. Constatou-se ainda, que 93% dos discentes acham que é necessária a melhoria
da formação acadêmica dos alunos de graduação para o desenvolvimento da produção
científica e que 38% dos alunos deram como sugestão para melhorar a formação científica do
curso de Ciências Contábeis proporcionar aos discentes mais oportunidades de pesquisa
durante o curso |
---|